Cursos ABRAMAN 2023

Cursos Mês Dias Local Carga Horária Horário Instrutor Valores
Associado Não Associado
Planejamento e Controle de Paradas - EaD Ao Vivo -11 a 15/12/2023

Dezembro 11 a 15 Ead ao vivo 16h 09h às 12h

LUIZ ALBERTO VERRI

R$ 903,00 R$ 1.290,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 05/12/2023.


INSCREVA-SE AGORA


PLATAFORMA


O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: GoToMeeting ou Zoom



CARGA-HORÁRIA


16 horas de ensino em formato online, durante 5 encontros, das 09h às 12h.


Introdução

Este curso tem como objetivo principal o fixar conceitos e motivar alunos recrutados pela ABRAMAN, visando melhorar significativamente as

práticas realizadas em Paradas de Manutenção, o que certamente trará importantes ganhos aos alunos e suas empresas.


Detalhamento do escopo


Serão abordados os seguintes pontos:

1. Filosofia de Planejamento

a. PMI e IPA – conceitos são utilizados?

b. Parada vista como um Projeto

c. O conceito do “FEL index” e “TFEL”

2. Fase de Planejamento

a. Checklist

b. Grupos de Campanha

c. Estudos especiais

d. Congelamento do Escopo

e. Motivação da equipe

f. Exercício para formação da Equipe (“Team Building”)

g. Materiais e Equipamentos

3. Prazo & Cronogramas & Curva de Avanço

a. EAP (Estrutura Analítica do projeto)

b. Diagrama PERT-CPM ou de REDE

c. Cronograma de Gantt

d. Curva S ou de Avanço

e. Exercício de Fixação

4. Contratação

a. Contratos

b. Riscos do Comprados e do Vendedor

c. Bônus por desempenho

5. Riscos

5.1 Análise Qualitativa

a. Matriz Impacto x Probabilidade

b. Plano de ações

6. Fase de Execução

a. Acompanhamento do avanço

b. Comunicação

c. Gestão à vista

d. Reuniões

7. Segurança

a. Riscos x Perigos x Barreiras

b. Exemplos práticos de atividades seguras

c. Auditorias comportamentais

d. Causas básicas mais comuns de acidentes

8. Partida

a. Estratégia de partida

b. Organograma de apoio

9. Dinâmica de verificação da efetividade através de trabalho em Equipe, executando um exercício com o uso do Excel.

a. Planejamento do Exercício

b. Estimativas de Tempo e de Predecessoras

c. Diagrama de barras - Prazos

d. Histograma de recursos

e. Curva S – cálculo do Hxh

f. Medidas de Segurança

g. Gerenciamento do Escopo

h. Análise Qualitativa de Riscos

i. Análise Quantitativa de Riscos


Distribuição das 16 horas


A experiência mostra que os alunos, após 3 horas de um curso virtual, tendem a se cansar e dispersar sua atenção. Assim, é distribuir as 16 horas em cinco dias de curso. Propõe-se quatro dias de 3 horas e um dia final de 4 horas para a apresentação do trabalho em Grupo.



INSTRUTOR


LUIZ ALBERTO VERRI


· Mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas.

· Certificado como P.M.P (Project Management Professional) pelo P.M.I – U.S.A.

· Engenheiro eletricista pela Escola de Engenharia de Lins.

· Cadeiras de Antropologia, Política e Economia em ciências sociais – Unicamp.

· Gerente geral da Refinaria R.P.B.C. - Cubatão – Petrobrás.

· Gerente de Projetos de Capital da Petrobrás/Replan – investimento de U$370milhões.

· Gerente de Manutenção da Refinaria de Paulínia.

· Chefe do setor de Planejamento de Manutenção da Refinaria de Paulínia.

· Consultor e Professor nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Ativos/Confiabilidade e Gestão de Paradas em quase todas grandes empresas brasileiras, e em mais algumas dezenas em 7 (sete) outros países da America Latina.

· Professor de “Gestão da Produção” no curso de pós-graduação em administração do Instituto de Economia da Unicamp, por 5 anos.

