A Representação Regional São Paulo da Abraman está preparando um Programa de Treinamento para 2024, contemplando 17 cursos e 2 Seminários, dentre os quais se destaca:

XI Seminário Paulista de Manutenção e Gestão de Ativos

TEMA: “Do Chão de Fábrica à Gestão: A Importância da Manutenção na Continuidade do Negócio”


1 - Local

Auditório do Colégio CAMP


2 - Endereço

Avenida Suécia, 500

São Bernardo do Campo, SP


3 - Data

25 e 26 de junho


4 - Objetivo

A realização do 11º Seminário Paulista de Manutenção e Gestão de Ativos, visando atender as mais diversas regiões produtivas do Estado de São Paulo, a exemplo dos dois presenciais em Campinas e em Sorocaba que nos deram resposta positiva à interiorização das novas atividades. Nesta edição o Seminário será realizado em São Bernardo do Campo, nas dependências do Colégio CAMP; região altamente industrializada e com facilidades de acesso aos profissionais de outras regiões e estados igualmente produtivos do nosso País. Juntos, procuraremos também atender ao chamado do Setor Sucroenergético e do Agronegócio; benchmark para o Brasil e para o Mundo. O objetivo do Evento será o de propiciar a oportunidade em reunir especialistas renomados na formação do programa, para a discussão de assuntos que possam promover o crescimento dos profissionais dos setores Industrial, Sucroenergético, Agroindustrial, Alimento, Serviços; e outras forças da nossa sociedade produtiva; buscando melhorar os resultados esperados por suas empresas. Na oportunidade estaremos discutindo temas relevantes frente aos mais recentes desenvolvimentos ocorridos no cenário mundial e brasileiro, por meio de conferências e mesas redondas, que permitam a troca de informações e o contato com ferramentas gerencias importantes no dia-a-dia empresarial, que resultem nas suas aplicações adequadas, atingindo os resultados previstos no planejamento empresarial.


5 - Horário

8h30 às 17h30


6 - Comitê Técnico


Fernando Rodrigues Batista

Química Amparo Ltda. - YPÊ


João Carlos Mosquim

Mosquim Consultatis


José Luiz Basso

Basso´s & Associados


José Wagner Braidotti Júnior

Braidotti Engenharia e Consultoria Ltda.


Luiz Alberto Verri

Verri Veritatis Consultoria


Marcos Aurélio Membrive

LANXESS Indústria de Produtos Químicos e Plásticos Ltda.


Milton Augusto Galvão Zen

MAGZEN Desenvolvimento & Educação


Moisés Panaro

Suzano S.A.


Sérgio Kimimassa Nagao

Excellence Consulting & Services


Tarcísio Armando D´Aquino e Baroni Santos

Professor Universitário em cursos de Pós-Graduação


7 - Programa

DIA 25 DE JUNHO

8h30 -

CREDENCIAMENTO

9h00 -

ABERTURA DO SEMINÁRIO

9h10 -

Conferência de Abertura

Roteiro do Conhecimento: um Seminário Diferenciado

Luiz Alberto Verri - Diretor da Representação Regional São Paulo da ABRAMAN e Diretor da Verri Veritatis

10h10 -

Intervalo para café e Visita aos Balcões dos Patrocinadores

10h40 -

Conferência

Cultura e Liderança na Empresa Humanizada

Marli Barros - MB Serviços e Consultoria em Recursos Humanos

MESA REDONDA

O Fator Humano na Manutenção

Coordenador:

· Milton Augusto Galvão Zen – MAGZEN Desenvolvimento & Educação

Palestras

11h40 -

Estratégias de Treinamento de Lideranças no local de Trabalho

Deise Maria Cappelari - Consultora Autônoma

12h00 -

Confiabilidade Humana e Segurança Psicológica

Juliana Farah - Coordenadora de Confiabilidade - VALE

12h20 -

Felicidade no Ambiente do Trabalho

Marco A. Spada - Professor na Faculdade São Bernardo e Universidade São Caetano do Sul

