Política de Privacidade
Visando as melhores práticas de transparência e privacidade de nossos colaboradores, parceiros de negócio e clientes, apresentamos a Política Interna de Privacidade, que tem por finalidade a proteção dos dados pessoais coletados, armazenados ou tratados pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANUTENÇÃO E GESTÃO DE ATIVOS – ABRAMAN (CNPJ: 28.718.393/0001-92), ou em nome desta, respeitando os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Guia LGPD para a Indústria Farmacêutica, que deverão ser aplicadas supletivamente.
Nossa Política de Privacidade busca esclarecer a forma pela qual a ABRAMAN cuida de toda e qualquer informação pessoal recebida e coletada a partir do uso de nossos produtos e serviços, mediante a criação de regramentos que protejam os dados pessoais dos Titulares, assim como procedimentos adequados de armazenamento e tratamento.
A presente Política de Privacidade não se aplica a pessoas jurídicas que não são de propriedade e controle da ABRAMAN, nem pessoas não empregadas ou gerenciadas por ela.
Algumas pessoas jurídicas associadas ou relacionadas à ABRAMAN contam com políticas de privacidade próprias e deverão ser visualizadas em suas respectivas páginas.
-
QUAIS OS PRINCÍPIOS DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE?
-
PRIVACIDADE DESDE O INÍCIO DO PROJETO (privacy by design)
Entendemos que a privacidade e a proteção de dados devem ser resguardadas desde o início do projeto, serviço ou processo. Com isso, as medidas de segurança técnicas e administrativas serão observadas desde o início do trabalho, durante a fase de execução e finalização.
-
REDUÇÃO DE RISCOS DE VAZAMENTOS
(policy, process and data)
Buscamos, através da presente Política de Privacidade, antecipar e evitar eventos invasivos antes que eles ocorram. Temos o compromisso de cumprir com os mais altos padrões de privacidade e estabelecer as melhores medidas para antecipar práticas inadequadas a fim de impedir impactos negativos antes da sua ocorrência.
-
PRIVACIDADE COMO CENTRO DOS
SISTEMAS INTERNOS E PRÁTICAS DE
NEGÓCIO (processing inventory)
Garantimos que os dados pessoais serão protegidos automaticamente pelos sistemas de TI ou prática de negócios, buscando proteger ainda mais a privacidade das informações.
-
SEGURANÇA E PROTEÇÃO
(communication, training and awareness)
A privacidade será protegida durante todo o tratamento de dados, levando em consideração o grau de sensibilidade das informações tratadas. Utilizamos padrões de segurança que visam garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados durante o tratamento dos dados.
-
TRANSPARÊNCIA
(organization and responsibility)
Nossas políticas e práticas relacionadas ao tratamento de dados pessoais estarão disponíveis e atualizadas para consulta dos titulares dos dados. Nossa área de privacidade estará disponível para solicitações, reclamações ou comunicações a qualquer tempo. Contamos com mecanismos adequados para monitorar e avaliar a conformidade com as políticas e procedimentos internos de privacidade estabelecidos.
-
PRIVACIDADE
(privacy operations)
pImplementamos as medidas adequadas para garantir que somente serão tratados os dados estritamente necessários para cumprimento da finalidade. Estabelecemos sistemas de armazenamento, acessibilidade e extensão de tratamento a fim de garantir a minimização dos dados, limitação da coleta e especificação da finalidade.
-
PRIVACIDADE DESDE O INÍCIO DO PROJETO (privacy by design)
-
CONCEITOS LEGAIS
-
DADO PESSOAL (personal data)
Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.
-
DADO SENSÍVEL
(sensitive personal data)
Dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, referente à saúde ou à vida sexual, genético ou biométrico, vinculado a uma pessoa natural
-
TITULAR DOS DADOS
(data subject)
Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais objetos de tratamento
-
CONTROLADOR E OPERADOR
(processing agents)
ABRAMAN
-
ENCARREGADO
(DPO)
Área responsável pela comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a autoridade nacional. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, entrar em contato através do endereço de e-mail: privacidade@abraman.org.br
-
TRATAMENTO
(processing)
Operações realizadas com dados pessoais, como a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração
-
CONSENTIMENTO
(consent of the data subject)
Manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma certa finalidade
-
BLOQUEIO OU ELIMINAÇÃO
(freeze or delete)
Suspensão temporária de tratamento dos dados ou exclusão dos dados armazenados
-
DADO PESSOAL (personal data)
-
A QUEM ESTA POLÍTICA SE APLICA?
