PNQC






REGIMENTO INTERNO DO CNQC

Clique aqui e acesse o Regimento Interno do CNQC - Conselho Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal da Área de Manutenção e Gestão de Ativos.


Para mais informações entre em contato com:
ABRAMAN/PNQC
Renato Melo
Tel.: (21) 3231-7000 - Ramal 1
E-mail: adm.pnqc@abraman.org.br

PRINCÍPIOS ESTRATÉGICOS DA ABRAMAN / PNQC

MISSÃO

- Avaliar os conhecimentos e habilidades mínimas do profissional de manutenção e gestão de ativos, assim como seu potencial para desenvolvimento contínuo na função.

- Certificar os profissionais de manutenção e gestão de ativos que comprovarem domínio mínimo dos conhecimentos e habilidades estabelecidos em normas de requisitos da ocupação.

- Agregar significativamente valor às certificações, mediante o aumento da confiança na sua metodologia, competência, imparcialidade e integridade.



POLÍTICA

Proporcionar a melhoria contínua e o crescimento dos profissionais de manutenção e gestão de ativos mediante o reconhecimento formal de seus conhecimentos e habilidades, avaliados por um processo justo e confiável, contribuindo assim para a elevação do nível de desempenho das empresas em termos de produtividade, qualidade, segurança operacional, responsabilidade social, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.


Para tanto a ABRAMAN adota os seguintes princípios:

1. Assegurar o contínuo desenvolvimento e atualização do PNQC;

2. Atuar com instituições de reconhecida competência em processos de qualificação de candidatos à certificação;

3. Permitir a participação de qualquer profissional que atenda aos requisitos estabelecidos para a sua certificação;

4. Ser um processo de inclusão social;

5. Atuar sempre em conformidade com as leis e regulamentos;

6. Ser independente e imparcial;

7. Assegurar a ética em suas atividades.



OBJETIVOS

- Estabelecer e monitorar a Gestão Estratégica do PNQC e atingir as metas previstas.

- Assegurar o desenvolvimento, implementação e melhoria contínua do Sistema de Gestão do PNQC.

- Capacitar e desenvolver os colaboradores do PNQC.

- Assegurar a confiabilidade da metodologia de qualificação e certificação.

- Assegurar a competência, integridade, imparcialidade e confidencialidade das entidades responsáveis pela qualificação.

- Agregar valor aos clientes e partes interessadas.

- Assegurar a conformidade dos processos de qualificação e certificação com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/ IEC 17024, normas ocupacionais e requisitos do INMETRO.



DECLARAÇÃO DE IMPARCIALIDADE

A Diretoria da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos garante que:

As atividades de qualificação e certificação profissional são exercidas de forma não discriminatória, assegurando a inexistência de qualquer circunstância condicionante ou impeditiva do acesso às atividades de certificação, seja de natureza financeira, ou qualquer outra.

As atividades de qualificação e certificação profissional são exercidas respeitando os princípios de competência, responsabilidade, transparência, confidencialidade, objetividade, imparcialidade e independência. São vedados os serviços de consultoria ou quaisquer outros serviços que possam vir a comprometer as atividades de qualificação e certificação exercidas pela ABRAMAN.

É assumido que os relacionamentos estabelecidos pela ABRAMAN não constituem, nem induzem qualquer conflito de interesse. Sempre que o relacionamento possa considerar uma ameaça à imparcialidade, a ABRAMAN assume o compromisso de identificar e analisar as potenciais situações de conflito de interesses decorrentes das atividades de qualificação e certificação profissional.

As apelações e reclamações decorrentes de qualquer processo de qualificação e certificação, executadas pelaABRAMAN, serão consideradas e suas resoluções serão tomadas de forma a salvaguardar a imparcialidade.
Todo o pessoal envolvido nas atividades de qualificação e certificação, membros do Conselho Nacional deQualificação e Certificação–CNQC e membros da Comissão Técnica Setorial–CTS assinam um documento ondeestá estabelecido o comprometimento dos mesmos com as questões relacionadas à confidencialidade e àimparcialidade.

As informações sobre os produtos e processos pertencentes aos indivíduos ou às organizações para as quais aABRAMAN presta serviços, não podem ser reveladas a terceiros sem o consentimento formal das mesmas. Caso alegislação exija que a informação seja revelada, a organização cliente deve ser notificada da informação fornecida.É assegurado ao INMETRO, acesso a todas as informações pertinentes aos processos de qualificação e certificaçãodesenvolvidos no âmbito da acreditação vigente.

