Curso EAD AO VIVO

Introdução a ISO 55001

Introdução

O curso Introdução a ISO 55001 - Como Implantar a Gestão de Ativos em sua organização abrange os conceitos e práticas necessários para entender os benefícios da Norma de Gestão de Ativos na melhoria do desempenho das organizações e como implementar um sistema de Gestão dos Ativos.

Objetivos

Preparar profissionais que pretendem implementar um processo de Gestão de Ativos de forma alinhada aos requisitos para sistema de gestão de ativos da ABNT NBR ISO 55001:2014, com exemplos práticos de ferramentas e metodologias.

Público-alvo

Líderes, gestores e profissionais que desejam desenvolver as competências necessárias para implementar um processo de Gestão de Ativos de forma alinhada aos requisitos para sistema de gestão de ativos da ABNT NBR ISO 55001:2014.

Programa

12hs de ensino

o Histórico da Gestão de Ativos
o Conjunto de Normas ABNT NBR ISO 5500X
o CEE ABNT 251 – o papel da Comissão Brasileira para a ISO 5500X
o O que são partes interessadas num ambiente de negócios?
o Qual o perfil da organização?
o Para que serve a Gestão de Ativos – seus benefícios e desafios
o A importância do Planejamento Estratégico Organizacional
o O item 4 da ABNT NBR ISO 55001:2014 - Gestão de ativos -Sistemas de gestão – Requisitos.
o Líder, chefe, superior imediato: conceito e papel da liderança
o Liderança e comprometimento
o Política de Gestão de Ativos
o Liderança e comprometimento
o Autoridades, responsabilidades e papéis organizacionais
O conceito de Planejamento: o PDCA e as metodologias ágeis o Riscos e oportunidades: duas faces da mesma moeda?
o Ações para tratar os riscos e oportunidades para o sistema de gestão de ativos
o Objetivos da gestão de ativos e planos para alcançá-los – SAMP e AMP: Conceitos e exemplos
o Recursos: financeiros e não financeiros
o Competências
o Conscientização: sensibilização, envolvimento e comprometimento
o Comunicação
o Requisitos de informação
o Informação documentada
o Fazendo a gestão de ativos acontecer
o Planejamento operacional e controle
o Gestão de mudanças
o Terceirização
o O que é desempenho?
o Monitoramento, medição, análise e avaliação
o Auditoria interna
o Análise crítica pela direção
o Não conformidade e ação corretiva
o Ação preventiva
o Melhoria contínua

Instrutores

  • João Ricardo Barusso Lafraia

    Graduado em Engenharia Mecânica, MSc em Engenharia e MBA e doutorando em Administração de Empresas. Foi presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gestão de Ativos e Manutenção - ABRAMAN, coordenador da ABNT/CEE-251 Comissão de Estudo Especial Gestão de Ativos (Comissão Espelho do ISO/TC251) e diretor do WPiAM (World Partners in Asset Management). Trabalhou por 35 anos na Petrobras, ocupando as funções de engenheiro de Inspeção, coordenador de Confiabilidade, gerente de Engenharia, gerente de Produção na Refinaria Repar e gerente geral de cinco Refinarias no Brasil. Foi gerente geral de Eficiência Operacional das Refinarias da Petrobras na sede no Rio Janeiro e gerente geral da Petrobras na Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos, em Santos, São Paulo. É coordenador da Comissão Especial de Estudo (CEE-251) da ABNT que produziu a série de normas de Gestão de Ativos NBR ISO 55.000. Foi presidente da ABRAMAN e fez parte do Comitê Executivo do Fórum Global de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAM). É autor do livros “Manual de Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenção”, “Liderança para Segurança, Saúde e Ambiente” e co-autor do livros “Gestão de Estratégia e Confiabilidade”, “Criando o Hábito da Excelência”, “Liderança baseada em Valores”, “Gestão de Ativos” e “Vivendo a Gestão de Ativos”. Em novembro de 2013 lançou o livro “Living Asset Management”, publicado na língua inglesa. Em coautoria com John Hardwick, escreveu um capítulo do livro “The New Asset Management Handbook – A guide to ISO 55.000”, lançado em 2014 e co-autor do livro “Living Asset Management Maturity”, em 2020. É autor de diversos artigos e palestras sobre Excelência na Gestão de Ativos, Confiabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.É certificado CMPR (Certified Maintenance and Reliability Professional) pela SMRP-USA, CFAM (Certified Fellow in Asset Management) pela AMCouncil-Austrália e CAMA (Certified Asset Management Assessor) pela WPiAM.


  • Fernando Celso Bonatti

    Pelo ABS-QE, fui o responsável diretos pelo crescimento na participação de mercado além de aumentar a participação dentro dos clientes existentes. Melhorei a qualidade no atendimento aos clientes e o tempo de resposta as demandas internas e externas. E desde 2006, responsável pela implementação do negócio treinamento no Brasil, que acabou por atender demandas e necessidades específicas de outros países, como Chile, Peru, EUA, Espanha, Itália, China, Reino Unido e Angola. Em 2011 certifiquei o escritório do Brasil para ser provedor de treinamentos de Formação de Auditores Líderes em Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e de SSO, além de SGI, em Organismo Internacional, certificação baseada na competência, um diferencial no mercado brasileiro. Participava, junto a AMCHAM, como representante do ABS, nos comitês de Energia e Gestão de Pessoas. Era o instrutor para os cursos relacionados a Gestão de Ativos, tendo ministrado todos os treinamentos relacionados a ISO 55001, incluindo o único de Formação de Auditores Líderes em SGI envolvendo Qualidade, Meio Ambiente, SSO e Gestão de Ativos, para um grande empresa do setor de Energia. Desde 2010, atuo no mercado de consultoria independente, trabalhando junto com parceiros, realizando a parte comercial e como consultor. Assim, já realizamos trabalhos em diversos segmentos e empresas, como TERMAG, Borlem, Saint Gobain, Aços Villares, Gerdau, Mangels, Minax, Fábrica Carioca de Catalisadores (empresa Petrobras), Tetra Pak, CTI Renato Archer e SABESP dentre outras. Sendo os trabalhos, os mais diferenciados, consultorias de implementação de Sistemas de Gestão, Melhorias na Gestão de Fornecedores, Auditorias Internas, Melhorias de Processo. Participo, desde 2010, como membro voluntário da ABNT, para a tradução e desenvolvimento de normas técnicas. Participei ativamente da tradução e adequação das normas ISO 28001, segurança na cadeia logística e da ISO 55001, gestão de ativos, e sou membro da Comissão Especial de Estudo (CEE) 251 gestão de ativos, e do CB 25 qualidade. Em sistemas de gestão de ativos, fui aprovado no exame CAMA, realizo auditorias internas, auditorias de diagnóstico e ministrei vários treinamentos. Fui qualificado como avaliador do prêmio MeGA (melhores em gestão de ativos) 2019 e participei do comitê técnico, para o prêmio de 2020. Dentro da CEE 251, sou responsável pelo GT-09 que cuida da norma ISO 55010, Alinhamento entre as Funções Financeiras e não Financeiras, para a Gestão de Ativos.



Turmas disponíveis!


NÃO ASSOCIADO

R$1350

ASSOCIADO

R$945