A ABRAMAN nasceu na década de 1980, numa iniciativa pioneira dos seus primeiros associados de agregar, promover e ampliar as discussões do mundo da Manutenção, nacional e internacionalmente.


A partir dos anos 2000, esse pioneirismo se tornou ainda mais evidente com a incorporação do tema Gestão de Ativos.


Na década seguinte, a atuação da ABRAMAN se intensificou e o seu alcance foi ampliado. Em 2012, passou a ser reconhecida como Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos. Ao mesmo tempo, estabeleceu parcerias estratégicas com organizações internacionais de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAN) e foi cofundadora do “World Partners in Asset Management”/WPIAM, rede mundial de associações profissionais nacionais sem fins lucrativos que trabalham juntas para permitir que indivíduos e organizações desenvolvam, avaliem e reconheçam competências em Gestão de Ativos, para o benefício de seus membros e da comunidade de gestão de ativos globalmente.


Em 2020, a pandemia da COVID-19 trouxe novos desafios, que levaram a outras realizações pioneiras: além de fazer com sucesso seu primeiro Congresso de Manutenção e Gestão de Ativos (35º CBMGA – 2020 e 36º CBMGA - 2021) totalmente online, a ABRAMAN desenvolveu uma oferta de cursos à distância – EAD - como forma de seguir participando do desenvolvimento dos seus associados e clientes.


“Depois de toda tempestade vem a bonança”. Recuperando-se de todas as perdas e percalços, em 2023, o Conselho de Administração/CA definiu como um dos seus objetivos estratégicos para o biênio 2023/2025 implementar o Sistema de Gestão de Ativos/SdGA na ABRAMAN e buscar a certificação, com base na Norma ABNT NBR ISO 55001:2014.


Passado pela aprovação do Conselho Deliberativo/CD, decidiu-se o período para a implementação do SdGA e para a realização da auditoria de certificação. Com base na deliberação dos Conselhos e, para atender este objetivo, a Diretoria da ABRAMAN definiu a estratégia organizacional para alcançar esse objetivo estratégico.


A estrutura da ABRAMAN foi ajustada e atualizada para atender a estratégia e uma consultoria foi contratada para auxiliar no processo. Assim, a avaliação inicial foi conduzida, o Diagnóstico de Maturidade da Gestão/DMG gerado e ações propostas para a implementação do SdGA.


O processo de implementação do SdGA teve início em janeiro de 2024 e a avaliação inicial foi realizada em abril do mesmo ano. Desde então, já foram realizadas diversas ações, com destaque para o planejamento para implementação do SdGA; a análise do contexto da organização; identificação das necessidades e expectativas das partes interessadas; a Política de Gestão de Ativos; os Objetivos; e o treinamento da equipe interna, entre outras.


Atualmente, estão em desenvolvimento os Planos da Gestão de Ativos/AMPs, para tratar os riscos e oportunidades e, assim, alcançar os objetivos da Gestão de Ativos.


Na revisão do Planejamento Estratégico/PE, ciclo 2023/2028, a ser realizada ao fim do 39º CBMGA – em outubro deste ano, em Salvador/BA – a expectativa é declarar a data para a realização da auditoria de certificação.


O desafio da certificação poderá trazer também o título de primeira Associação no Brasil, e talvez no mundo, a ter o certificado da ISO 55001, tendo como principal ativo o conhecimento produzido, socializado e comercializado por seus associados, entre associados e de seus associados com o mercado.


Com a implementação do SdGA e a certificação, a ABRAMAN reforça seu pioneirismo e deixa claro que, “a flecha lançada para o futuro” laureia uma história de sucesso e pavimenta caminhos para grandes realizações que estão por vir.