A SMRP é uma sociedade profissional, sem objetivo de lucros, formada para preparar lideranças e avançar conceitos estratégicos de Confiabilidade e Gestão de Ativos. A instituição oferece formação que agrega valor tanto para os profissionais quanto para empresas visando a que aprimorem e disseminem as suas melhores práticas.
Com cerca de três mil profissionais certificados e, aproximadamente, quatro mil membros em todo o mundo, a maioria dos quais nos Estados Unidos, onde tem a sua sede, a SMRP mantém um programa de certificação amplamente reconhecido, que envolve concorrido e rigoroso processo de exames.
Certificação internacional de profissionais de Manutenção e Confiabilidade brasileiros
Setembro de 2012 foi um momento histórico para a Abraman. Durante o 27º Congresso Brasileiro de Manutenção e a Expoman 2012 aconteceu no Rio, de 10 a 13 desse mês, o primeiro exame para certificação internacional de profissionais de Manutenção e Confiabilidade brasileiros. O avanço é fruto de negociações com entidades internacionais visando o desenvolvimento de parcerias para certificação conjunta de profissionais conduzida pela Abraman.
A primeira certificação brasileira, com exames realizados em português, foi outorgada pela SMRP, a associação dos profissionais de Manutenção e Confiabilidade dos Estados Unidos. E trata-se de um novo patamar de certificação profissional na estrutura do PNQC. Este é um significativo salto para reforçar a qualificação de uma ampla gama de profissionais de todos os níveis para atuar no setor de Gestão de Ativos, desde construção, montagem e operação, passando por Manutenção propriamente dita.
A consolidação deste processo deu-se em março de 2012 com a ida aos Estados Unidos do diretor de Operações e Manutenção da AES Tietê e Uruguaiana, Italo Freitas, que apoia a Abraman em questões técnicas relacionadas a certificações, PAS 55 e Gestão de Ativos.
O exame do título de CRMP busca aferir no candidato principalmente a sua vivência no campo profissional, além de conteúdo teórico. E fundamenta-se nos pilares conceituais da SRMP: gerenciamento de negócios, confiabilidade do processo, confiabilidade de equipamentos, liderança organizacional e gerenciamento do trabalho.
A prova tem a duração de duas horas e meia, com 120 questões. Como o teste é genérico, são formuladas questões de processos em diversas áreas. Esta característica do exame tem um aspecto valioso para chancelar a formação mais ampla do profissional, que se habilita para um mercado também amplo.
Desse primeiro exame que foi aplicado no Brasil saíram os facilitadores que irão disseminar o processo no País. A prova, em português, foi enviada em um envelope lacrado pela SMRP para ser aberta no momento do exame.
Clique nos links abaixo e faça download das apresentações da Mesa Redonda Internacional sobre a Certificação SMRP, que ocorreu durante o 28°CBMGA, 5°CMMGA, Expoman 2013:
SMRP Cid Augusto Reliasoft
SMRP Francilei Pereira Meridium
SMRP James Lundy CMRP
Clique aqui e obtenha informações sobre o processo de inscrição e realização de Exames CMRP.