Caso seja necessário implementar ações no sentido de salvaguardar a imparcialidade, estas serão submetidas à

análise e aprovação pelo Conselho Nacional de Qualificação e Certificação–CNQC.


NOTA: Para endossar o comprometimento da Diretoria da ABRAMAN, seu Diretor Operacional assina a Declaração de Imparcialidade nas atividades de qualificação e certificação de pessoas desenvolvidas pela Associação


Para mais informações entre em contato com:
ABRAMAN/PNQC
Renato Melo
Tel.: (21) 3231-7000 - Ramal 1
E-mail: adm.pnqc@abraman.org.br

CERTIFICAÇÃO


Inscrições no programa


Todo solicitante deve acessar o link com explicações sobre o Processo de Qualificação e Certificação e tomar conhecimento das informações sobre o processo ao qual será submetido, o que inclui a Norma de Requisitos da sua Ocupação. Para saber os valores das certificações acesse o link Valor do Investimento na Qualificação e Certificação de Pessoas ou ligue para o Bureau de Qualificação e Certificação no telefone: Tel.: (21) 3231-7000 - Ramal 1



Através da Internet

Importante: Para que a solicitação para inscrição seja realizada através da INTERNET é necessário que o solicitante possua um e-mail para contato, pois todo o envio de informações, pelo CEQUAL, será feito através deste canal de comunicação.


O solicitante deve:

  1. Acessar os dois links abaixo para impressão dos formulários para preenchimento e assinatura.
    BAIXAR FICHA DE SOLICITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO
    BAIXAR FICHA DO CÓDIGO DE CONDUTA – AUTORIZAÇÃO DE CONSULTA/CONTATO

  2. Enviar, pelo Correio (através de carta registrada com aviso de recebimento) para o CEQUAL, , a “Solicitação para Certificação”, o “Código de Conduta – Autorização de Consulta/Contato” e adocumentação relacionada a seguir:


    • CPF (cópia autenticada);
    • carteira de identidade (cópia autenticada);
    • páginas da carteira de trabalho com a qualificação civil dos solicitantes (cópia autenticada)
    • páginas da carteira de trabalho com registro dos seus contratos de trabalho ou declaração da empresa em papel timbrado e devidamente assinado pelo seu responsável, para comprovar a experiência profissional, conforme exigência da norma de requisitos para qualificação e certificação da ocupação (cópia autenticada);
    • comprovante de escolaridade (diploma ou declaração), emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (cópia autenticada);
    • atestado de saúde ocupacional (ASO), emitido por médico do trabalho, há no máximo 12 (doze) meses (cópia);
    • 01 foto 3x4 (recente) com fundo branco de “boa qualidade”;
    • comprovante de residência (cópia).

  3. Aguardar a análise da documentação enviada para o CEQUAL e as instruções para prosseguimento do processo de inscrição.


    solicitante cuja análise crítica da “Solicitação para Certificação” e da documentação for considerada “conforme” receberá um documento para pagamento da taxa de inscrição. Após a confirmação do pagamento o profissional receberá um comprovante de inscrição, contendo as datas de realização dos exames escrito e prático. O solicitante cuja análise crítica da “Solicitação para Certificação” e/ou da documentação for considerada “não – conforme” receberá um e-mail informando que a sua “Solicitação para Certificação” não foi aceita, assim como as razões para esta não aceitação. Não serão devolvidos os documentos recebidos pelos CEQUAL, sendo os mesmos mantidos em arquivo e/ou destruídos de acordo com os requisitos do Sistema de Gestão da ABRAMAN/PNQC.


Através dos CEQUAL

O solicitante deve comparecer ao CEQUAL de sua escolha, com a documentação relacionada a seguir, para iniciar o processo de solicitação de inscrição no PNQC:

  1. CPF (original e cópia);

  2. carteira de identidade (original e cópia);

  3. páginas da carteira de trabalho com a qualificação civil do solicitante (original e cópia)

  4. páginas da carteira de trabalho com registro do(s) seu(s) contrato(s) de trabalho ou declaração da empresa em papel timbrado e devidamente assinada pelo seu responsável, para comprovar a experiência profissional, conforme exigência da norma de requisitos para qualificação e certificação da ocupação (original e cópia);

  5. comprovante de escolaridade (diploma ou declaração), emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (original e cópia);

  6. atestado de saúde ocupacional (ASO), emitido por médico do trabalho, há no máximo 12 (doze) meses (cópia);

  7. 01 foto 3x4 (recente) com fundo branco de “boa qualidade”;

  8. comprovante de residência (cópia).