· Professor de Gestão pela Qualidade Total no curso de pós-graduação Gestão e Estratégia nas Empresas, no Instituto de Economia da UNICAMP.

· Professor de “Gestão de Projetos”, pela Fundação Dom Cabral, em vários locais do Brasil.

· Diretor Regional da Filial São Paulo da Associação Brasileira de Manutenção – ABRAMAN, por dois biênios.

Publicações

· Livro “Qualidade Total na Manutenção Industrial”, pela editora Qualitymark – 2007.

· Livro “Sucesso em Paradas de Manutenção”, pela Editora Qualitymark – 2008 (primeira impressão); 2014 (segunda edição revista).

· Livro “Sucesso em Projetos de Capital”, pela Editora Qualitymark – 2010.

· Livro “O Arco, a Flecha e o Alvo”, pela Editora Qualitymark - 2014

· Livro “Gestión de Paradas de Mantenimiento bajo los lineamientos del PMI, pela CTI Solari – Argentina – 2017.

· Co-autor do livro “Dictionary of Industrial Terms” pela editora Wiley – USA

· Em elaboração o livro “Improving reliability through Total Quality and lean thinking” para a editora Reliabilityweb, dos E.U.A.



TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 903,00

NÃO SÓCIO: R$: 1.290,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO


EAD - AO VIVO

13h às 16h


CERTIFICADO

O certificado será digital, impresso no site da ABRAMAN em até 15 dias. Será encaminhado um e-mail com instruções.

Para ter o direito de receber o certificado, se faz necessário uma frequência na aula de 80% das horas estabelecidas.

A Abraman não disponibiliza aulas gravadas.


INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado por e-mail com 72 horas de antecedência ao curso.
  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA


De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Eventos ABRAMAN

Viviane Teixeira

eventos1@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br




Gestão de Paradas – Tópicos Avançados - EaD Ao Vivo -11 a 15/12/2023

Dezembro 11 a 15 Ead ao vivo 16h 14h às 17h

LUIZ ALBERTO VERRI

R$ 903,00 R$ 1.290,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 05/12/2023.


INSCREVA-SE AGORA


PLATAFORMA


O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: GoToMeeting ou Zoom



CARGA-HORÁRIA


16 horas de ensino em formato online, durante 05 encontros, das 14h às 17h

Diferenciais:

a) No conteúdo programático

o “Estado da arte” das práticas de parada no mundo todo

o Estudo aprofundado – Prazos x Probabilidades de sucesso

o Estratégias modernas de cronogramas

o Uso do MS Project

o Durante as aulas serão realizadas perguntas aos participantes, aleatoriamente – duas por aluno - ao longo do curso, uma sobre os temas abordados, outra sobre o livro que será fornecido.

o Aulas de 3 (três) horas de duração cada uma.

o Carga horária de 15 horas 

** A prática de mais de 20 anos de cursos ministrado tem mostrado a necessidade de que o aluno, uma vez “afinado o piano” com muitas técnicas, práticas e ferramentas aprendidas, encontre ao voltar para seu trabalho um ambiente fértil para a implantação das práticas e ferramentas aprendidas. 


Detalhamento do escopo


Serão abordados os seguintes pontos:


1. Melhores práticas no Brasil e no mundo

a. Prazo x Probabilidade

b. Método da cadeia crítica

c. Cronogramas diferenciados

2. Análise Quantitativa dos Fiscos & Probabilidades

a. Todo prazo fornecido é associado a uma Probabilidade

b. Função Densidade de Probabilidade

§ Função Beta

§ Função triangular

c. Uso do Excel para cálculos de Probabilidades

d. Uso do Excel para Fornecimento de Prazo a partir do risco exigido

3. Fundamentos do MS Project

a. Setup customizado para Paradas

b. Construção do calendário

c. Registro de Tarefas, Horas e Precedências

d. Carregamento dos recursos

e. Divisão de tela & Verificação do número necessário

f. Nivelamento dos recursos

g. Curva S

· Por cálculo de Homens hora em “Uso das tarefas”

· Por avanço simulado em tarefas (menor exatidão)