A Política de Privacidade se aplica a todos os associados, colaboradores, parceiros de negócios, clientes e a todos os terceiros com os quais a ABRAMAN possui relação, denominados nesta Política como “Destinatários”.
Os Destinatários são responsáveis por:
(i) garantir que nenhuma violação da segurança da informação resulte de suas ações;
(ii) relatar qualquer violação ou suspeita de violação de segurança imediatamente à área de privacidade;
(iii) garantir que as informações às quais possui acesso permaneçam seguras;
(iv) considerar questões de proteção de dados como parte do projeto e implementação de sistemas, serviços, produtos e práticas comerciais;
(v) tornar a proteção de dados um componente essencial da funcionalidade central de nossos sistemas e serviços de processamento;
(vi) antecipar riscos e eventos invasores de privacidade antes que eles ocorram e tomar medidas para prevenir danos aos titulares de dados;
(vii) processar apenas os dados pessoais de que necessitamos para o(s) nosso(s) propósito(s) e que apenas os utilizamos para esses fins.Adicionalmente, quando um Destinatário for um instrutor de curso, será de sua exclusiva responsabilidade assegurar a privacidade e a proteção de dados pessoais e de dados pessoais sensíveis, garantindo o sigilo e tratando somente os dados mínimos necessários de seus alunos.
-
QUAL A FINALIDADE DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE?
Esta Política tem por finalidade a criação de regramentos que protejam os dados pessoais de todos os Titulares de Dados, bem como procedimentos de armazenamento e tratamentos dos dados que digam respeito à ABRAMAN e suas relações comerciais.
-
QUAIS DADOS PESSOAIS SERÃO COLETADOS?
Você coleta e compartilha com a ABRAMAN alguns dados, sensíveis ou não, tais como: nome completo; número do CPF; número do RG; endereço residencial; endereço de e-mail; profissão; nível de escolaridade; número de telefone; dados de saúde necessários para fins trabalhistas/previdenciários; dados trabalhistas; filiação a sindicatos; dentre outras informações que se fizerem necessárias.
-
OS DADOS SERÃO COMPARTILHADOS COM TERCEIROS?
As informações coletadas poderão ser compartilhadas (shared use of data), não só com a ABRAMAN, mas também com os instrutores de cursos comercializados pela ABRAMAN. Vale ressaltar, que terceiros receptores dos dados coletados estão vinculados às normas de confidencialidade e farão uso dos dados com a exclusiva finalidade de prestar serviços à ABRAMAN ou aos seus alunos.
Os dados ainda poderão ser compartilhados nas seguintes ocasiões: (i) em virtude de disposições legais ou ordens judiciais; (ii) no caso de venda, transferência, fusão ou aquisição total ou parcial da ABRAMAN, ou seus ativos, para terceiros; e (iii) se houver suspeita de conduta potencialmente criminal ou fraudulenta, no caso de solicitação dessas informações pelos órgãos competentes.
-
QUAIS OS DIREITOS DOS TITULARES DOS DADOS?
A LGPD dá aos Destinatários o direito de solicitar à ABRAMAN ou a quem coletar dados em seu nome, a qualquer momento, informações referentes aos seus dados tratados (rights of the data subject), como:
(i) confirmação da existência de tratamento;
(ii) acesso aos dados;
(iii) correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
(iv) anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou em desconformidade à Lei;
(v) portabilidade dos dados a outro fornecedor, através de solicitação expressa; (vi) eliminação dos dados pessoais;
(vii) informações das entidades com as quais a ABRAMAN realizou compartilhamento de dados;
(viii) informações sobre o não fornecimento de consentimento, e suas consequências;
(ix) revogação do consentimentoA ABRAMAN terá 15 (quinze) dias, a contar do recebimento formal da solicitação, para responder às solicitações dos Titulares dos Dados.
