Sobre o documento Nacionaln

A ABRAMAN busca de forma contínua oferecer produtos e serviços que possam agregar valor às empresas no Brasil, com foco no segmento da Gestão da Manutenção e Gestão de Ativos. Nesse sentido, a cada dois anos, a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos lança o Documento Nacional, medidor da situação da Manutenção no Brasil, a partir de ampla pesquisa realizada entre empresas representantes dos principais setores da economia de todo o país. Os dados e as informações do Documento são ferramentas que apoiam as decisões gerenciais e ainda servem de subsídios para trabalhos, palestras e artigos publicados no Brasil e no exterior. É uma pesquisa importante, pois permite uma visão sobre como se encontra a Manutenção no país e suas tendências.

Retomamos em 2022 a elaboração da Pesquisa da situação da manutenção e da gestão de ativos nas empresas no Brasil - Documento Nacional 2022. Para esta edição, contratamos o Instituto da Qualidade, consultoria especializada que desenvolve, aplica e apresenta pesquisas, fornecendo resultados com a devida segurança e atendimento a legislação. Além da aplicação do questionário on-line, foram realizadas 20 entrevistas telefônicas com executivos do setor.

Para elaboração da pesquisa, contamos com colaboração de aproximadamente 300 respostas de empresas/profissionais dos mais diversos segmentos da indústria nacional, de forma que o resultado geral apresenta (estatisticamente) um grau de confiança de 95%. Ficamos profundamente gratos com a contribuição dos nossos parceiros para a evolução contínua da Gestão da Manutenção e da Gestão de Ativos nas empresas no Brasil. Cada um dos respondentes recebeu um exemplar do documento.

Questionário da pesquisa 2019

O intuito deste questionário é realizar um levantamento de dados para estabelecimento de índices, a nível nacional, objetivando a determinação de parâmetros que possam nos balizar quanto ao controle, melhoria e determinação do desempenho da Manutenção no Brasil. Sua participação nesta etapa muito contribuirá para a adequada elaboração deste instrumento gerencial. Reiteramos a confidencialidade dos dados apresentados neste questionário.

A ABRAMAN agradece sua dedicação e, tão logo tenha consolidado os resultados, encaminhará o Documento Nacional a todos aqueles que o viabilizaram.

Questionário da pesquisa 2022

Para baixar o questionário da pesquisa 2022, clique aqui.

Documento nacional para associados

A pesquisa está disponível para os sócios da ABRAMAN, em nosso site, através do link https://abramanoficial.org.br/minha-conta/meus-conteudos/documento-nacional.

Os associados têm acesso a versão de 2022 e dos anos anteriorees de 2019 e 2017.

Documento nacional para não associados

A pesquisa poderá ser adquirida por não associados através do formulário de aquisição abaixo. Quem adquirir a versão de 2022, terá ainda disponibilizada em conjunto as pesquisas dos anos de 2017 e 2019.

Documentos disponíveis!