Conheça a nova Avaliação em Gestão de Ativos e Gerenciamento de Manutenção da Abraman. As inscrições 2022 já estão abertas!

A Abraman desenvolveu uma nova metodologia para a Avaliação da Maturidade em Gestão de Ativos (MeGA) e Gerenciamento de Manutenção com Foco em Gestão de Ativos. Realizado anualmente, esse processo vai estimular o desenvolvimento cultural, científico, tecnológico, econômico, ambiental e social da sua empresa, por meio da melhoria da gestão de ativos da organização.

Além disso, por meio do diagnóstico da empresa avaliada serão conhecidas as oportunidades de melhoria com vistas ao contínuo aperfeiçoamento do sistema de gestão da companhia. E, como resultado desse processo, as empresas poderão ser reconhecidas e tornar públicas suas práticas de gestão bem-sucedidas, se assim o desejarem.


Os principais benefícios para receber uma Avaliação de Gestão de Ativos são:


- Melhoria do resultado operacional;

- Melhoria dos resultados econômico-financeiros, ambientais e sociais;

- Melhoria da qualidade dos produtos e serviços;

- Aumento da produtividade e competividade;

- Redução de custos e desperdícios;

- Aprimoramento do modelo de gestão de ativos;

- Compartilhamento das boas práticas de gestão de ativos;

- Subsídios para o planejamento estratégico;

- Desenvolvimento de uma visão sistêmica;

- E simplificação dos processos, das interfaces e dos fluxos.


Diferente de outras avaliações, esse processo permite a melhoria contínua de acordo com as necessidades das organizações interessadas, inclusive avaliando qualitativamente o estágio de maturidade das empresas. As organizações poderão ser avaliadas em 3 níveis de maturidade para a Gestão de Ativos e em um nível no Gerenciamento de Manutenção. Conheça-os a seguir:


Gestão de Ativos:

- Nível Implantação (Gap Analysis) – Adequado para empresas que desejam implantar a gestão de ativos e ainda estão no estágio inicial.

- Nível Desenvolvimento –Empresas com Sistema de Gestão de Ativos implantado e conforme a série da norma ABNT NBR ISO 55.000.

- Nível Maturidade – Empresas maduras em gestão de ativos.


Gerenciamento de Manutenção:

- Nível Gerenciamento da Manutenção –Empresas com a Gerenciamento da Manutenção preparada para iniciar a implantação da gestão de ativos.


A Avaliação considera o nível de aderência aos Fundamentos da Gestão de Ativos (Garantia, Alinhamento, Valor e Liderança), às Disciplinas do Landscape de Gestão de Ativos GFMAM (Global Forum on Maintenance and Asset Management) e à última versão da série de Normas ABNT NBR ISO 55000. Para o Gerenciamento de Manutenção também é considerada a aderência ao Landscape da manutenção do GFMAM. Após a avaliação, o Comitê Permanente do Selo ABRAMAN reconhecerá as organizações participantes que terão direito ao Selo, segundo a classificação a seguir:



SELO DE ADESÃO À GESTÃO DE ATIVOS ABRAMAN

Empresas em implementação de um Sistema de Gestão de Ativos aderentes aos requisitos da ISO e algumas das 39 disciplinas do GFMAM.


SELO DE GESTÃO DE ATIVOS ABRAMAN

Empresas com Sistema de Gestão de Ativos implantado e aderentes aos requisitos da ISO e algumas das 39 disciplinas do GFMAM.


SELO MEGA ABRAMAN

Empresas maduras em gestão de ativos, avaliadas pelos resultados que comprovem a maturidade, bem como a aderência às 39 disciplinas do GFMAM e da ISO.


SELO DE GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO COM FOCO NA GESTÃO DE ATIVOS DA ABRAMAN

Empresas com a Gestão da Manutenção preparada para iniciar a implantação da Gestão de Ativos. Serão avaliadas quanto à aderência aos requisitos das disciplinas do Landscape da Manutenção e dos itens da ISO, bem como resultados relativos à gestão de manutenção.


Todas as avalições serão conduzidas por profissionais certificados pela Abraman e acreditados pelo WPiAM (World Partners in Asset Management) em Gestão de Negócios e/ou Gestão de Ciclo de Vida. Todas as equipes de avaliação serão lideradas por Profissionais Sênior Certificados em Gestão de Ativos (CSAM) e contarão com Profissionais Certificados em Gestão de Ativos (CPAM) e Avaliadores Certificados em Gestão de Ativos (CAMA) ou equivalente.

Os selos serão emitidos logo após a avaliação e validação pelo Comitê Permanente do Selo ABRAMAN, sendo sua validade de um ano após emissão. Se a empresa autorizar, terão seus nomes publicados no site da Abraman.


Para se inscrever, acesse a ficha de inscrição no site da Abraman:

https://abramanoficial.org.br/page/mega


Preencha com os dados da empresa e envie para:

secretaria@abraman.org.br


Para mais informações:

Abraman: (21) 998 219 856 (celular e WhatsApp)

Luiz Malta: (11) 999 733 329 (celular e WhatsApp)

secretaria@abraman.org.br