O solicitante receberá, no CEQUAL, as informações sobre o processo de qualificação e certificação.



Para mais informações entre em contato com:
ABRAMAN/PNQC
Renato Melo
Tel.: (21) 3231-7000 - Ramal 1
E-mail: adm.pnqc@abraman.org.br

SOLICITAÇÃO DE RECERTIFICAÇÃO

Para realização do processo de Recertificação, o profissional deverá entregar a documentação necessária/solicitada com o prazo de até 60 dias corridos após o vencimento do Certificado. Após esse período, somente poderá renovar através do Recurso (vencido com até 48 meses) ou Recurso Extraordinário (vencido com mais de 48 meses),conforme o item 6.5 da norma da ocupação correspondente, entregando a documentação necessária/solicitada e realizando o pagamento da taxa estabelecida pelo OCP – Organismo Certificador de Pessoas (PNQC/ABRAMAN).


Para realizar a Recertificação, o profissional deverá acessar os dois links abaixo, para conhecimento do processo:

NORMA DE REQUISITOS DE SUA OCUPAÇÃO

VALORES DE RECERTIFICAÇÃO


Através da Internet

Importante: Para que a solicitação para Recertificação, seja realizada através da INTERNET, é necessário que o profissional certificado possua um e-mail para contato, pois todo o envio de informações pela ABRAMAN será feito através deste canal de comunicação.


O profissional certificado deve:


1. Acessar os dois links abaixo para impressão dos formulários para preenchimento e assinatura.

BAIXAR FICHA DE SOLICITAÇÃO DE RECERTIFICAÇÃO

BAIXAR FICHA DO CÓDIGO DE CONDUTA


  • 2. Enviar a “Solicitação para Recertificação” e o "Código de Conduta" pelo Correio (através de carta registrada com aviso de recebimento) para a ABRAMAN, juntamente com a documentação relacionada a seguir:
  • • Certificado ("carteirinha") vencido ou a vencer (original);
  • • CPF (cópia autenticada);
  • • Carteira de Identidade (cópia autenticada);
  • • Página da Carteira de Trabalho com a qualificação civil do profissional solicitante (cópia autenticada);
  • • Páginas da Carteira de Trabalho com registro de seu(s) contrato(s) de trabalho ou declaração da empresa em papel timbrado e devidamente assinado pelo seu responsável, para comprovar a atuação profissional, conforme exigência da norma de requisitos para qualificação e certificação da respectiva ocupação (cópia autenticada);
  • • Declaração, de pelo menos um empregador (empresa onde trabalha ou trabalhou o candidato à certificação), afirmando a competência do profissional certificado no exercício da sua função, durante o período de vigência do contrato de trabalho (original ou cópia autenticada); MODELO DECLARAÇÃO DE COMPETÊNCIA
  • Nota: São consideradas, apenas, declarações emitidas por empregadores em que o profissional teve contrato de trabalho assinado, durante a validade da certificação.
  • • Atestado de saúde ocupacional (ASO), emitido por médico do trabalho, há no máximo 12 (doze) meses (cópia);
  • • 1 foto 3x4 (recente), de boa qualidade, com fundo branco;
  • • Comprovante de residência (cópia).
  • • Ficha de Supervisão – Recertificação devidamente preenchida e assinada (somente para instrumentistas de manutenção certificados a partir de 12 de janeiro de 2007).

  • 3. Aguardar a análise da documentação enviada para a ABRAMAN e as instruções para prosseguimento do processo de Recertificação. O resultado da análise será informada/encaminhada, via e-mail.


    Endereço da ABRAMAN:

    ABRAMAN /PNQC

    Av. Marechal Câmara, 160 - Sala 320 – Edifí­cio Orly - Castelo

    CEP 20020-080- Rio de Janeiro/RJ

    (Destinatário: PNQC – Recertificação)


    O profissional, cuja análise crítica da “Solicitação para Recertificação” e da documentação for considerada “conforme” receberá, através do e-mail, um documento para pagamento da taxa de Recertificação. Após a confirmação do pagamento o profissional receberá um link para impressão de seu certificado(carteirinha).