Lembrando que as solicitações deverão ser enviadas para o canal de privacidade por meio do endereço de e-mail privacidade@abraman.org.br
-
QUAIS AS RESPONSABILIDADES DOS COLABORADORES?
Os colaboradores da ABRAMAN têm por responsabilidade a guarda, armazenamento, tratamento e proteção dos dados dos Destinatários tomem conhecimento mediante sua função ou cargo na ABRAMAN.
-
QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA?
A ABRAMAN possui locais adequados e seguros para o armazenamento dos dados e mantém equipe devidamente treinada e com conhecimento técnico especializado para o tratamento dos dados pessoais, por meio de avançados padrões estabelecidos pela indústria/comércio com relação à proteção da confidencialidade das informações pessoais e proteção de dados eletrônicos, através de acessos limitados e restritos e criptografias de ponta.
-
QUAL A POLÍTICA DE RETENÇÃO DE DADOS?
O tempo de armazenamento varia de acordo com o tipo e finalidade dos dados. Com isso, o tempo necessário de armazenamento poderá variar caso haja a solicitação de exclusão dos dados pelo titular de dados. Neste caso, a ABRAMAN através da área de privacidade irá analisar se tal dado poderá ou não ser excluído de acordo com a lei vigente.
SETOR PRAZOS PARA RETENÇÃO DE DADOS Financeiro 05 anos. Comercial 05 anos após o término do contrato. Fiscal 05 anos Recursos Humanos Indeterminado para documentos de funcionários e colaboradores;
1 (um) ano para currículos não selecionados para processo de seleção; e
02 (dois) anos para currículos que atendam os cargos da ABRAMAN ou que participaram do processo de seleção;
05 (cinco) anos para os dados de instrutores de cursos e de seus respectivos alunos.
-
QUAIS AS MEDIDAS CABÍVEIS NO CASO DESCUMPRIMENTO DA POLÍTICA?
Em caso de descumprimento desta Política de Privacidade os Destinatários poderão sofrer sanções administrativas ou penais, de acordo com instrumento particular a que a parte estiver vinculada à ABRAMAN e/ou legislação específica.
-
CONFLITO DE INTERESSE
Os Destinatários têm ciência de que não podem praticar e/ou deixar de praticar atos com o intuito de satisfazerem interesses pessoais, particulares e/ou de terceiros que se sobrepõem aos interesses da ABRAMAN dos quais venham a prejudicar a empresa e/ou demais Destinatários, sob pena de sofrerem sanções como suspensão, afastamento ou desligamento, além de sanções penais ou civis.
-
O QUE ESPERAMOS DE VOCÊ?
Os Destinatários devem praticar e manter conduta com base nas boas práticas de responsabilidade social, cumprindo a legislação vigente, buscando melhorias em seu sistema de gestão e sempre respeitando os direitos humanos. Assim como, assegurar a proteção e adequado tratamento dos dados pessoais.
-
CONFIDENCIALIDADE
Todos os dados pessoais são de extrema confidencialidade e não podem ser vendidos, alugados ou compartilhados com pessoas ou empresas sem expressa autorização da ABRAMAN e do titular dos dados, neste último caso, serão ressalvados os casos de solicitações advindas da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e/ou da União.
-
COMPLIANCE
A ABRAMAN, sempre foi comprometida com as melhores práticas de segurança e governança, além de implementar políticas de privacidade e proteção de dados, reforça seu compromisso com a ética diariamente através de diretrizes e orientações pautadas nos mais altos padrões exigidos pelas normas nacionais e internacionais de compliance.
A presente Política de Privacidade está em vigor e será alterada periodicamente ou quando houver efetiva necessidade e todas as alterações estarão disponíveis no website da ABRAMAN.
Em caso de dúvidas, sugestões, reclamações ou solicitações a respeito desta Política de Privacidade, por gentileza contatar a ABRAMAN pelo e-mail: privacidade@abraman.org.br
Clique no botão abaixo para acessar o documento completo.