Trabalhos Técnicos


FASE ÚNICA - Envio dos Trabalhos Técnicos em PDF

INSCRIÇÕES ABERTAS


insira aqui o seu Trabalho

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nos processos de inscrição, análise, seleção e apresentação, os trabalhos devem ser enviados cumprindo rigorosamente as etapas/prazos abaixo:


Até 21/08/2020 – Prazo para inscrição do Trabalho Técnico e envio do PDF

23/09/2020 até 30/09/2020 – Divulgação dos Trabalhos selecionadas pelo Comitê Técnico do 35º CBMGA

26/10/2020 a 30/10/2020 – Apresentação dos Trabalhos aprovados para o 35º CBMGA




A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos – ABRAMAN, recomenda observar os seguintes pontos na elaboração do trabalho técnico:


1. Conduzir a narrativa na 3ª. pessoa. Evitar utilizar “EU” e “NÓS”;

2. Excluir qualquer eventual aspecto comercial do trabalho;

3. Utilizar linguagem clara e evitar períodos muito longos;

4. Atentar para a correção ortográfica e gramatical. Neste ponto sugerimos utilizar um corretor ortográfico na conclusão do trabalho, antes de enviá-lo para a ABRAMAN.


INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS


1- CONDIÇÕES GERAIS


1.1 os trabalhos serão de inteira responsabilidade de seus autores e os conceitos e opiniões neles emitidos não expressarão as ideias da ABRAMAN.

1.2 ao submeter seus trabalhos, os autores aceitam que a ABRAMAN tenha pleno direito de imprimi-los, vendê-los ou divulgá-los em seus canais de comunicação, sem que por isso façam jus a qualquer remuneração a título de direito autoral.

1.3 os trabalhos recebidos serão avaliados por um Comitê Técnico, designado para esta finalidade, segundo critérios próprios e inquestionáveis.

1.4 com antecedência, a ABRAMAN informará aos autores dos trabalhos selecionados a data, a sessão e o horário de apresentação. Caberá aos autores o preparo do material necessário para a apresentação dos trabalhos, seguindo as regras básicas, oportunamente informadas.

1.5 os autores aceitam que a ABRAMAN tenha pleno direito de incluir um trabalho selecionado nos anais do Congresso, sem que isto implique, necessariamente, na sua apresentação nas sessões plenárias ou simultâneas. Os trabalhos selecionados serão impressos na “Revista Manutenção e Gestão de Ativos” e no site oficial da ABRAMAN tal como recebidos, ou seja, sem qualquer tipo de revisão.


2- PREPARAÇÃO DOS TRABALHOS TÉCNICOS


2.1 utilizar um editor de textos de sua preferência, observando as seguintes recomendações:


- As páginas devem ser configuradas no formato de papel “A4 - Retrato”, com margens de 2 cm superior/inferior e 3 cm direita/esquerda e fonte “Arial 12”. O trabalho completo (textos, tabelas, fotos, gráficos, anexos etc.) não poderá exceder 20 páginas.


- Não utilize recuo para iniciar um parágrafo (na primeira linha). Todo o texto deverá ser apresentado em uma coluna, alinhado à esquerda ou justificado. Use o espaço duplo somente entre parágrafos e seções/capítulos do texto. Entre as linhas de um mesmo parágrafo deve ser utilizado o espaçamento simples.


2.2 A redação deve seguir os padrões internacionais para trabalhos técnico-científicos:


• Título

- Centralizado no alto da página, no máximo em 3 (três) linhas, em letras maiúsculas;


• Autor (es)

- Pule 4 (quatro) linhas após o título;

- Alinhado à direita, pelo nome mais extenso, iniciando os nomes com letras maiúsculas. Os demais autores serão alinhados à esquerda, onde iniciar o nome de maior quantidade de caracteres;

- Após o nome de cada autor, identifique em algarismos arábicos, entre parênteses, a referência de cada um deles;


• Resumo

- Pule 4 (quatro) linhas após o nome dos autores;

- Sem nenhuma numeração indicativa de sequência, digite a palavra RESUMO e, logo abaixo, inclua o respectivo texto. Este deverá identificar o conteúdo e as conclusões principais do trabalho.

- Deverá ser redigido em, no mínimo, 5 (cinco), e, no máximo, em 20 (vinte) linhas, aproximadamente, totalizando entre 500 a 2000 caracteres.


• Rodapé

- As notas de rodapé devem ser espaçadas do texto (no final da página). Na primeira página, descreva a posição de cada autor: a referência indicada após o seu nome entre parênteses; informe o nome da empresa ou instituição em que trabalha e cargo ocupado.


• Texto

- Se houver espaço entre o resumo e as notas de rodapé, o texto poderá ser iniciado nesse espaço. Caso contrário, no alto da página seguinte. As seções/capítulos serão numeradas seguidamente em algarismo arábicos. Cada seção poderá ser subdividida em itens, comportando, ainda, novas subdivisões. Porém, deve-se evitar a utilização de dígitos sucessivos para aumentar o número de subdivisões.


• Referências

- Deverá limitar-se às obras referidas no texto e relacionadas na ordem citada, na seguinte disposição:


A) para publicações periódicas:

- Autor (pelo último sobrenome), título da publicação, número do volume, ano da publicação, mês ou número do fascículo se a numeração das páginas não for consecutiva ao longo do volume, e número das páginas inicial e final.


B) livros e outros documentos:

- Autor (pelo último sobrenome), título da publicação, edição, editor, local e ano da publicação.


2.3 Tabelas/Figuras/Fotos/Gráficos:

Devem ser apresentados na sequência do texto ou, quando utilizar uma página inteira, na primeira após sua referência. Deverão ser numeradas seguidamente, por categoria, em algarismos romanos e deverão conter uma legenda concisa. As unidades deverão ser indicadas no texto entre parênteses.


3- ENVIO DOS TRABALHOS TÉCNICOS


3.1 para envio do trabalho técnico será necessário acessar o link https://www.abraman.org.br preencher seu cadastro, opção Trabalho Técnico, preencher todo o formulário, não esquecendo das informações dos demais autores, digitar a sinopse e, anexar o Trabalho Técnico completo no formato PDF.

3.2 somente serão aceitos os Trabalhos Técnicos cujos textos completos estiverem em formato PDF, obedecendo o limite máximo de 15 MB para envio do arquivo. O resumo deverá ser inserido no "na primeira página do Trabalhos Técnicos, com no máximo 2000 caracteres.

3.3 O resumo/sinopse, conforme os dados informados no respectivo formulário, é parte integrante na Programação Oficial do evento caso o trabalho seja selecionado para apresentação no Congresso. Para quaisquer esclarecimentos, entrar em contato com a ABRAMAN pelo e-mail: secretaria@abraman.org.br


4- REQUISITOS DE CONFORMIDADE


Os trabalhos cuja preparação não se enquadre nas presentes instruções não serão aceitos e, se eventualmente aprovados, serão eliminados do temário e dos anais.


NOTA


Estas instruções foram elaboradas com base nas seguintes fontes bibliográficas:

SOUZA SANTOS, T.D. Comentários acerca de redação de contribuições técnicas para a ABM. Noticiário Nº 12 de 1948 e Nº 75 de 1958. METALURGIA-ABM. Vol. 34, 1978, p. 291/4.


Atenciosamente, 

Comitê Executivo Organizador e Técnico do Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos da ABRAMAN



expoman 2020 portfólio
programa preliminar inscrições
trabalhos técnicos patrocínios e apoio