4. Dinâmica de verificação da efetividade do módulo dois, através de trabalho em Equipe, executando um exercício com o uso do MS Project.

a. Diagrama de Gantt e Caminho Crítico

b. Elaborar Curva S ou de Avanço

c. Nivelamento dos Recursos

d. Número de executantes necessários:

§ Antes do nivelamento

§ Depois do nivelamento e ajustes

e. Organograma

ATENÇÃO: Para acompanhar as aulas dos tópicos “3” e “4” do módulo dois, o participante deverá ter instalado em seu PC ou Laptop a versão 2019 ou no mínimo 2016 para acompanhar as aulas e ter o MS Project Instalado na máquina.


Distribuição das 16 horas


04 Aulas de 3 (três) horas de duração cada uma de segunda a quina e 01 aula de 4 (quatro) horas na sexta,


INSTRUTOR


LUIZ ALBERTO VERRI


· Mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas.

· Certificado como P.M.P (Project Management Professional) pelo P.M.I – U.S.A.

· Engenheiro eletricista pela Escola de Engenharia de Lins.

· Cadeiras de Antropologia, Política e Economia em ciências sociais – Unicamp.

· Gerente geral da Refinaria R.P.B.C. - Cubatão – Petrobrás.

· Gerente de Projetos de Capital da Petrobrás/Replan – investimento de U$370milhões.

· Gerente de Manutenção da Refinaria de Paulínia.

· Chefe do setor de Planejamento de Manutenção da Refinaria de Paulínia.

· Consultor e Professor nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Ativos/Confiabilidade e Gestão de Paradas em quase todas grandes empresas brasileiras, e em mais algumas dezenas em 7 (sete) outros países da America Latina.

· Professor de “Gestão da Produção” no curso de pós-graduação em administração do Instituto de Economia da Unicamp, por 5 anos.

· Professor de Gestão pela Qualidade Total no curso de pós-graduação Gestão e Estratégia nas Empresas, no Instituto de Economia da UNICAMP.

· Professor de “Gestão de Projetos”, pela Fundação Dom Cabral, em vários locais do Brasil.

· Diretor Regional da Filial São Paulo da Associação Brasileira de Manutenção – ABRAMAN, por dois biênios.

Publicações

· Livro “Qualidade Total na Manutenção Industrial”, pela editora Qualitymark – 2007.

· Livro “Sucesso em Paradas de Manutenção”, pela Editora Qualitymark – 2008 (primeira impressão); 2014 (segunda edição revista).

· Livro “Sucesso em Projetos de Capital”, pela Editora Qualitymark – 2010.

· Livro “O Arco, a Flecha e o Alvo”, pela Editora Qualitymark - 2014

· Livro “Gestión de Paradas de Mantenimiento bajo los lineamientos del PMI, pela CTI Solari – Argentina – 2017.

· Co-autor do livro “Dictionary of Industrial Terms” pela editora Wiley – USA

· Em elaboração o livro “Improving reliability through Total Quality and lean thinking” para a editora Reliabilityweb, dos E.U.A.



TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 903,00

NÃO SÓCIO: R$: 1.290,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO


EAD - AO VIVO

14h às 17h


CERTIFICADO

O certificado será digital, impresso no site da ABRAMAN em até 30 dias. Será encaminhado um e-mail com instruções.

Para ter o direito de receber o certificado, se faz necessário uma frequência na aula de 80% das horas estabelecidas.

A Abraman não disponibiliza aulas gravadas.

INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado por e-mail com 72 horas de antecedência ao curso.
  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA


De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Eventos ABRAMAN

Viviane Teixeira

eventos1@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br




Manutenção e Confiabilidade com Base na Gestão de Ativos - EAD AO VIVO - 11 a 15/12/2023

Dezembro 11/12 – 14h as 18h e 12 a 14- das 09h as 18h e 15/12 - das 09h as 13h. EAD AO VIVO 32h 11/12 – 14h as 18h e 12 a 14- das 09h as 18h e 15/12 - das 09h as 13h

João Ricardo Barusso Lafraia

Geraldo Antonio Signorini Filho


R$ 1.680,00 R$ 2.400,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 05/12/2023.

