DEZ QUALIDADES FUNDAMENTAIS DE UM LÍDER
QUALIDADES DE UM BOM LIDER
Reproduzimos abaixo a lista baseada no livro “The Ride of a Lifetime”, de Bob Iger, com as dez qualidades que um bom líder deve ter. Os comentários são por nossa conta e risco; incluindo a indicação em vermelho dos três que a nossa experiência mostra ser como os “Top 3”:
1. Otimismo: se você, como líder, acha e principalmente demonstra que as coisas estão ruins e não vão melhorar, o que esperar de seus colaboradores?
2. Coragem: outro dia vi um comentário do Mario Sergio Cortella, que disse: quando alguém é nomeado gerente, eu não digo “parabéns”, eu digo “coragem”! Para mim, este é o maior diferencial de um líder inspirador; não ter medo de fazer as coisas que precisam ser feitas.
3. Foco: se você não tiver foco, toda a sua equipe vai ficar como baratas tontas, a cada momento correndo para um lado, dependendo da prioridade que você dá, que muda a toda hora.
4. Determinação: primeiro dos famosos 14 princípio do Dr. Deming, a constância de propósitos está intimamente ligada em não perder o foco. Fazer o que for necessário e importante e não ficar correndo apenas do que é urgente, em geral é o diferencial que faz a nossa equipe atingir os objetivos de médio e longo prazos.
5. Curiosidade: ficar apenas naqueles velhos paradigmas pode te dar segurança, mas muitas vezes impede a evolução e a inovação na sua área de trabalho.
6. Senso de Justiça: esse vem direto de pesquisas que fazíamos com nossos alunos, da pós-graduação na UNICAMP. Qualidade extremamente apreciada pelos nossos colaboradores, o que vai “na veia” da motivação de sua equipe.
7. Consideração: coloco junto com “respeito”. Todo mundo merece e gosta de ser bem tratado, especialmente pelos seus gestores. Experimente, não custa muito e dá excelentes resultados.
8. Autenticidade: não adianta, os seus colaboradores vão perceber, cedo ou tarde, se você está dando uma de “vereador” para angariar simpatia deles, ou se você realmente é o cara que se esforça para ser, de verdade, o que demonstra externamente.
9. Busca incansável pela perfeição: buscar a perfeição é ótimo, mas exagerar pode fazer mal a você e à sua equipe. Cuidado; há muitos casos em que vale a antiga máxima: “o ótimo é o pior inimigo do bom”.
10. Integridade: esta não é apenas para o líder, mas para todos; ser íntegro é, na minha opinião, fazer para os outros o que gostaria que fizessem para você. Ensinamento passado para a humanidade há mais de dois mil anos atrás, mas que dificuldade temos para praticá-lo!
Luiz Alberto Verri – setembro2024