Evolução do SdGa da Abraman

Evolução do SdGa da Abraman.
Em março de 2024 se iniciou processo de implementação do Sistema de Gestão de Ativos da Abraman, e desde então, progressos foram feitos e em dezembro de 2024, praticamente, 83% do processo de implementação foi concluído.
De tudo que foi concluído, podemos destacar o planejamento estratégico realizado em novembro de 2024, para o período 25/28, o estabelecimento de padrões e procedimentos internos, o processo de melhoria nos controles e acompanhamento do desempenho de alguns ativos, o estabelecimento de uma política de gestão de ativos, das metas da gestão de ativos, da avaliação de riscos, da definição das partes interessadas, suas necessidades e expectativas e da avaliação do contexto da organização.
Tudo que foi desenvolvido, pouco aparece, ou é perceptível para os associados e para o público em geral, contudo, para a gestão e para o pessoal interno da sede da abraman, as mudanças são claras, e trazem ganhos e avanços no processo de gestão.
Desta forma, queremos trazer ao conhecimento dos associados e do público que utiliza os serviços e produtos oferecidos pela abraman, um pouco desta percepção.
Para isso, vamos começar falando dos ativos que foram considerados para compor o portfólio de ativos do sistema de gestão de ativos da Abraman, são eles:
Carteira de Associados.
Marca & Reputação & Imagem.
Conhecimento (Carteira/processo de Cursos, Carteira/processo de Eventos, Carteira/processo Certificação de Pessoas, Carteira/processo do Selo ABRAMAN).
Equipe Própria Qualificada e Experiente.
Informação e Dados.
Recursos Financeiros.
Equipamentos e Infraestrutura para apoiar o portifólio de ativos.
Sendo que, a Carteira de Associados, Marca & Reputação & Imagem, o Conhecimento e a Equipe Própria considerados como seus ativos críticos.
O portfólio de ativos é abrangido pelo escopo do SdGA, que está definido como:
PROVER CONHECIMENTO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DASÁREAS DE MANUTENÇÃO E GESTÃO DE ATIVOS, ATRAVÉS DE CURSOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS, CBMGA, SEJAM ASSOCIADOS, OU NÃO.
Considerando o escopo definido, o contexto da organização e as necessidades e expectativas das partes interessadas, foram definidos os processos que compõe o SdGA.
Todos os riscos relacionados ao alcance dos objetivos, e os associados à atender as necessidades e expectativas das partes interessadas, foram mapeados e classificados, e os considerados significativos serão abordados pelo Sistema.
Com base nestas definições, Escopo, Portfólio de Ativos, Riscos e Objetivos, foram definidos e estabelecidos os controles dos processos e os indicadores de desempenho para atender os critérios operacionais e aos objetivos da gestão de ativos e organizacionais.
Para 2025, todos estes controles e definições serão refinados e ajustados para atender ao planejamento estratégico 25-28 e o processo para a certificação deverá ser concluído antes da realização do 40º CBMGA, que ocorrerá em setembro.
E após este período o SdGA deverá ser ajustado para
atender aos critérios da versão 2024 da ISO 55001.