O intuito da indústria 5.0 é gerar uma reconciliação e um equilíbrio entre seres humanos e sistemas inteligentes.


Uma não substitui a outra, mas se complementam, este é o segredo do sucesso para obtenção de resultados sustentáveis.


O conceito da Indústria 5.0 começou a ser difundido em 2017 e 7 anos depois estamos falando como se fosse uma super novidade. Vejam que foi durante a feira de negócios digitais na Alemanha, a CEBIT, em que o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia foi oficialmente divulgado em 2017.


Esse plano desenvolvido no Japão propôs diretrizes para inovações no país até 2021. Então, esses objetivos corroboraram em uma guinada tecnológica entre os grandes negócios.

Com o surgimento daIndústria 4.0em meados de 2010, a aplicação de tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, objetivava a minimização do envolvimento do humano nos processos, já que visa aDIGITALIZAÇÃO, e que não podemos parar, é preciso evoluir ainda e muito.


Com a digitalização podemos avançar em análise de dados e tomada de decisão cada vez mais rápidas e precisas, mas é aí que o SER HUMANO precisa se conectar.

Costumo dizer, que a velocidade das coisas está muito acelerada e nós humanos não conseguimos acompanhar, mas a pergunta que faço é: Precisamos acompanhar toda essa aceleração do mundo, ao mesmo tempo?


Então temos como resposta aIndústria 5.0, que tem seu FOCO naINTEGRAÇÃO e a COLABORAÇÃOentre humanos e máquinas com sustentabilidade. Integrar as pessoas aos sistemas de modo que haja colaboração e os ambientes se tornem HUMANIZADOS, é a grande questão dos tempos atuais.


Inserir o Ser Humano nos processos de formaSEGURA, estratégica e inteligente,elevando a capacidade e reduzindo erros. Fazendo com que a produçãorespeite os limites do nosso planetae colocando obem-estar dos trabalhadoresda indústriano centro do processo de produção.




Ao abordar os três fatores daConfiabilidade Humana, como mencionado abaixo, conecto com os principais princípios tecnológicos da Indústria 5.0, veja:

Três fatores da Confiabilidade Humana:

  1. Design do local de trabalho(ergonomia, ambiente, ferramentas, controles)
  2. Documentação(processos, procedimentos, normas, legislação)
  3. Pessoas(comportamento, habilidade, nível de formação, qualificação, experiência)

Principais princípios tecnológicos da Indústria 5.0:

  1. Colaboração,
  2. Coordenação,
  3. Comunicação,
  4. Automação,
  5. Processamento e identificação de dados.

Conexão entre eles:

  1. Design do local de trabalhox Automação x Processamento e Identificação de Dados

  2. Documentaçãox Automação x Processamento e Identificação de Dados x Comunicação

  3. Pessoasx Colaboração x Coordenação x Comunicação

Com isso fica ainda mais claro que a abordagem da Confiabilidade Humana no contexto da indústria 5.0 se torna necessária, trazendo ainda mais as PESSOAS NO CENTRO, o CUIDADO e o BEM ESTAR, de modo que trabalhemos para proporcionar AMBIENTES cada vez mais seguros e com menor probabilidade de falha humana, tratando os 3 fatores fundamentais.

Material apresentado pela Abraman Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, no XI Seminário Paulista de Manutenção e Gestão de Ativos, 26/06/2024


Fonte: Indústria 5.0: a era da inovação a favor do ser humano - StarSoft

Fonte: Indústria 5.0: como a quinta revolução industrial vai impactar as empresas?

Indústria 5.0: O que vem por aí?. A partir da primeira revolução… | by Gilclebson Santana | Medium