    O profissional certificado, cuja análise crítica da “Solicitação para Recertificação” e da documentação for considerada “não conforme” receberá um e-mail informando que a sua “Solicitação para Recertificação” não foi aceita, assim como as razões que deram origem a esta conclusão. Neste caso, será solicitado a documentação complementar para envio, via correios.


    Não serão devolvidos os documentos recebidos pela ABRAMAN, sendo os mesmos mantidos em arquivo e/ou destruídos de acordo com os requisitos do Sistema de Gestão da ABRAMAN/PNQC.Em caso de dúvidas envie um e-mail para adm.pnqc@abraman.org.br.
    Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


    Através dos CEQUAL

    O profissional certificado deve comparecer ao CEQUAL que realize a qualificação da sua ocupação, com a documentação relacionada a seguir, para iniciar o processo de Recertificação:


    • Código de Conduta–Autorização de Consulta/Contato–preenchida e assinada (assinar e datar os 02 campos seestiver de acordo);

    • Certificado ("carteirinha") vencido ou a vencer (original);

    • CPF (original e cópia);

    • Carteira de Identidade (original e cópia);

    • Página da Carteira de Trabalho com a qualificação civil do profissional solicitante (original e cópia);

    • Páginas da Carteira de Trabalho com registro de seu(s) contrato(s) de trabalho ou declaração da empresa em papel timbrado e devidamente assinado pelo seu responsável, para comprovar a atuação profissional, conforme exigência da norma de requisitos para qualificação e certificação da respectiva ocupação (original e cópia);

    • Declaração, de pelo menos um empregador (empresa onde trabalha ou trabalhou o candidato à certificação), afirmando a competência do profissional certificado no exercício da sua função, durante o período de vigência do contrato de trabalho (original ou cópia autenticada); MODELO DECLARAÇÃO DE COMPETÊNCIA

    Nota: São consideradas, apenas, declarações emitidas por empregadores em que o profissional teve contrato de trabalho assinado, durante a validade da certificação.

    • Atestado de saúde ocupacional (ASO), emitido por médico do trabalho, há máximo 12 (doze) meses (cópia);

    • 1 foto 3x4 (recente), de boa qualidade, com fundo branco;

    • Comprovante de residência (cópia).

    • Ficha de Supervisão – Recertificação devidamente preenchida e assinada (somente para instrumentistas de manutenção certificados a partir de 12 de janeiro de 2007).


    O profissional certificado receberá, no CEQUAL, as informações sobre o processo de Recertificação.


    Para mais informações entre em contato com:
    ABRAMAN/PNQC
    Renato Melo
    Tel.: (21) 3231-7000 - Ramal 1
    E-mail: adm.pnqc@abraman.org.br

    NORMAS DE REQUISITOS OCUPACIONAIS

    O CNQC – Conselho Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal da Área de Manutenção e Gestão de Ativos, por meio da reunião realizada na sede da ABRAMAN, dia 20 de outubro de 2015, decidiu pela adoção de Normas de Requisitos Ocupacionais internas da Associação para fins de qualificação e certificação profissional.


    As Normas de Requisitos Ocupacionais publicadas pela ABRAMAN descrevem os esquemas de certificação considerados no âmbito do PNQC, ou seja, descrevem o perfil ocupacional para fins de qualificação e certificação profissional (atribuições, atividades e itens de conhecimento necessários) e também detalham os processos de concessão, manutenção, recertificação, suspensão ou cancelamento da certificação, estabelecidos pela Associação.


    É importante ressaltar que não ocorreram mudanças no escopo da metodologia de avaliação da qualificação e, portanto, os certificados emitidos até a data de publicação destas Normas continuam válidos e serão substituídos no momento da recertificação profissional.

    Seguem, abaixo, as Normas de Requisitos Ocupacionais vigentes no âmbito do PNQC:


    - PNQC-NR-P4.10-01
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de mecânico de manutenção;

    - PNQC-NR-P4.10-02
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de caldeireiro de manutenção;

    - PNQC-NR-P4.10-04
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de eletricista de manutenção;

    - PNQC-NR-P4.10-08
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de instrumentista de manutenção;

    - PNQC-NR-P4.10-09
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de caldeireiro montador;

    - PNQC-NR-P4.10-11
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de mecânico lubrificador.


