A aplicação dos princípios de gestão de ativos no agronegócio foi a temática discutida pela Gerente de Confiabilidade e Planejamento da empresa bp bioenergy, Aline Fernandes Gonçalves, no primeiro dia do 39º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos (CBMGA), promovido pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), e realizado no Centro de Convenções de Salvador.


Segundo a palestrante, dentre os principais desafios da gestão de ativos no agronegócio está o turnover, especialmente porque este segmento possui particularidades, como o deslocamento de equipes para locais remotos. “Não é simplesmente numa cidade, num escritório. Para funcionar, tem que ir para as usinas que ficam, normalmente, em áreas agrícolas. Então, esse deslocamento é o maior desafio. Outro desafio é custos. Todo mundo busca menores custos com a melhor performance”, pontuou Gonçalves, citando ainda os desafios climáticos, quando se trata da operação.


A discussão de temáticas como estas, no maior evento do setor de manutenção e gestão de ativos da América Latina, segundo ela, é uma oportunidade. Segundo gerente da bp bioenergy, participar de eventos da Abraman abre o leque de busca de profissionais para o agronegócio, além de representar um valioso espaço de network com outros segmentos, como petroquímicas e de mineração.


No aspecto da tecnologia, a gestora explica que para solucionar o problema de turnover, por exemplo, a instalação dos sensores de monitoramento online tem sido uma alternativa, especialmente, com o uso de equipamentos dotados de inteligência artificial. “Nós estamos investindo muito em IA, monitoramento à distância, monitoramento em tempo real, programa zero papel. Na nossa empresa a gente não trabalha mais com papel, é tudo digital, tudo análise online, seja indicadores, seja apontamento de ordem de serviço. Nós temos o papel zero, inteligência artificial para poder fazer mais pessoas para o mercado”, pontua.


Uma das maiores empresas de bioenergia do país, a bp bioenergy possui quase 10 mil colaboradores, distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros. A empresa é patrocinadora desta edição do congresso da Abraman em solo baiano, entidade que celebra 40 anos de história reunindo cerca de três mil participantes, entre congressistas, palestrantes e expositores, evento que conta com uma intensa programação até a próxima quinta-feira (31).
Texto: Livia Veiga