2020 – ANO QUE JAMAIS ESQUECEREMOS!


Os acontecimentos deste ano afetaram profundamente a cada um de nós. A pandemia causada pelo corona vírus, a triste perda de milhares de Vidas Humanas, a mudança de hábitos, a quarentena, o distanciamento social, convivências e abraços à distância, home-office, congressos e aulas à distância, e outras diversas mudanças que impactaram as nossas vidas.


Proporcionaram, também, momentos de grandes reflexões pessoais; particularmente, além das questões afetivas próprias de cada um de nós, uma reflexão que fiz muito foi qual será o nosso legado para as futuras gerações.


Como estudioso e atuante no novo paradigma da Gestão de Ativos na área empresarial, uma reflexão que tenho feito dentro desta nova filosofia de Gestão é relativa ao Ciclo de Vida dos Ativos e, nesta análise, destacamos que o Ativo mais importante é a nossa qualidade de vida nesta nossa passagem aqui na Terra. Outro ativo muito importante é o Planeta Terra – Nossa Casa! Aí vem uma fundamental pergunta: qual é o nosso legado para as futuras gerações deste nosso Planeta Terra?


É preciso que a nossa entrega do Planeta para as futuras gerações seja, no mínimo, com a qualidade igual ao que recebemos das gerações que nos antecederam; infelizmente estamos indo em direção oposta.


SOBREVIVÊNCIA HUMANA VERSUS PRESERVAÇÃO DO PLANETA


Quando se fala em aquecimento global, mudança climática, destruição do Planeta Terra - Nossa Casa, a maioria das pessoas, principalmente se não estão claramente afetadas, ainda não acredita que estamos caminhando para a destruição da Nossa Casa.

O tripé da Sustentabilidade passa pelo FINANCEIRO – AMBIENTAL – SOCIAL, entretanto, o foco prioritário tem sido, majoritariamente, o Financeiro, negligenciando o Meio Ambiente e o Social.

Vamos focar aqui, apenas, a questão ambiental.


O ACORDO DE PARIS, que tem como objetivo limitar o aumento de temperatura do planeta em até 1,5 graus centígrados acima dos níveis pré-industriais, dificilmente será cumprido. Estados Unidos, China e Europa respondem por mais da metade das emissões de gases de efeito estufa do planeta. Os Estados Unidos, ao que tudo indica, vai priorizar firmemente a energia renovável com a eleição do novo presidente Biden. A China, graças ao seu crescente abandono do carvão e ao seu avanço para energias renováveis, eólica e solar, tem dado um bom exemplo.

E o Brasil? Ainda não está claro qual caminho seguiremos com relação a Floresta Amazônica, o fato é que o desmatamento aumentou muito em 2020.


Cientistas ingleses que estudam cenários, projeções e riscos, afirmam que existe um possível ponto de não retorno para salvar o Acordo de Paris:


É A PERDA DA FLORESTA AMAZÔNICA!

A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PRECISA SER O LEGADO DA NOSSA GERAÇÃO!


Nossa geração está falhando em deixar um legado sustentável ambientalmente. Felizmente, as novas gerações estão promovendo movimentos em todo o mundo buscando forçar ações da geração atual para efetuar uma grande mudança de mentalidade em torno da questão ambiental.

É esta nova geração que está agindo para mudar o curso do desastre ambiental.


AINDA HÁ TEMPO!


Alan Kardec

Consultor Empresarial e de Gestão de Ativos