Selo MeGA
Tópico 1 - Objetivo e Abrangência
Objetivos
-
Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil, por meio da melhoria da Gestão de Ativos das organizações do País;
-
Fornecer para as organizações um diagnóstico de maturidade da Gestão de Ativos para um contínuo aperfeiçoamento;
-
Conceder e divulgar reconhecimento público e notório às organizações contempladas;
-
Divulgar as práticas de gestão bem-sucedidas, com vistas ao benchmarking;
-
Ser um processo contínuo de avaliação, sem período para aplicação ao reconhecimento;
-
Período de avaliações de Julho de um ano a Junho do ano seguinte, para fins de reconhecimento anual pela Abraman, conforme conveniência das empresas.
Abrangência
-
Modelo fixo baseado nas normas de referência;
-
A revisão será feita por Comitê Técnico de especialistas da Abraman, quando da revisão dos documentos de referência;
Por que participar?
-
Um dos objetivos desse trabalho é facilitar a implantação da Gestão de Ativos, de uma forma estruturada e adequada ao grau de maturidade da organização;
-
Diferente de outras avaliações, esse processo permite a melhoria contínua de acordo com as necessidades das organizações interessadas, inclusive avaliando qualitativamente o estágio de maturidade das empresas;
-
Além disso, outro diferencial desse processo de avaliação é ser realizado por profissionais certificados em Gestão de Ativos com reconhecimento nacional e internacional, o que garante um diagnóstico diferenciado para a empresa.
Tópico 2 - Avaliação das Organizações
Avaliação das organizações
Três níveis de avaliação para as empresas:
-
Nível 1: Implantação (Gap Analysis) - Adequado para empresas que desejam implantar a gestão de ativos e ainda estão no estágio inicial. Serão avaliadas quanto à consistência e adequação dos planos de implementação e ao acompanhamento da evolução deste plano.
-
Nível 2: Desenvolvimento - Empresas com Sistema de Gestão de Ativos implantado e conforme a série da norma ABNT NBR ISO 5500x. Serão avaliadas quanto a aderência aos requisitos da ISO e algumas disciplinas de gestão de ativos do GFMAM.
-
Nível 3: Maturidade - Empresas maduras em gestão de ativos. Serão avaliadas pelos resultados que comprovem a maturidade, bem como a aderência às 39 disciplinas do GFMAM e da ISO.
Avaliação das organizações em Gerenciamento da Manutenção:
Nível Gerenciamento da Manutenção – Empresas com a Gerenciamento da Manutenção preparada para iniciar a implantação da gestão de ativos. Serão avaliadas quanto à aderência aos requisitos das disciplinas do Landscape da Manutenção do GFMAM - Global Forum on Maintenence & Asset Management, alinhados aos itens da série ABNT NBR ISO 55.00x e, bem como resultados relativos ao gerenciamento da manutenção.
Critérios de Avaliação das organizações
-
Aderência aos Fundamentos da Gestão de Ativos (Garantia, Alinhamento, Valor e Liderança);
-
Aderência às Disciplinas do GFMAM, conforme Cenário de Gestão de Ativos e/ou cenários do Gerenciamento da Manutenção;
-
Aderência à última versão da série de normas ABNT NBR ISO 5500x.
Critérios GFMAM – Gestão de Ativos
- Política de gestão de ativos
- Estratégia de gestão de ativos
- Análise de demanda
- Planejamento estratégico
- Plano de gestão de ativos
- Tomada de decisões de investimento de capital
- Tomada de decisões de manutenção de operações
- Valor de custo de vida de toda a otimização
- Otimização de estratégia de criação de recursos
- Otimização de estratégia de paralisação de desligamentos
- Estratégia de envelhecimento de ativo
- Estratégia de informações de ativos
- Normas para informação
- Sistemas de informações
- Gestão de informação de ativos
- Liderança para gestão de ativos
- Estrutura organizacional
- Cultura organizacional
- Gestão de competências
- Gestão e avaliação de riscos
- Planos de contingência & análise de resiliência
- Desenvolvimento sustentável
- Gestão de mudanças
- Monitoramento de desempenho e saúde de ativos
- Monitoramento de sistemas de gestão de ativos
- Análise crítica, auditoria e garantia
- Avaliação e custo de ativos
- Engajamentos das partes interessadas
- Sistema de gestão de ativos
- Normas técnicas & legislação
- Aquisições e criação de ativos
- Engenharia de sistemas
- Gestão da configuração
- Manutenção de ativos
- Engenharia de confiabilidade
- Operação de ativos
- Gestão da cadeia de suprimentos e compras
- Gestão de paradas e interrupções
- Resposta à falhas e incidentes
- Gest˜!ao de alienação e desmobilização de ativos
Critérios GFMAM – Gerenciamento da Manutenção
Critério ABNT NBR ISO 55.001
- 4.0 Contexto
- 5.0 Liderança
- 6.0 Planejamento
- 7.0 Apoio
- 8.0 Operação
- 9.0 Avaliação de Desempenho
- 10.0 Melhoria
Etapas da avaliação das organizações
Para atender as empresas de diversos portes ou grupos de organizações a Abraman desenvolveu o processo de avaliação em Maturidade de Gestão de Ativos e de Gerenciamento da Manutenção que abrange o ciclo completo de evolução da gestão de ativos, desde a elegibilidade, autoavaliação, passando pela avaliação, diagnóstico e plano de melhoria.
