PATROCÍNIO OURO


A CAMINHADA DA SABESP NA GESTÃO DE ATIVOS E O FUTURO DO SANEAMENTO AMBIENTAL

Aurélio Fiorindo Filho

Engenheiro civil pela Universidade Camilo Castelo Branco;
Administrador de Empresas pela Universidade Paulista;
Especialista em Engenharia de saneamento básico pela faculdade de saúde pública da USP;
MBA Administração para Engenheiros no Instituto Mauá de Tecnologia;
Especialista em Gestão de Projetos (PMBok - PMI) pela Fundação Vanzolini - USP;
MBA Gestão Empresarial pela - FIA USP;
Conselheiro de Administração – IBGC;
Funcionário da Sabesp desde 1992, atuando como engenheiro em diversas áreas da empresa, principalmente ligadas à execução de obras e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Participa (ou) de vários times de desenvolvimento tecnológico e melhorias operacionais, entre eles de eficiência energética, tecnologias para diagnóstico e operação de redes de esgotos, economia circular, tratamento de esgotos, Reciclagem de resíduos, entre outros.
Desde 2015 ocupa o cargo de Superintendente da Unidade de Negócio Oeste.

Fonte: AESabesp - Homenagem de Dez/20.

Ricardo Daruiz Borsari

O engenheiro civil Ricardo Daruiz Borsari é o diretor Metropolitano. Mestre em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Borsari foi secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, de maio a dezembro de 2018. Também foi superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), posição ocupada duas vezes, de julho de 2001 a fevereiro de 2007 e de janeiro de 2015 a maio de 2018. Sua ligação profissional com o DAEE, entretanto, data de 1978.

Sobre a Sabesp


Fundada em 1973, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp é a terceira maior companhia de saneamento do mundo em termos de receita, segundo levantamento da Global Water Intelligence em 2019. Também está entre as maiores do mundo em população atendida, com 28,4 milhões de pessoas abastecidas com água e 24,2 milhões com coleta de esgoto. A Sabesp tem como missão prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, e como visão ser referência mundial na prestação de serviços de saneamento, de forma sustentável, competitiva e inovadora, com foco no cliente.

No Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH) esteve à frente de vários cargos, inclusive o de presidente da Fundação CTH, de agosto de 1994 a agosto de 1995 e de agosto de 1998 a agosto de 2000. De outubro de 2011 a janeiro de 2015, presidiu a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e também a Pirapora Energia S/A, em 2014. Além disso, foi professor da Escola de Engenharia Mackenzie, da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), da Faculdade de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) São Paulo e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).





O NOSSO NEGÓCIO Perfil Sabesp


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista e capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado da B3 (São Paulo, Brasil) e na Bolsa de Valores de Nova York. O valor de mercado ao final de 2020 era de aproximadamente R$ 30,4 bilhões.


Com sede em São Paulo (SP), atuamos na prestação de serviços de saneamento ambiental em 375 municípios do Estado de São Paulo. Para outros dois municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), São Caetano do Sul (SP) e Mogi das Cruzes (SP), fornecemos água tratada e serviços de tratamento de esgoto por atacado, ficando tais municípios responsáveis pelos serviços de distribuição da água à população e pela coleta dos esgotos gerados.


Somos a terceira maior empresa de saneamento do mundo em termos de receita, segundo levantamento da Global Water Intelligence, em 2019, e respondemos por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil (média do SNIS 2011- 2019). Também estamos entre as maiores companhias do mundo em número de clientes atendidos. Com a contribuição de nossos 12.806 empregados, levamos água diariamente a 28,5 milhões de pessoas. Nossos serviços são regulados e fiscalizados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).



Na condição de sócia minoritária em outras empresas, nossa atuação se estende à prestação de serviços de saneamento em outros quatro municípios do Estado de São Paulo, produção de água de reúso, tratamento de esgotos não-domésticos e geração de energia elétrica. Esta última, a Paulista Geradora de Energia S.A, foi criada em 2015 e encontra-se em fase pré-operacional. Mais informações sobre estas empresas estão disponíveis na Nota Explicativa 12 das Demonstrações Financeiras.


Além da prestação de serviços de água, esgoto e energia, estamos habilitados para exercer atividades nos mercados de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Nesse sentido, em 2020, assumimos a primeira concessão dos serviços de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos de Diadema (SP). Todavia, a prestação destes serviços está condicionada a realização de uma parceria entre a Sabesp e um parceiro privado, a qual ocorrerá por meio de chamamento público.