INSCREVA-SE AGORA


1.APRESENTAÇÃO:

A abordagem baseada na gestão de risco e confiabilidade está no coração da Gestão de Ativos. Os sistemas de Gestão de Ativos auxiliam e se baseiam na gestão de risco e confiabilidade no contexto das organizações. É fundamental que o processo de tomada de decisões baseado em técnicas de confiabilidade e risco, com base em fatos e dados, permitam aferir se o ativo produzirá os resultados organizacionais almejados.


2.OBJETIVO:

Capacitar os participantes a compreender e aplicar os conceitos e práticas de Confiabilidade e Riscos no contexto da Gestão de Ativos, gerando valor para as organizações através da melhoria de desempenho, custos adequados e riscos controlados, no âmbito da função engenharia, operação e manutenção.


3.EMENTA:

EMENTA PARTE 1 (BÁSICO PARA CONFIABILIDADE)

· Breve introdução à Gestão de Ativos

· A Confiabilidade/Riscos e as 39 Disciplinas do GFMAM

· A Confiabilidade/Riscos e a ISO 55.001

· A Confiabilidade/Riscos e o Modelo de Entrega de Capabilidade

· Informações do ativo

· Etapas para organização de dados e informação do ativo

· Definição de Risco

· Risco ao longo do ciclo de vida do ativo

· Tipos e Análise de Risco

· Análise de árvore de falhas e efeitos

· Análise de modos de falha e efeitos – AMFE

· Definições de Confiabilidade, Mantenabilidade, Disponibilidade e Suportabilidade (RAMS)

· A relação entre Confiabilidade e Risco

· O custo do ciclo de Vida

· Taxonomia dos Processos RAMS

· Riscos, custos e desempenho RAMS

· Projeto no Ciclo de Vida

· Casos de sucesso.

EMENTA PARTE 2 (MANUTENÇÃO BASEADO EM RISCO)

· Breve introdução à Gestão de Ativos

· A Manutenção e as 39 Disciplinas do GFMAM

· A Manutenção e a ISO 55.001

· A Manutenção e o Modelo de Entrega de Capabilidade

· O Cenário da Manutenção do GFMAM

· Objetivos da Manutenção no contexto da Gestão de Ativos

· Definições em Manutenção

· Evolução da Manutenção

· Os tipos de Manutenção

· Alinhamento projeto, manutenção e operação

· Eliminação de defeitos

· Análise de criticidade de ativos

· Processo da Manutenção baseado em Risco (MbR)

· Seleção de tarefas de manutenção de rotina e parada

· Benchmarking de indicadores de manutenção

· Casos de sucesso

EMENTA PARTE 3 (GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO)

· Requisitos de Negócios e Contexto Organizacional

· Criação e Aquisição de Ativos

· Táticas e Tipos de Tarefas de Manutenção

· Desenvolvimento de Estratégia de Manutenção de Ativos

· Gestão de Recursos Humanos & Materiais

· Gestão do Trabalho de Manutenção

· Gerenciamento de Desempenho e Condição de Ativos

· Dados & Gerenciamento de Informações de Manutenção

· Gestão do Programa de Manutenção

· Entregas da Manutenção para produzir valor


INSTRUTORES:


JOÃO RICARDO BARUSSO LAFRAIA

Graduado em Engenharia Mecânica, MSc em Engenharia e MBA e doutorando em Administração de Empresas. É presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gestão de Ativos e Manutenção - ABRAMAN, coordenador da ABNT/CEE-251 Comissão de Estudo Especial Gestão de Ativos (Comissão Espelho do ISO/TC251) e diretor do WPiAM (World Partners in Asset Management).

Atualmente é gerente geral da Petrobras na Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos, em Santos, São Paulo. Trabalha há 35 anos na Petrobras, ocupando as funções de engenheiro de Inspeção, coordenador de Confiabilidade, gerente de Engenharia, gerente de Produção na Refinaria Repar e gerente geral de cinco Refinarias no Brasil. Foi gerente geral de Eficiência Operacional das Refinarias da Petrobras na sede no Rio Janeiro. É coordenador da Comissão Especial de Estudo (CEE-251) da ABNT que produziu a série de normas de Gestão de Ativos NBR ISO 55.000.