Tópico 3 - Selos Abraman
Selos Abraman Gestão de Ativos
O Comitê Permanente do Selo Abraman reconhecerá as organizações participantes da avaliação. As candidatas receberão as chancelas:
SELO DE ADESÃO À GESTÃO DE ATIVOS ABRAMAN - Empresas em implementação de um Sistema de Gestão de Ativos aderentes aos requisitos da ISO e algumas das 39 disciplinas do GFMAM.
Os selos serão emitidos logo após a avaliação e validação pelo Comitê Permanente do Selo ABRAMAN, sendo sua validade de um ano após emissão;
As avaliações serão realizadas por pessoas certificadas:
1 CSAM e 1 CPAM da Abraman
2 CAAM da organização- Se a empresa autorizar, terão seus nomes publicados no site da Abraman.
Selos Abraman Gestão de Ativos
O Comitê Permanente do Selo Abraman reconhecerá as organizações participantes da avaliação. As candidatas receberão as chancelas:
-
SELO DE GESTÃO DE ATIVOS ABRAMAN - Empresas com Sistema de Gestão de Ativos implantado e aderentes aos requisitos da ISO e algumas das 39 disciplinas do GFMAM;
-
Os selos serão emitidos logo após a avaliação e validação pelo Comitê Permanente do Selo ABRAMAN, sendo sua validade de um ano após emissão;
-
As avaliações serão realizadas por pessoas certificadas:
1 CSAM e 2 CPAM da Abraman
2 CAAM da organização -
Se a empresa autorizar, terão seus nomes publicados no site da Abraman.
Selos Abraman Gestão de Ativos
O Comitê Permanente do Selo Abraman reconhecerá as organizações participantes da avaliação. As candidatas receberão as chancelas:
-
SELO MEGA ABRAMAN - Empresas maduras em Gestão de Ativos, avaliadas pelos resultados que comprovem a maturidade, bem como a aderência às 39 disciplinas do GFMAM e da ISO.
-
Os selos serão emitidos logo após a avaliação e validação pelo Comitê Permanente do Selo ABRAMAN, sendo sua validade de um ano após emissão;
-
As avaliações serão realizadas por pessoas certificadas:
1 CSAM e 2 CPAM da Abraman
2 CAAM da organização -
Se a empresa autorizar, terão seus nomes publicados no site da Abraman.
Selo Abraman Gerenciamento da Manutenção
O Comitê Permanente do Selo Abraman reconhecerá as organizações participantes da avaliação. As candidatas receberão as chancelas:
-
SELO DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO DA ABRAMAN - Empresas com a Gestão da Manutenção preparada para iniciar a implantação da gestão de ativos. Serão avaliadas quanto à aderência aos requisitos das disciplinas do Landscape da Manutenção do alinhados aos itens da ISO e, bem como resultados relativos à gestão da manutenção.
-
Os selos serão emitidos logo após a avaliação e validação pelo Comitê Permanente do Selo ABRAMAN, sendo sua validade de um ano após emissão;
-
As avaliações serão realizadas por pessoas certificadas:
1 CSAM e 1 CPAM da Abraman
2 CAAM da organização -
Se a empresa autorizar, terão seus nomes publicados no site da Abraman.
Tópico 4 - Inscrições
Inscrições para certificação de pessoas
Acesse o site da Abraman (www.abraman.org.br), preencha os documentos de inscrição e envie para gestaodeativos@abraman.org.br.
O custo de inscrição para certificação será conforme descrito abaixo:
-
CSAM
- Associado: US$ 130.00
- Não Associado: US$ 160.00 -
CPAM
- Associado: US$ 100.00
- Não Associado: US$ 130.00 -
CAAM
- Associado: US$ 100.00 -
CTAM
- Associado: US$ 100.00
- Não Associado: US$ 130.00
As capacitações terão um custo adicional por participante e por curso, detalhado no site da Abraman, no valor de R$ 665,00. Cursos específicos e in company terão custos diferenciados e serão orçados a parte. Consulte a Abraman para mais informações.
Contatos: Luiz Malta: (11) 999 733 329 (celular e WhatsApp)
Inscrições para avaliação das organizações
Acesse o site da Abraman (https://www.abraman.org.br), preencha a Ficha de Inscrição e envie para gestaodeativos@abraman.org.br.
Essa ficha deverá ser preenchida após a leitura do regulamento disponível no site da Abraman.
O custo de inscrição para participação no Processo Selo Abraman será conforme o nível de avaliação selecionado:
-
Nível 1 - Implantação (Gap Analysis): de R$ 20.000,00 por empresa ou unidade autônoma. No caso de empresas multisites, com modelo integrado, será cobrado o valor de R$ 5.000,00 por site adicional visitado.
Nível 2 - Desenvolvimento: de R$ 35.000,00 por empresa ou unidade autônoma. No caso de empresas multisites, com modelo integrado, será cobrado o valor de R$ 7.500,00 por site adicional visitado.
Nível 3 - Maturidade: de R$ 50.000,00 por empresa ou unidade autônoma. No caso de empresas multisites, com modelo integrado, será cobrado o valor de R$ 12.000,00 por site adicional visitado.
Gerenciamento da Manutenção: de R$ 20.000,00 por empresa ou unidade autônoma. No caso de empresas multisites, com modelo integrado, será cobrado o valor de R$ 5.000,00 por site adicional visitado.
Contatos: Luiz Malta: (11) 999 733 329 (celular e WhatsApp)