12h40 -

SESSÃO DE DEBATES

13h15 -

Intervalo para Almoço e Visita aos Balcões dos Patrocinadores

14h30 -

Conferência

A Confiabilidade como Alavanca da Gestão de Ativos

Daniel Henrique Quaglioz Sartori - Consultor de Manutenção - TRANSPETRO

MESA REDONDA

Gestão da Manutenção e Confiabilidade

Coordenador:

· José Wagner Braidotti Júnior – Braidotti Engenharia e Consultoria

Palestras

15h30 -

A Confiabilidade aplicada no dia a dia das Práticas de Manutenção

Dayane Elen da Silva Patriarca - Engenheira de Confiabilidade - CBA

15h50 -

A Aplicação do Controle Inicial na Aquisição de um novo Equipamento

Guilherme Recuero Ustra - Gerente de Manutenção Corporativo - BUNGE

16h10 -

A Confiabilidade como fator de Contribuição para a Gestão de Manutenção

Marcelo Pinto Magalhães - Supervisor de Manutenção – EMBRAER

16h30 -

Intervalo para Café e visita aos balcões dos patrocinadores

17h00

SESSÃO DE DEBATES

DIA 26 DE JUNHO

8h30 -

Conferência de abertura do dia – Tema a ser confirmado

9h20 -

Atividade Lúdica – Tema a ser confirmado

10h10 -

Intervalo para café e Visita aos Balcões dos Patrocinadores

10h40 -

Conferência

Gestão de Paradas como fator estratégico e os ganhos financeiros para o negócio

Richard Tranquilin – Gerente de CAPEX - Rhodia/Solvay

MESA REDONDA

A Gestão de Paradas para trabalhar os custos e trazer ganhos financeiros ao negócio

Coordenador:

· João Carlos Mosquim – Mosquim Consultatis

·

Palestras

11h40 -

Estado da arte das Tecnologias e Inovações aplicadas às Paradas

Alexandre Bicalho - Gerente sênior de projetos indústria de base - Falconi Consultoria e Everson Bueno de Souza – Consultor da Falconi :Consultoria

12h00 -

Case de Sucesso – Aplicação dos conceitos FEL no planejamento e execução de paradas de manutenção

Robson Zanolli – Coordenador de Paradas – Braskem

12h20 -

O Chão de Fábrica – Dificuldades vividas pela equipe de planejamento e execução de uma Parada

Carlos Roberto Ananias – Caran Gestão e Processos

12h40 -

SESSÃO DE DEBATES

13h15 -

Intervalo para Almoço e Visita aos Balcões dos Patrocinadores

14h30 -

Conferência

Gestão da Manutenção na Cadeia do Agronegócio – Buscando a Disponibilidade e Confiabilidade Operacional – Experiência Raízen-
Ricardo Veloso – Gerente Corporativo de Manutenção Industrial - RAÍZEN

MESA REDONDA

Gestão da Manutenção na Cadeia do Agronegócio

Coordenador:

· Sérgio Kimimassa Nagao -Excellence Consulting & Services

Palestras

15h30 -

A Importância da Manutenção e Confiabilidade na CARGILL

Renan Berteli Nehemy - Superintendente da Planta – Cargill – Uberlândia - MG

15h50 -

Desafios e Evolução da Gestão da Manutenção no Setor Sucro EnergéticoCase ZILOR

Murilo César Daré - Gerente Corporativo de Confiabilidade e Manutenção

16h10 -

A Força Feminina na Gestão da Manutenção e Gestão de Ativos na Cadeia do Agro Negócio – Case BRF

Cíntia Sartor Ferreira - Especialista de Manutenção.Certified Asset Management Assessor - CAMA

16h30 -

Café e Visita aos Balcões dos Patrocinadores

17h00 -

SESSÃO DE DEBATES


8 - Convidados

Roteiro do Conhecimento: um Seminário Diferenciado

· Luiz Alberto Verri

Mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Gestão pela Qualidade em pós do Instituto de Economia na UNICAMP. Consultor, Instrutor e autor de livros nas áreas de Excelência Operacional & Confiabilidade (G.A.); Paradas de Manutenção e Gestão de Projetos de Capital. Ex Gerente .Geral da Refinaria de Cubatão; Ex Gerente de Manutenção da REPLAN.

