Curso EAD AO VIVO

Formação de Auditor Líder em Sistema de Gestão de Ativos - ISO 55001

Propósito

Este curso tem por principal objetivo capacitar os participantes a realizarem auditorias de 3º parte nas empresas. Para tanto, iremos abordar os requisitos de auditoria, planejamento e liderança de equipes, conforme a norma ABNT NBR ISO 19011-2015 e estudaremos como avaliar a conformidade dos requisitos da norma de referência, a ABNT NBR ISO 55001:2014.

É esperado que ao final do treinamento os alunos sejam capazes de:
Planejar e programar a realização de uma auditoria
Selecionar a equipe auditora
Liderar uma equipe de auditoria
Desenvolver programa para avaliação de auditores
Registrar a conformidade e a não conformidade de um Sistema de Gestão de Ativos
Elaborar e distribuir um relatório de auditoria
Realizar auditoria de acompanhamento de ações corretivas, quando necessário.

Requisitos

Obrigatórios:
Ter realizado curso de Fundamentos da Gestão de Ativos
Ter realizado o Curso de Introdução a ISO 55001.

Desejável,.
Ter realizado curso de Competências de Avaliador de Gestão de Ativos.
Ter realizado Exame Cama (Consulte a ABRAMAN caso não conheça).
Ao atender a estes requisitos, o candidato terá uma melhor aproveitamento do conteúdo do treinamento, contribuindo para seu aprendizado.

Requisitos para Aprovação

Ter participação de no mínimo 70% do treinamento
Ter participado do Simulado de Auditoria
Ter nota igual ou superior a 70 pontos na prova

Diferenciais

Os instrutores são certificados CAMA, CSAM, Auditores Líderes, experientes em Sistemas de Gestão de Ativos e outros sistemas de gestão das normas ISO, atuam com manutenção a mais de 20 anos, Membros do CEE 251, e do Comitê 251 da ISO, membros técnicos e avaliadores do Selo MeGA da ABRAMAN, e Membro do Asset Management Council da Austrália e do GFMAN (Global Forum of Maintenance), além de contar com a experiência da ABRAMAN na realização de cursos e treinamentos relacionados a área de manutenção e gestão de ativos.

Formato de Realização

O treinamento poderá ser ministrado no formato on-line. O aluno deverá estar presente on-line para realizar o simulado de auditoria e a prova. A realização do simulado presencial é uma forma do aluno sentir a temperatura e pressão de ser uma auditor líder e liderar uma equipe de auditoria.

Material Didático.

O aluno receberá os pdfs das aulas.

Público

Profissionais de sistemas de gestão, consultores, auditores internos, profissionais da área de manutenção, e demais pessoas interessadas em se tornarem auditor líder da gestão de ativos.r

Conteúdo da trilha

40hs de ensino

O curso está divido em 04 partes, sendo elas:
1 - Estudo dos requisitos da norma NBR ISO 19011:2015, abrangendo
1.1 - Termos e Definições
1.2 - Princípios de Auditoria
1.3 - Gerenciando um Programa de Auditoria
1.4 - Estabelecendo Objetivos de um Programa de Auditoria
1.5 - Determinando e Avaliando Riscos e Oportunidades do Programa de auditoria
1.6 - Estabelecendo o Programa de Auditoria
1.7 - Implementando o Programa de Auditoria
1.8 - Monitorando o Programa de Auditoria
1.9 - Analisando Criticamente e Melhorando o Programa de Auditoria
1.10 - Conduzindo uma Auditoria
1.11 - Iniciando a Auditoria
1.12 - Preparando as Atividades da Auditoria
1.13 - Conduzindo Atividades da Auditoria
1.15 - Preparando e Distribuindo o Relatório de Auditoria
1.16 - Concluindo a Auditoria

2 - Revisão e Aprimoramento do Entendimento dos Requisitos da Norma de Referência ABNT NBR ISO 55001, estudo das terminologias e princípios da Gestão de Ativos, conforme a Norma NBR ISO 55000:2015, abrangendo:
2.1 - Terminologia
2.2 - Princípios da Gestão de Ativos
2.3 - Referencias Normativas e Literatura Relacionada
2.4 - Contexto da Organização
2.4.1 - A Organização de seu Contexto
2.4.2 - Necessidade e Expectativas das Partes Interessadas
2.4.3 - Escopo
2.4.4 - Sistema de Gestão de Ativos
2.5 - Liderança
2.5.1 - Liderança e Comprometimento
2.5.2 - Política
2.5.3 - Autoridades, Responsabilidade e Papéis Organizacionais
2.6 - Planejamento
2.6.1 - Ações para Tratar Riscos e Oportunidades para o SGdA
2.6.2 - Objetivos da Gestão de Ativos
2.6.3 - Planejamento para o alcance dos objetivos da gestão de ativos
2.7 - Apoio
2.7.1 - Recursos
2.7.2 - Competências
2.7.3 - Conscientização
2.7.4 - Comunicação
2.7.5 - Requisitos de Informação
2.7.6 - Informação Documentada
2.8 - Operação
2.8.1 - Planejamento e Controle Operacional
2.8.2 - Gestão de Mudanças
2.8.3 - Terceirização
2.9 - Avaliação do Desempenho
2.9.1 - Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação
2.9.2 - Auditoria Interna
2.9.3 - Análise Crítica pela Direção
2.10 - Melhoria
2.10.1 - Não Conformidade e Ação Corretiva
2.10.2 - Ação Preventiva
2.10.3 - Melhoria
3 - Exercícios de Estudos de Caso e Fixação do Aprendizado
4 - Simulado de Auditoria e Liderança de Equipe
5 - Prova

