Princípios Estratégicos da ABRAMAN / PNQC

Missão
  • Avaliar os conhecimentos e habilidades mínimas do profissional de manutenção e gestão de ativos, assim como seu potencial para desenvolvimento contínuo na função.
  • Certificar os profissionais de manutenção e gestão de ativos que comprovarem domínio mínimo dos conhecimentos e habilidades estabelecidos em normas de requisitos da ocupação.
  • Agregar significativamente valor às certificações, mediante o aumento da confiança na sua metodologia, competência, imparcialidade e integridade.
História

Proporcionar a melhoria contínua e o crescimento dos profissionais de manutenção e gestão de ativos mediante o reconhecimento formal de seus conhecimentos e habilidades, avaliados por um processo justo e confiável, contribuindo assim para a elevação do nível de desempenho das empresas em termos de produtividade, qualidade, segurança operacional, responsabilidade social, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Para tanto a ABRAMAN adota os seguintes princípios:
  • Assegurar o contínuo desenvolvimento e atualização do PNQC;
  • Atuar com instituições de reconhecida competência em processos de qualificação de candidatos à certificação;
  • Permitir a participação de qualquer profissional que atenda aos requisitos estabelecidos para a sua certificação;
  • Ser um processo de inclusão social;
  • Ser um processo de inclusão social;
  • Atuar sempre em conformidade com as leis e regulamentos;
  • Ser independente e imparcial;
  • Assegurar a ética em suas atividades.
OBJETIVOS
  • Estabelecer e monitorar a Gestão Estratégica do PNQC e atingir as metas previstas.
  • Assegurar o desenvolvimento, implementação e melhoria contínua do Sistema de Gestão do PNQC.
  • Capacitar e desenvolver os colaboradores do PNQC.
  • Assegurar a confiabilidade da metodologia de qualificação e certificação.
  • Assegurar a competência, integridade, imparcialidade e confidencialidade das entidades responsáveis pela qualificação.
  • Agregar valor aos clientes e partes interessadas.
  • Assegurar a conformidade dos processos de qualificação e certificação com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/ IEC 17024, normas ocupacionais e requisitos do INMETRO.
Declaração de Imparcialidade

A Diretoria da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos garante que:
As atividades de qualificação e certificação profissional são exercidas de forma não discriminatória, assegurando a inexistência de qualquer circunstância condicionante ou impeditiva do acesso às atividades de certificação, seja de natureza financeira, ou qualquer outra.

As atividades de qualificação e certificação profissional são exercidas respeitando os princípios de competência, responsabilidade, transparência, confidencialidade, objetividade, imparcialidade e independência. São vedados os serviços de consultoria ou quaisquer outros serviços que possam vir a comprometer as atividades de qualificação e certificação exercidas pela ABRAMAN.

É assumido que os relacionamentos estabelecidos pela ABRAMAN não constituem, nem induzem qualquer conflito de interesse. Sempre que o relacionamento possa considerar uma ameaça à imparcialidade, a ABRAMAN assume o compromisso de identificar e analisar as potenciais situações de conflito de interesses decorrentes das atividades de qualificação e certificação profissional.

As apelações e reclamações decorrentes de qualquer processo de qualificação e certificação, executadas pela ABRAMAN, serão consideradas e suas resoluções serão tomadas de forma a salvaguardar a imparcialidade. Todo o pessoal envolvido nas atividades de qualificação e certificação, membros do Conselho Nacional de Qualificação e Certificação – CNQC e membros da Comissão Técnica Setorial – CTS assinam um documento onde está estabelecido o comprometimento dos mesmos com as questões relacionadas à confidencialidade e à imparcialidade.

As informações sobre os produtos e processos pertencentes aos indivíduos ou às organizações para as quais a ABRAMAN presta serviços, não podem ser reveladas a terceiros sem o consentimento formal das mesmas. Caso a legislação exija que a informação seja revelada, a organização cliente deve ser notificada da informação fornecida. É assegurado ao INMETRO, acesso a todas as informações pertinentes aos processos de qualificação e certificação desenvolvidos no âmbito da acreditação vigente.

Caso seja necessário implementar ações no sentido de salvaguardar a imparcialidade, estas serão submetidas à análise e aprovação pelo Conselho Nacional de Qualificação e Certificação – CNQC.

NOTA: Para endossar o comprometimento da Diretoria da ABRAMAN, seu Diretor Operacional assina a Declaração de Imparcialidade nas atividades de qualificação e certificação de pessoas desenvolvidas pela Associação.

Para mais informações entre em contato com:
ABRAMAN/PNQC
Renato Melo
Tel.: (21) 3231-7000 - Ramal 1
E-mail: adm.pnqc@abraman.org.br