Curso EAD AO VIVO

Planejamento, Programação e Controle de Manutenção

Objetivo

Desenvolver habilidade nas técnicas de cumprimento da Função de Planejamento, da Função Programação e do Controle de Manutenção, no sentido de entregar o melhor resultado, quanto a funcionalidade dos ativos no fluxo da modalidade de manutenção baseada na condição (CBM).

PLATAFORMA

O Curso será ministrado online, pela plataforma de videoconferência: GoToMeeting ou Zoom
* A Abraman não disponibiliza aula gravada.

Ementa

20hhs de ensino

A Função Manutenção. As Melhores Práticas de Manutenção. Conceitos de Manutenção de Classe Mundial. As Tendências Mundiais de Manutenção. O Ciclo Otimizado das Práticas de Manutenção. A Importância da Informação Confiável para a Manutenção. As Estratégias de Manutenção. Como definir uma estratégia de manutenção. A Evolução da Manutenção. As 4 Gerações de Evolução.
Noções de Gestão de Ativos, Noções de PAS-55 e a ISO 55000. A Contribuição direta da Manutenção para a Gestão de Ativos.
3.1 Objetivo deste Módulo

Em virtude da manutenção estar envolvida com diversos tipos de atividades planejadas e não planejadas diariamente, o planejamento possui uma função vital no sentido de entender, filtrar, padronizar, organizar, dimensionar, negociar, provisionar e viabilizar os serviços a serem encaminhados para as diversas oficinas, que estarão cumprindo o que já foi viabilizado no atendimento à programação das atividades.

Apresentamos também a relação direta, mas com atividades bem distintas que existe entre o cumprimento da função planejamento e a função programação.

A principal função do planejador é analisar o resultado dos serviços realizados e registrados, e atualizar e melhorar continuamente a base técnica dos planos de manutenção, no sentido de tornar as atividades das equipes multifuncionais cada vez mais produtivas.

Outra importante função do planejador é viabilizar (material, ferramental, instruções técnicas, etc.) todos os serviços a serem realizados pela manutenção.


3.2 Programa deste Módulo

* Introdução sobre Planejamento e Programação

* Teste 1 - Processos da Manutenção - Aplicação

* As 21 Máximas do Planejamento e da Programação - Aplicação

* Práticas de Manutenção e Tendências Mundiais

* O Cumprimento da Função Planejamento

* Os 6 Princípios Básicos da Função Planejamento

* A Improdutividade da Equipe de Manutenção

* A Priorização dos Serviços Planejados

* O Correto tratamento das Ordens de Serviço

* Os Modos de Falhas - Como Identificar

* Exercício de Modos de Falhas

* Os 6 Princípios Básicos da Função Programação

* Exercício - Programação de 50 Ordens de Serviço para 3 Semanas (S+3)

* As 15 Regras para os Planejadores

* Os 22 Indicadores de Desempenho da Manutenção Análise Situacional

* A importância do histórico para a manutenção

* Teste 1 - Processos da Manutenção Moderna - Correção

* As 21 Máximas do Planejamento e da Programação - Correção

* Conclusão e Encerramento

Instrutores

  • José Wagner Braidotti Junior

    Engenheiro Mecânico, formado pela FEI em 1985. Engenheiro de Segurança do Trabalho, na FAAP, em 1998. Pós-graduado em Administração de Empresas, na FAAP, em 1988. Economia, na Faculdade São Judas Tadei, em 1992. Engenharia de Manutenção Industrial, na Mauá, em 1995. Gerenciamento e Auditoria de Manutenção em Bruxelas Bélgica, em 2000. Sistema Informatizado para Diagnóstico Energético em Atlanta EUA, em 2002. Avaliação dos Processos de Manutenção em Erlangen Alemanha, em 2003. MBA de Gerenciamento de Projetos, na FGV em 2007. Com mais de 35 anos de experiência na área de Engenharia de Manutenção e desde 1993 na Braidotti Engenharia e Consultoria como Diretor de Engenharia de Manutenção e Gestão de Ativos. Implantação de projetos no Brasil, EUA, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Honduras, Angola, Quênia, com treinamento de equipes em Práticas de Manutenção de Classe Mundial. Autor dos livros: A Falha não é uma Opção (lançado em junho/2013) e a Governança da Manutenção (lançado em junho/2016), com treinamentos especializados realizados para mais de 2.500 profissionais em todo o mundo.


  • José Carlos Nardin Lara

    Larga experiência na Indústria de Equipamentos em Engenharia e Negócios Certified Asset Management (CAMA) by WPiAM – World Partners in Asset Management - Extensão em: Managing in the Global Economy – Rotman School – University of Toronto MBA – Master Business Administration – Business School São Paulo BSP Graduado em Engenharia Mecânica – Escola de Engenharia Mauá – IMT


Turmas disponíveis!


NÃO ASSOCIADO

R$1350

ASSOCIADO

R$945