Cultura e Liderança na Empresa Humanizada

· Marli Barros

Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP); Especialista em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos (UMESP); Especialista em Psicologia Positiva e Ciência do Bem -Estar e Autorrealização (PUC); Certificada em Gerenciamento do Estresse pela Flórida State University (FSU); Gestão Estratégica em Neurociência (TAI); Neurociência aplicada ao ambiente corporativo (Instituto Conectomus); Professora Universitária em Programas de MBA;; Fundadora da MB Consultoria.

MESA REDONDA

O Fator Humano na Manutenção

Estratégias de Treinamento de Lideranças no local de Trabalho

· Deise Maria Cappelari

Formação em Administração de Empresas com pós-graduação em Gestão de Agronegócios, MBA em Lean Manufacturing e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Mestrado Profissional em Administração de empresas. Mais de 28 anos atuando em agroindústria, implementação de ISO 9000/9001, times da qualidade, trabalhos de melhoria continua, A3, treinamento de lideranças no local de trabalho (TWI) e implementação da metodologia.Consultoria em Gestão.

Confiabilidade Humana e Segurança Psicológica

· Juliana Farah

Especialista em Confiabilidade com ênfase em Confiabilidade Humana e Competências Comportamentais, Engenheira Mecânica com certificações internacionais em Segurança Psicológica e Felicidade. Docente em cursos de pós-graduações lato sensu em Gestão de Pessoas, Confiabilidade e Vibrações. Gerente especialista em Confiabilidade Humana na Vale e CEO da EELa Engenharia Estratégia Liderança.

Felicidade no Ambiente do Trabalho

· Marco A. Spada

Professor da Faculdade São Bernardo-FASB e consultor de Saúde Emocional; Mestre em Educação pela Universidade de São Caetano do Sul – USCS; MBA Gestão de Pessoas Anhanguera SCS; Psicólogo Organizacional UNIA; com 40 anos na Mercedes Benz do Brasil e 35 anos como professor.

A Confiabilidade como Alavanca da Gestão de Ativos

· Daniel Henrique Quaglioz Sartori

Engenheiro mecânico graduado pela UFES, com MBA em Gestão de Ativos e Confiabilidade na UTFPR, Pós-graduado em Engenharia de Manutenção pela Multivix e ABRAMAN, é certificado CAMA (Certified Asset Management Assessor) e CSAM (Certified Senior in Asset Management) pela WPIAM, Profissional Certificado em Confiabilidade (CRP) pela Reliasoft, Lean-6Sigma como Green e Black Belt. Consultor na Transpetro.

MESA REDONDA

Gestão da Manutenção e Confiabilidade

A Confiabilidade aplicada no dia a dia das Práticas de Manutenção

· Dayane Elen da Silva Patriarca

Engenheira Mecânica pela Anhangüera. Licenciatura em Matemática. Tecnóloga pela UNIP. Tecnóloga em Fabricação Mecânica pela FATEC/SP. Engenheira de Manutenção da CBA.

A Aplicação do Controle Inicial na Aquisição de um novo Equipamento

· Guilherme Recuero Ustra

Engenheiro mecânico pela FURG-RS. MBA em gerenciamento de projetos pela FGV e Mestrado em Processos Industriais pelo IPT-SP. Tem cursos de liderança pelo Insper e FDC. Gerente Sênior de Manutenção & Confiabilidade para a Bunge na América do Sul, nos segmentos de processamento de grãos, trigo, silos, portos, fertilizantes e JV´s.

