A Abraman desenvolveu uma nova metodologia para a Avaliação da Maturidade em Gestão de Ativos (MeGA) e Gerenciamento de Manutenção com Foco em Gestão de Ativos.

O processo de avaliação da Maturidade em gestão de ativos – MeGA e Gerenciamento da Manutenção possibilitam que os profissionais envolvidos possam adquirir novas técnicas e competências em gestão de ativos, além de aperfeiçoar o seu trabalho.

A avaliação da empresa confere mais potencial competitivo e sustentabilidade ao negócio. Além do mais, permite ao gestor conhecer seus pontos fortes e oportunidades de melhoria com relação a gestão de seus ativos e, assim, ter condições de movimentar-se com mais segurança pelas estratégias definidas.

Reconhecer as organizações que se destacam é fundamental, inclusive para a melhoria contínua da performance da empresa. E no final do processo de avaliação, as organizações aderentes aos requisitos do GFMAM e da ISO, receberão um dos Selos Abraman e poderão ser reconhecidas no site e no congresso anual da Abraman posteriormente.


o processo de avaliação

Para atender as empresas de diversos portes ou grupos de organizações a Abraman desenvolveu uma metodologia exclusiva de avaliação que abrange etapas que vão desde a elegibilidade, passando pela avaliação, entrega de diagnóstico e workshop de plano de melhoria.

Conheça agora as etapas do processo de avaliação:

Resposta ao questionário inicial, contido na ficha de inscrição e envio das documentações e evidências obrigatórias.

Participação nas capacitações para formação dos avaliadores.

Análise prévia dos materiais da candidatura e avaliação (remota ou presencial) por profissionais capacitados definidos pelo realizador;

Elaboração e apresentação do Diagnóstico de Maturidade, contendo as principais recomendações dos avaliadores, bem como as pontuações conforme avaliação;

Opcional. Desenvolvido sob medida para cada empresa.

Todas as avaliações serão conduzidas por profissionais certificados pela Abraman e acreditados pelo WPiAM (World Partners in Asset Management) em Gestão de Negócios e/ou Gestão de Ciclo de Vida. Todas as equipes de avaliação serão lideradas por Profissionais Sênior Certificados em Gestão de Ativos (CSAM) e contarão com Profissionais Certificados em Gestão de Ativos (CPAM) e Avaliadores Certificados em Gestão de Ativos (CAMA) ou equivalente.

O que é a WPiAM?

Quais são os níveis de maturidade em Gestão de Ativos?

1

Nível Implantação (Gap Analysis)

Adequado para empresas que desejam implementar a gestão de ativos e ainda estão no estágio inicial. Serão avaliadas quanto à consistiencia e adequação dos planos de implementação e ao acompanhamento da evolução deste plano.

2

Nível Desenvolvimento

Empresas com Sistema de Gestão Ativos implantado e conforme a série da norma ABNT NBR ISO 55000x. Serão avaliadas quanto à aderência aos requisitos da ISO e algumas disciplinas de gestão de ativos do GFMAM.

3

Nível Maturidade

Empresas maduras em gestão de ativos. Serão avaliadas pelos resultados que comprovem a maturidade, bem como a aderência às 39 disciplinas da GFMAM e da ISO.

4

Nível Gerenciamento da Manutenção

Empresas com a Gerenciamento de Manutenção preparada para iniciar a implantação da gestão de ativos. Serão avaliadas quanto à aderência aos requisitos das disciplinas do Landscape da Manutenção do GFMAM - Global Forum on Maintenance & Asset Management, alinhados aos itens da série ABNT NBR ISO 55.00x e, bem como resultados relativos ao gerenciamento da manutenção.

E quais são os critérios para avaliação dos níveis de maturidade?

As avaliações em Gestão de Ativos consideram:
  • Aderência aos Fundamentos da gestão de ativos (Garantia, Alinhamento, Valor e Liderança);
  • Aderência às Disciplinas do GFMAM, conforme Cenário de gestão de ativos;
  • Aderência da última versão da série de normas ABNT NBR ISO 55.000x.
As avaliações em Gerenciamento da Manutenção consideram:
  • Aderência aos Fundamentos da gestão de ativos (Garantia, Alinhamento, Valor e Liderança);
  • Aderência às Disciplinas do GFMAM, conforme Cenário de gestão de ativos;
  • Aderência da última versão da série de normas ABNT NBR ISO 55.000x.

Selos Abraman

Após o processo de avaliação, o Comitê Permanente do Selo ABRAMAN irá emitir e validar os selos para as candidatas aderentes aos requisitos do GFMAM e ISO.

Sua validade é de um ano após a emissão. Se a empresa autorizar, terão seus nomes publicados no site da Abraman.

Conheça:

Ranking dos selos

Gerenciamento da Manutenção
Empresas com a Gestão da Manutenção preparada
60% Complete
Adesão à Gestão de Ativos
Empresas em implementação
60% Complete
Gestão de Ativos
Empresas com sistema de ativos implantado
60% Complete
MEGA Abraman
Empresas maduras em G.A
60% Complete

Empresas com a Gestão da Manutenção preparada para iniciar a implantação da gestão de ativos. Serão avaliadas quanto à aderência aos requisitos das disciplinas do Landscape da Manutenção do GFMAM – Global Forum on Maintenance and Asset Management.

Classificação:

Empresas em implementação de um Sistema de Gestão de Ativos aderentes aos requisitos da ISO e algumas das disciplinas do GFMAM – Global Forum on Maintenance and Asset Management.

Classificação:

Empresas com Sistema de Gestão de Ativos implementado e aderentes aos requisitos da ISO e algumas das disciplinas do GFMAM – Global Forum on Maintenance and Asset Management.

Classificação:

Empresas maduras em gestão de ativos, avaliadas pelos resultados que comprovem a maturidade, bem como a aderência às disciplinas do GFMAM – Global Forum on Maintenance and Asset Management e da ISO.

Classificação:

Reconhecimento

Esta etapa visa reconhecer as organizações consideradas referência em gestão de ativos no Brasil, isto é, aquelas que possuem um dos selos Abraman.

O reconhecimento dessas empresas ocorrerá durante o Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos da Abraman.

Inscrições

Ficha de inscrição
Envie a ficha de inscrição preenchida para certificacoes@abraman.org.br. Essa ficha deverá ser preenchida após a leitura do regulamento disponível abaixo.
Baixar ficha

Regulamento
Regulamento para participação no processo de avaliação e reconhecimento em gestão de ativos e gerenciamento da manutenção.
Baixar regulamento

Para mais informações entre em contato:
gestaodeativos@abraman.org.br
certificacoes@abraman.org.br