Foi presidente da ABRAMAN e fez parte do Comitê Executivo do Fórum Global de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAM). É autor do livros “Manual de Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenção”, “Liderança para Segurança, Saúde e Ambiente” e co-autor do livros “Gestão de Estratégia e Confiabilidade”, “Criando o Hábito da Excelência”, “Liderança baseada em Valores”, “Gestão de Ativos” e “Vivendo a Gestão de Ativos”. Em novembro de 2013 lançou o livro “Living Asset Management”, publicado na língua inglesa. Em coautoria com John Hardwick, escreveu um capítulo do livro “The New Asset Management Handbook – A guide to ISO 55.000”, lançado em 2014 e co-autor do livro “Living Asset Management Maturity”, em 2020. É autor de diversos artigos e palestras sobre Excelência na Gestão de Ativos, Confiabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.É certificado CMPR (Certified Maintenance and Reliability Professional) pela SMRP-USA, CFAM (Certified Fellow in Asset Management) pela AMCouncil-Austrália e CAMA (Certified Asset Management Assessor) pela WPiAM.

GERALDO ANTONIO SIGNORINI FILHO

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC, Pós-graduado em Engenharia de Confiabilidade e Gestão de Ativos pela UTFPR. É membro do conselho da Society of Maintenance and Reliability Professionals Latin America (SMRP-LATAM).

Atualmente é sócio e Diretor Técnico da Unikuaa Consultoria e Treinamentos Ltda, cediada em Curitiba/PR. E também Chief of Innovation da Renaissance Reliability LLC, cediada em Quaker Hill/CT, EUA. Trabalha há 13 anos na área de industrial ocupando as funções de Engenheiro de campo, Engenheiro de confiabilidade, Coordenador de confiabilidade e Gerente de projetos. Tem experiência na área de manutenção e confiabilidade em mais de 14 países, e já treinou mais de 1000 profissionais da área de manutenção, confiabilidade e operações de mais de 20 nacionalidades diferentes.

Participa ativamente de conferências internacionais como SMRP, IPTC, MARCON e MAINTCON, através de produções de trabalhos técnicos e palestras sobre Engenharia de Confiabilidade, Gestão da Manutenção, Gestão de Ativos, Gestão de Mudança e Melhoria Contínua. É certificado CMRP (Certified Maintenance and Reliability Professional) pela SMRP-USA.


TAXA DE INSCRIÇÃO

SÓCIO ABRAMAN : R$: 1.680,00

NÃO SÓCIO: R$: 2.400,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO

Plataforma a sala virtual: Zoom

EAD - AO VIVO

Horário: dia 11 -14h às 18h,  de 12 a 14 - 09h às 18h  e 15 -09h às 13h.


CERTIFICADO

O certificado digital será impresso no site da ABRAMAN após o término do curso em até 30 dias. Será encaminhado um e-mail com instruções.

Para ter o direito de receber o certificado, se faz necessário uma frequência na aula de 80% das horas estabelecidas.

Pedimos a sua atenção para o preenchimento do nome do participante:

O certificado utiliza o formato do nome conforme preenchido na inscrição.


INFORMAÇÕES GERAIS


A taxa de inscrição inclui:

1. Certificado de Participação mediante apresentação dos trabalhos dirigidos. Impresso pelo participante no site, com a utilização do e-mail cadastrado na inscrição do curso (o nome do participante deverá constar corretamente na inscrição).

2. Apresentação em pdf das aulas

3. Manual de Gestão de Ativos - Volume 1.

4. Manual de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade.

Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br


· Não disponibilizamos a gravação das aulas

· Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.

· Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado com antecedência por e-mail.

· Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.


DURAÇÃO DO CURSO:


32 horas de aulas EAD ao vivo.


FORMA DE PAGAMENTO:


INSCRIÇÃO

PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito.


