WPIAM / CAMA / CSAM / CPAM / CAAM / CTAM

No início de 2015, foi publicada pelo GFMAM (Global Forum on Maintenance and Asset Management) uma estrutura de conhecimentos para avaliadores de Sistemas de Gestão de Ativos, conforme preconizado pela série de normas ISO 55000.

Com base nesta estrutura, a Abraman firmou uma parceria inovadora com a SMRP (Society for Maintenance & Reliability Professionals), dos EUA, o AM Council (Asset Management Council), da Austrália, a PEMAC (Plant Engineering and Maintenance Association of Canada), do Canada e o IFRAMI (Institut Français d’Asset Management et d’Infrastructure), da França, para a criação da Joint Venture internacional WPiAM - World Partners in Asset Management. A WPiAM desenvolveu a certificação destes avaliadores, visando atestar sua competência, conhecimento e compreensão na verificação da aderência dos Sistemas de Gestão de Ativos aos requisitos das normas.

Tal iniciativa foi saudada por Dave Daines, representante do setor de mineração no Comitê de Gestão de Ativos PC-251 da ISO, afirmando que: “Desde 1991, buscamos nos associar com líderes da indústria e pesquisadores de classe mundial para identificar desafios e soluções inovadoras. Agora, podemos fornecer um nível ainda maior de profissionalismo e atendimento ao cliente.

Na primeira etapa deste projeto, e contando com o apoio de muitos voluntários de todo o mundo, foram desenvolvidas mais de 300 perguntas em Inglês para uso no futuro exame de certificação de profissionais como avaliadores de SGAs, conforme a ISO 55001.

O profissional aprovado no exame recebe um certificado com o título de CAMA (Certified Asset Management Assessor) ou, em Português, AGAC (Avaliador de Gestão de Ativos Certificado).

Vale ressaltar que a estrutura de competências do GFMAM atende aos requisitos da norma ISO 17021-5 (Avaliação da conformidade - Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão), que estabelece as competências necessárias para auditores de Sistemas de Gestão de Ativos conforme a ABNT NBR ISO 55001. É importante também salientar que os profissionais que desejarem atuar como auditores internos e auditores líderes precisarão de qualificação específica em auditoria, conforme a série de normas ABNT NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão).


OBTAINING CERTIFIED ASSET MANAGEMENT ASSESSOR (CAMA) CERTIFICATION
Faça parte do seleto grupo Internacional de profissionais certificados em Gestão de Ativos!

Exame CAMA - Inscreva-se
Recertificação CAMA - Inscreva-se

  • Informações sobre o CAMA em português
    Baixar documento

  • Informações para o preenchimento do Perfil Profissional e a realização do Exame com o Proctor Remoto
    Baixar documento

  • Certificações profissionais em Gestão de Ativos e Gerenciamento da Manutenção:: CSAM / CPAM / CAAM / CTAM
    Baixar documento

  • Para conhecer os profissionais certificados CSAM
    Baixar documento

Mais informações pelo site: https://www.wpiam.com