A Confiabilidade como fator de Contribuição para a Gestão de Manutenção

· Marcelo Pinto Magalhães

Engenharia Elétrica pela USP São Carlos e Pós Graduação em Administração de Empresas pela FGV. 30 anos de experiência em Manutenção de Máquinas da Produção e Sistemas Industriais. Supervisor de Engenharia de Manutenção na Embraer, Unidade de São José dos Campos SP

Gestão de Paradas como fator estratégico e os ganhos financeiros para o negócio

· Richard Tranquilin

Engenheiro Mecânico, certificado PMP (Project Manager), MBAs em Gestão de Projetos e Gestão de Negócios pela USP, formação em Team Building, Strategy and Large Projects pela University of La Verne – CA. Experiência de 15 anos atuando em gerenciamento de projetos multidisciplinares a paradas de manutenção. Atua como CapEx manager no Grupo Solvay na unidade Rhodia de Paulínia.

MESA REDONDA

A Gestão de Paradas para trabalhar os custos e trazer ganhos financeiros ao negócio

Estado da arte das Tecnologias e Inovações aplicadas às Paradas

· Alexandre Bicalho

Engenheiro Mecânico pela UFMG, com especialização em Gestão de Ativos (UFOP) além de MBA em Gestão Empresarial (FGV) e em Agilidade e Inovação (IGTI). Professor do curso de Especialização em Manutenção e Gestão de Ativos pela Fundação Gorceix/UFOP. Membro do ABNT/CEE-251 (1) e da ABRAMAN (2).Mais de 20 anos de experiência em indústrias de grande porte atuando em Gestão da Qualidade, Lean Manufacturing, Business Agility, Gestão de Ativos e de Manutenção, Melhoria Operacional, Redução de Custos e Inovação.


· Everson Bueno de Souza

Engenheiro Eletricista pela UNINTER-PR e Bacharel em Sistemas de Informação pela FEATI-PR, com especialização em Desenvolvimento de Sistemas (UTFPR) além de Especialização em Administração de Empresas (FGV). Mais de 20 anos de experiência profissional em empresas e indústrias de grande porte, atuando em Excelência Operacional, TPM, Gestão de Ativos e de Manutenção, Melhoria Contínua, Redução de Custos e Inovação, no Brasil, LATAM, EUA e Europa.

Case de Sucesso – Aplicação dos conceitos FEL no planejamento e execução de paradas de manutenção

· Robson Zanolli

Engenheiro de Produção com Especialização e Pós-Graduação Gestão da Manutenção e Ativos. 28 anos de experiencia em empresas multinacionais de grande porte do ramo químico e Petroquímico como Braskem e Rhodia sempre atuando na Gestão das áreas de Manutenção como foco em Paradas, Planejamento e Engenharia de Confiabilidade.

Atualmente responsável por Paradas nas 8 plantas na Regional SP como foco em Engenharia de Confiabilidade e Integridade Mecânica.

O Chão de Fábrica – Dificuldades vividas pela equipe de planejamento e execução de uma Parada

· Carlos Roberto Ananias

Engenheiro de Produção, certificado em Primavera P6, AWP, LPS, BIM e Metodologia dos Portões; CO-FUNDADOR e atual Presidente da ABRAPLAN - Associação Brasileira de Planejamento; Instrutor em Cursos de Especialização como: MS-PROJECT, Primavera P6, PCM, PPM e Equipamentos Estáticos para Planejamento; Diretor Comercial da CARAN Gestão e Processos,.

Gestão da Manutenção na Cadeia do Agronegócio – Buscando a Disponibilidade e Confiabilidade Operacional – Experiência Raízen

· Ricardo Veloso

Graduado e mestre em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com mais de 23 anos de carreira na área de manutenção, atuou em posições gerenciais de grandes empresas como Bunge Fertilizantes, VALE e Raízen. Atualmente é gerente corporativo de Confiabilidade e Planejamento de Manutenção na Raízen.