    Para mais informações entre em contato com:
    ABRAMAN/PNQC
    Renato Melo
    Tel.: (21) 3231-7000 - Ramal 1
    E-mail: adm.pnqc@abraman.org.br

    PROFISSIONAIS CERTIFICADOS

    Clique aqui para acessar

    DÚVIDAS

    O que é o PNQC?

    O Programa Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal na Área de Manutenção, desenvolvido pela ABRAMAN, em parceria com o SENAI, foi criado para induzir a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços de Manutenção no País, através da certificação de Profissionais da área. O PNQC é conduzido por um Conselho formado pelas empresas e entidades patrocinadoras do Programa, que estabelece suas políticas e diretrizes.


    O que é um Cequal?

    É um órgão ou dependência de uma empresa ou instituição, capacitado e credenciado pela ABRAMAN para aplicar exames de qualificação a candidatos nas diversas ocupações/modalidades de serviços especializados de manutenção.

    Dispõe de infra-estrutura composta por uma secretaria administrativa e laboratório (s) para avaliação profissional (instalações físicas; documentação de gestão/operacionalização do PNQC; equipamentos, ferramentas, EPI, EPC, instrumentos de medição, materiais acessórios e outros).


    Conheça os Centros de Exames de Qualificação


    Quais são os requisitos para a Certificação/Qualificação?

    Comissões Técnicas formadas por técnicos e especialistas de diversos setores da economia nacional, elaboram normas técnicas e as questões que nortearão os exames de qualificação. Dessa forma, a certificação com base nos requisitos adotados pelo PNQC aplica-se aos mais diversos segmentos industriais e de serviços.

    Normas de Requisitos para Qualificação e Certificação elaboradas pela Abraman:


    - PNQC-NR-P4.10-01
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de mecânico de manutenção;

    - PNQC-NR-P4.10-02
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de caldeireiro de manutenção;

    - PNQC-NR-P4.10-04
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de eletricista de manutenção;

    - PNQC-NR-P4.10-08
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de instrumentista de manutenção;

    - PNQC-NR-P4.10-09
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de caldeireiro montador;

    - PNQC-NR-P4.10-11
    Norma de requisitos para qualificação e certificação de mecânico lubrificador.


    Como os profissionais são avaliados?

    Os candidatos à certificação são avaliados pelos CEQUAL através de exames escrito e prático. Aos candidatos que comprovem conhecimentos e habilidades mínimas, é conferida a certificação. Aos candidatos que não alcançarem esta condição, é oferecido um diagnóstico que lhes permitirá elaborar um programa de treinamento específico.

    Fator de diferenciação no processo de certificação do PNQC, a entrevista pedagógica com o candidato tem o objetivo de indicar seus pontos fortes e suas necessidades de melhoria. Isto distingue o PNQC dos demais processos de certificação nacionais e internacionais. A empresa também recebe o diagnóstico do Profissional, um instrumento para o gestor identificar necessidades e planejar o desenvolvimento do seu pessoal.

    Como são os documentos de Certificação/Qualificação?

    Certificado de Qualificação Profissional

    Documento que atesta a qualificação dos profissionais:

    Certificado com o símbolo de acreditação do INMETRO

    Documento entregue aos profissionais certificados, pela ABRAMAN, como Instrumentista de Manutenção nível "I":

    Certificado sem o símbolo de acreditação do INMETRO

    Documento entregue aos demais profissionais certificados pela Abraman:

    Quais são as vantagens de possuir profissionais certificados em uma empresa?

    Em relação ao Profissional, o PNQC significa reconhecimento formal da sua capacidade, diferenciando-o, valorizando-o e, em conseqüencia, abrindo-lhe as portas do mercado de trabalho.

    As empresas prestadoras de serviços obtêm com o PNQC a melhoria do seu desempenho e a consolidação da sua posição no mercado, pela excelência dos seus profissionais. As empresas tomadoras de serviços obtêm, como retorno imediato, a perspectiva de um mercado prestador de serviços em nível adequado de qualidade e produtividade. Com isso, torna-se possível consolidar uma política de contratação que hoje representa uma tendência mundial. A médio prazo, obtém-se também a melhoria dos resultados, com uma sensível redução de custos.

    Formar e desenvolver equipes é hoje a mais nobre responsabilidade dos gerentes. O PNQC dá uma importante contribuição nesse sentido.


    Para mais informações entre em contato com:

    Abraman - PNQC

    Tel.: (21) 3231-7000 - Ramal 1

    E-mail: adm.pnqc@abraman.org.br