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito

Faturado 30 dias a partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA

De acordo com a Lei n° 9532, Art. 15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado com antecedência por e-mail.

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

______________________________________________________________________________

Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos – ABRAMAN


INFORMAÇÕES:

Eventos ABRAMAN

Viviane Teixeira: eventos1@abraman.org.br

Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br

Planejamento, Programação e Controle de Manutenção - EAD AO VIVO - 18 a 22/12/2023

Dezembro 18 a 22 Ead ao vivo 20h 8h as 12h

José Wagner Braidotti Jr.

José Carlos Lara

R$ 903,00 R$ 1.290,00

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 13/12/2023.


INSCREVA-SE AGORA


PLATAFORMA


O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: GoToMeeting ou Zoom

* A Abraman não disponibiliza aula gravada.


CARGA-HORÁRIA


20 horas de ensino em formato online, durante 5 encontros, das 08h às 12h.

OBJETIVO

Desenvolver habilidade nas técnicas de cumprimento da Função de Planejamento, da Função Programação e do Controle de Manutenção, no sentido de entregar o melhor resultado, quanto a funcionalidade dos ativos no fluxo da modalidade de manutenção baseada na condição (CBM).


EMENTA

1) A MANUTENÇÃO

A Função Manutenção. As Melhores Práticas de Manutenção. Conceitos de Manutenção de Classe Mundial. As Tendências Mundiais de Manutenção. O Ciclo Otimizado das Práticas de Manutenção. A Importância da Informação Confiável para a Manutenção. As Estratégias de Manutenção. Como definir uma estratégia de manutenção. A Evolução da Manutenção. As 4 Gerações de Evolução.


2) A GESTÃO DE ATIVOS

Noções de Gestão de Ativos, Noções de PAS-55 e a ISO 55000. A Contribuição direta da Manutenção para a Gestão de Ativos.


3) O PLANEJAMENTO, A PROGRAMAÇÃO E O CONTROLE DE MANUTENÇÃO

3.1 Objetivo deste Módulo

Em virtude da manutenção estar envolvida com diversos tipos de atividades planejadas e não planejadas diariamente, o planejamento possui uma função vital no sentido de entender, filtrar, padronizar, organizar, dimensionar, negociar, provisionar e viabilizar os serviços a serem encaminhados para as diversas oficinas, que estarão cumprindo o que já foi viabilizado no atendimento à programação das atividades.

Apresentamos também a relação direta, mas com atividades bem distintas que existe entre o cumprimento da função planejamento e a função programação.

A principal função do planejador é analisar o resultado dos serviços realizados e registrados, e atualizar e melhorar continuamente a base técnica dos planos de manutenção, no sentido de tornar as atividades das equipes multifuncionais cada vez mais produtivas.

Outra importante função do planejador é viabilizar (material, ferramental, instruções técnicas, etc.) todos os serviços a serem realizados pela manutenção.


3.2 Programa deste Módulo

* Introdução sobre Planejamento e Programação

* Teste 1 - Processos da Manutenção - Aplicação

* As 21 Máximas do Planejamento e da Programação - Aplicação

* Práticas de Manutenção e Tendências Mundiais

* O Cumprimento da Função Planejamento

* Os 6 Princípios Básicos da Função Planejamento

* A Improdutividade da Equipe de Manutenção

* A Priorização dos Serviços Planejados

* O Correto tratamento das Ordens de Serviço

* Os Modos de Falhas - Como Identificar

* Exercício de Modos de Falhas

* Os 6 Princípios Básicos da Função Programação

* Exercício - Programação de 50 Ordens de Serviço para 3 Semanas (S+3)