MESA REDONDA

Gestão da Manutenção na Cadeia do Agronegócio

A Importância da Manutenção e Confiabilidade na CARGILL

. Renan Berteli Nehemy

Superintendente da Planta – Cargill – Uberlândia - MG

Desafios e Evolução da Gestão da Manutenção no Setor Sucro EnergéticoCase ZILOR

· Murilo César Daré

Engenheiro de produção mecânica, MBA em Gestão Industrial pela FGV, atuo na gestão de ativos no agronegócio a 25 anos, passando por diversas funções desde a base da gestão de ativos, atualmente exerço a função de Gerente de Confiabilidade e Manutenção corporativo do grupo Zilor, com 3 unidades de processamento de cana de açúcar no estado de São Paulo. Dentre as experiencias profissionais estão implantação da área de confiabilidade no grupo Zilor, desenvolvimento e implantação de 3 centrais termelétricas a Biomassa.

A Força Feminina na Gestão da Manutenção e Gestão de Ativos na Cadeia do Agro Negócio – Case BRF

· Cíntia Sartor Ferreira


9 - Informações Gerais

DATA E LOCAL

25 e 26 de junho de 2024

Auditório do Colégio CAMP

Rua Suécia, 500

São Bernardo do Campo, SP

(o local dispõe de estacionamento)


INSCRIÇÕES

As inscrições serão recebidas pela Secretaria da ABRAMAN, Rio de Janeiro, até o dia 13 de junho, de acordo com as vagas disponíveis. Deverá ser preenchida a ficha de inscrição que se encontra online, ou, após o dia 13 de junho pelo e-mail: treinamento@eventoseficacia.com. Para inscrição de mais que um participante de uma mesma empresa, a ficha deverá ser preenchida individualmente.


TAXA DE INSCRIÇÃO


Participação nos 2 dias (25 e 26 de junho):

Sócios da ABRAMAN: R$ 620,00

Não Sócios: R$ 890,00


Participação em apenas 1 dia:

Sócios da ABRAMAN: R$ 390,00

Não Sócios: R$ 510,00


A TAXA DE INSCRIÇÃO INCLUI: pasta com material de apoio, brunch, coffee break, e certificado.


FORMA DE PAGAMENTO

As inscrições serão pagas através do sistema de compensação (boleto bancário encaminhado pela Sede da ABBRAMAN), pagável em qualquer banco; ou por CARTÃO DE CRÉDITO. Por favor, ao preencher a ficha de inscrição, informe a quem deverá ser encaminhado esse documento de cobrança.


CERTIFICADO

Será fornecido Certificado de Frequência.


CANCELAMENTO

Não será aceito cancelamento de inscrição; porém poderá ser substituída por participante da mesma empresa, desde que comunicada com a devida antecedência por e-mail. A ABRAMAN reserva-se o direito de cancelamento por motivo de força maior, com a respectiva devolução de valores eventualmente pagos.


IMPOSTO DE RENDA

De acordo com a Lei n° 9532, art. 15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção – ABRAMAN, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.


TRANSPORTE E ESTADIA

Correrão por conta dos participantes e as reservas deverão ser providenciadas diretamente pelos interessados.


HOTÉIS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Os valores são apenas referenciais e os hotéis estão num raio de 6km do local do Seminário


IBIS BUDGET SÃO BERNARDO DO CAMPO

Praça Samuel Sabattini, 234

09750-700 – São Bernardo do Campo, SP

(11) 4380-7210

e-mail:h9167-re@accor.com

www.all.accor.com

Diárias com café da manhã – mais 3% de taxa

Single – R$ 289,00

Double – R$ 348,00


IBIS SÃO BERNARDO HOTEL

Praça Samuel Sabattini, 230

09750-902 – São Bernardo do Campo, SP

11) 4380-7210

e-mail:h9166-re@accor.com

www.all.accor.com

Diárias com café da manhã – mais 3% de taxa

Single – R$ 381,00

Double – R$ 440,00


MAIS INFORMAÇÕES

Eventos Eficácia – Assessoria Empresarial Ltda.

Email: treinamento@eventoseficacia.com

Telefone (11) 2212-0642 ou (11) 98466-9044 ou 98345-5230