Instrutores

  • João Ricardo Barusso Lafraia

    Graduado em Engenharia Mecânica, MSc em Engenharia e MBA e doutorando em Administração de Empresas. Foi presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gestão de Ativos e Manutenção - ABRAMAN, coordenador da ABNT/CEE-251 Comissão de Estudo Especial Gestão de Ativos (Comissão Espelho do ISO/TC251) e diretor do WPiAM (World Partners in Asset Management). Trabalhou por 35 anos na Petrobras, ocupando as funções de engenheiro de Inspeção, coordenador de Confiabilidade, gerente de Engenharia, gerente de Produção na Refinaria Repar e gerente geral de cinco Refinarias no Brasil. Foi gerente geral de Eficiência Operacional das Refinarias da Petrobras na sede no Rio Janeiro e gerente geral da Petrobras na Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Santos, em Santos, São Paulo. É coordenador da Comissão Especial de Estudo (CEE-251) da ABNT que produziu a série de normas de Gestão de Ativos NBR ISO 55.000. Foi presidente da ABRAMAN e fez parte do Comitê Executivo do Fórum Global de Manutenção e Gestão de Ativos (GFMAM). É autor do livros “Manual de Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenção”, “Liderança para Segurança, Saúde e Ambiente” e co-autor do livros “Gestão de Estratégia e Confiabilidade”, “Criando o Hábito da Excelência”, “Liderança baseada em Valores”, “Gestão de Ativos” e “Vivendo a Gestão de Ativos”. Em novembro de 2013 lançou o livro “Living Asset Management”, publicado na língua inglesa. Em coautoria com John Hardwick, escreveu um capítulo do livro “The New Asset Management Handbook – A guide to ISO 55.000”, lançado em 2014 e co-autor do livro “Living Asset Management Maturity”, em 2020. É autor de diversos artigos e palestras sobre Excelência na Gestão de Ativos, Confiabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.É certificado CMPR (Certified Maintenance and Reliability Professional) pela SMRP-USA, CFAM (Certified Fellow in Asset Management) pela AMCouncil-Austrália e CAMA (Certified Asset Management Assessor) pela WPiAM.


  • Fernando Celso Bonatti

    Pelo ABS-QE, fui o responsável diretos pelo crescimento na participação de mercado além de aumentar a participação dentro dos clientes existentes. Melhorei a qualidade no atendimento aos clientes e o tempo de resposta as demandas internas e externas. E desde 2006, responsável pela implementação do negócio treinamento no Brasil, que acabou por atender demandas e necessidades específicas de outros países, como Chile, Peru, EUA, Espanha, Itália, China, Reino Unido e Angola. Em 2011 certifiquei o escritório do Brasil para ser provedor de treinamentos de Formação de Auditores Líderes em Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e de SSO, além de SGI, em Organismo Internacional, certificação baseada na competência, um diferencial no mercado brasileiro. Participava, junto a AMCHAM, como representante do ABS, nos comitês de Energia e Gestão de Pessoas. Era o instrutor para os cursos relacionados a Gestão de Ativos, tendo ministrado todos os treinamentos relacionados a ISO 55001, incluindo o único de Formação de Auditores Líderes em SGI envolvendo Qualidade, Meio Ambiente, SSO e Gestão de Ativos, para um grande empresa do setor de Energia. Desde 2010, atuo no mercado de consultoria independente, trabalhando junto com parceiros, realizando a parte comercial e como consultor. Assim, já realizamos trabalhos em diversos segmentos e empresas, como TERMAG, Borlem, Saint Gobain, Aços Villares, Gerdau, Mangels, Minax, Fábrica Carioca de Catalisadores (empresa Petrobras), Tetra Pak, CTI Renato Archer e SABESP dentre outras. Sendo os trabalhos, os mais diferenciados, consultorias de implementação de Sistemas de Gestão, Melhorias na Gestão de Fornecedores, Auditorias Internas, Melhorias de Processo. Participo, desde 2010, como membro voluntário da ABNT, para a tradução e desenvolvimento de normas técnicas. Participei ativamente da tradução e adequação das normas ISO 28001, segurança na cadeia logística e da ISO 55001, gestão de ativos, e sou membro da Comissão Especial de Estudo (CEE) 251 gestão de ativos, e do CB 25 qualidade. Em sistemas de gestão de ativos, fui aprovado no exame CAMA, realizo auditorias internas, auditorias de diagnóstico e ministrei vários treinamentos. Fui qualificado como avaliador do prêmio MeGA (melhores em gestão de ativos) 2019 e participei do comitê técnico, para o prêmio de 2020. Dentro da CEE 251, sou responsável pelo GT-09 que cuida da norma ISO 55010, Alinhamento entre as Funções Financeiras e não Financeiras, para a Gestão de Ativos.



Turmas disponíveis!


NÃO ASSOCIADO

R$2500

ASSOCIADO

R$1750