* As 15 Regras para os Planejadores

* Os 22 Indicadores de Desempenho da Manutenção Análise Situacional

* A importância do histórico para a manutenção

* Teste 1 - Processos da Manutenção Moderna - Correção

* As 21 Máximas do Planejamento e da Programação - Correção

* Conclusão e Encerramento


INSTRUTORES


ENG.JOSÉ WAGNER BRAIDOTTI JUNIOR

Engenheiro Mecânico, formado pela FEI em 1985. Engenheiro de Segurança do Trabalho, na FAAP, em 1998. Pós-graduado em Administração de Empresas, na FAAP, em 1988. Economia, na Faculdade São Judas Tadei, em 1992. Engenharia de Manutenção Industrial, na Mauá, em 1995. Gerenciamento e Auditoria de Manutenção em Bruxelas Bélgica, em 2000. Sistema Informatizado para Diagnóstico Energético em Atlanta EUA, em 2002. Avaliação dos Processos de Manutenção em Erlangen Alemanha, em 2003. MBA de Gerenciamento de Projetos, na FGV em 2007. Com mais de 35 anos de experiência na área de Engenharia de Manutenção e desde 1993 na Braidotti Engenharia e Consultoria como Diretor de Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos. Implantação de projetos no Brasil, EUA, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Honduras, Angola, Quênia, com treinamento de equipes em Práticas de Manutenção de Classe Mundial. Autor dos livros: A Falha não é uma Opção (lançado em junho/2013) e a Governança da Manutenção (lançado em junho/2016), com treinamentos especializados realizados para mais de 2.500 profissionais em todo o mundo.


ENG. JOSÉ CARLOS NARDIN LARA

Larga experiência na Indústria de Equipamentos em Engenharia e Negócios

Certified Asset Management (CAMA) by WPiAM – World Partners in Asset Management -

Extensão em: Managing in the Global Economy – Rotman School – University of Toronto

MBA – Master Business Administration – Business School São Paulo BSP

Graduado em Engenharia Mecânica – Escola de Engenharia Mauá – IMT


TAXA DE INSCRIÇÃO


SÓCIO ABRAMAN : R$: 903,00

NÃO SÓCIO: R$: 1.290,00


LOCAL DE REALIZAÇÃO


EAD - AO VIVO

08h às 12h


CERTIFICADO

O certificado será digital, impresso no site da ABRAMAN em até 15 dias. Será encaminhado um e-mail com instruções.

Para ter o direito de receber o certificado, se faz necessário uma frequência na aula de 80% das horas estabelecidas.


INFORMAÇÕES GERAIS


  1. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e certificado.
  2. Os interessados em participar do curso deverão efetuar sua inscrição diretamente através do site: www.abraman.org.br
  3. Não disponibilizamos a gravação das aulas
  4. Não haverá outra chamada para assistir as horas não assistidas dos cursos.
  5. Não será aceito cancelamento de inscrição, porém poderá ser substituído por outro participante da mesma empresa, desde que comunicado com 48 horas antecedentes ao evento. O Comunicado será aceito somente por e-mail e com o cumprimento das 48 horas.

    A Abraman se reserva ao direito de cancelar o curso, caso não obtiver o número mínimo de inscrições.

  6. Após o início do curso, se houver desistência do aluno, não haverá ressarcimento do valor pago.

2. FORMA DE PAGAMENTO


INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito à vista ou Parcelado com Juros da Financeira


INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

Boleto Bancário à vista

Depósito Bancário

Cartão de Crédito à vista ou Parcelado com Juros da Financeira

Faturado 30 dias à partir da data de Inscrição no Site da ABRAMAN - Nota Fiscal e Boleto Bancário, mediante o envio do documento de autorização (PO, PC, FRS, NL, EMPENHO) para faturamento.


Obs.: Para pagamentos através de Boleto Bancário à vista, Depósito Bancário e Cartão de Crédito, a inscrição só será efetivada após confirmação do pagamento.


IMPOSTO DE RENDA


De acordo com a Lei n° 9532, art.15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN inscrita sob o CNPJ 28.718.393/0001-92, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


CANCELAMENTO

A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN reserva o direito de cancelar o curso, caso não obtenha o número mínimo de inscrições.

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Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos - ABRAMAN


INFORMAÇÕES:


Eventos ABRAMAN

Viviane Teixeira: 

eventos1@abraman.org.br


Financeiro ABRAMAN

Aline Fonseca: financeiro4@abraman.org.br