PATROCÍNIO BRONZE



O Grupo Deutsche Bahn e a DB E&C



A DB Engineering & Consulting GmbH (DB E&C) é uma das líderes mundiais entre as empresas de consultoria na área de engenharia. A empresa conta com 4.500 colaboradores e oferece serviços de consultoria nos setores de transportes e logística, em particular nas áreas de ferrovias para passageiros e cargas.


A companhia foi fundada em 1966 pelos grupos alemães Deutsche Bahn AG (formalmente Deutsche Bundesbahn) e Deutsche Bank AG, com o nome de DE-Consult (Deutsche Eisenbahn-Consulting GmbH). Em janeiro de 2007, o nome da companhia foi alterado para DB International GmbH, e em 2016 para DB Engineering & Consulting GmbH (DB E&C), que atualmente é 100% subsidiária do grupo Deutsche Bahn AG.

A missão da DB E&C é oferecer a experiência reconhecida internacionalmente do grupo Deutsche Bahn, para a realização de projetos de transportes e logística, desde a fase de concepção até a implementação de projetos e operação de negócios. A empresa proporciona suporte aos clientes no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e logística.



Embora a DB E&C possa recorrer à vasta expertise e experiência técnica e operacional da Deutsche Bahn, sua operação é completamente independente da sua matriz e isenta de qualquer interesse da indústria fornecedora do setor.

Desde a sua fundação, a DB E&C já executou mais de de 2.000 projetos em 100 países. Portanto, o know-how tecnológico da DB é complementado por uma ampla experiência obtida em projetos internacionais.

A empresa possui sua sede em Berlim, Alemanha e mais de 100 escritórios na Alemanha e 30 escritórios em todos os continentes do mundo.

A DB inaugurou sua primeira empresa no Brasil em setembro de 2012, com a abertura da DB International Brasil Ltda., com escritório no Rio de Janeiro. Hoje a atividade é exercida através da filial, DB Engineering & Consulting GmbH do Brasil.




A empresa já conquistou inúmeros contratos no Brasil, e a abertura da sede reforça o compromisso da empresa no país, considerado estratégico. Recentemente foi contratada pelo Governo do Estado de São Paulo para desenvolver oPlano de Ação de da Macrometrópole Paulista de Transporte e Logística PAM-TL – área geográfica que inclui a Região Metropolitana da capital, Santos, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos, e conexão com São Sebastião, onde concentram-se 3/4 da população paulista (35 milhões de pessoas – equivalente a população do Canadá) e 80% do PIB do Estado (equivalente ao PIB da Bélgica). O PAM-TL inclui o Trem Intercidades, estudo inédito que desenvolverá um novo sistema de transportes multimodal em mais de 450km de malha ferroviária, além de um sistema de Smart Logistics para migrar parte da carga das rodovias para um sistema multimodal de rodovias-plataformas logísticas-ferrovia, incluindo o Ferroanel. O projeto PAM-TL tem também como relevante escopo o desenvolvimento de projetos de shoppings em estações e edifícios-garagem a fim de maximizar as receitas não-tarifárias. Adicionalmente, o projeto prevê o desenvolvimento de uma matriz multicritério, incluindo as variáveis econômicas, financeiras, técnicas, sociais, ambientais, para avaliação e priorização dos projetos.

O grupo Deutsche Bahn é um dos maiores operadores de logística e de transporte de passageiros do mundo. A DB E&C, como filial do grupo DB, conta assim com o suporte dos profissionais da DB com experiência operacional equivalente. Por conseguinte, a DB E&C dispõe do know-how e experiência de mais de 7.000 engenheiros e especialistas de todas as áreas técnicas do grupo DB relacionadas à infraestrutura, material rodante e operações multimodais.