Abraman celebra o 40º CBMGA com avanços históricos.


O 40º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos (CBMGA) reuniu mais de 2300 pessoas no Riocentro (Rio de Janeiro/RJ) entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, e consagrou-se como uma edição histórica, marcada por celebração, inovação, excelência técnica e debates de altíssimo nível técnico.


Marcela Scalco, Diretora Presidente da Abraman, abriu o congresso celebrando o retorno à “linda cidade do Rio de Janeiro” e o ciclo de crescimento vivido pela associação. Ela destacou a importância das pessoas - equipe interna, coordenadores de comitês e representantes regionais - como pilares da instituição. Em seguida, fez um resumo sobre o avanço da Abraman no último ano: crescimento de 30% no número de associados e expansão das atividades nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A receita da entidade dobrou, e o retorno aos associados em benefícios superou em 66% o total do ano anterior.


A excelência técnica também teve destaque. O coordenador Heitor Fagner apresentou o rigoroso processo de avaliação dos trabalhos científicos, agora com 45 avaliadores (praticamente o dobro do ciclo anterior) e significativa ampliação da participação feminina, que cresceu de uma para 20 avaliadoras. Os critérios de análise concentraram-se na relevância prática e reprodutibilidade, com nota mínima de aprovação de 8,3. A comissão ainda promoveu oportunidades de revisão para autores que submeteram trabalhos antecipadamente com falhas formais.


O congresso abriu espaço para reflexões sobre o futuro da manutenção e da gestão de ativos. Os participantes defenderam a aproximação com hubs de startups e universidades, fortalecendo a ponte entre o conhecimento acadêmico e as demandas do mercado. A presença expressiva de novos participantes foi vista como sinal de renovação, e reforçou o compromisso do setor com a formação de novas gerações.


Durante a cerimônia do Selo Social Abraman, empresas e instituições de ensino foram reconhecidas por iniciativas que fomentam talentos e aproximam academia e indústria. Professores como a Dra. Maria Alice Ferruccio (da UFRJ) e o Dr. Gilson Brito (UFF) destacaram a importância dessa integração para reduzir o distanciamento entre a pesquisa e a prática empresarial.


Na área de inteligência e dados do setor, Marcelo Arese, coordenador da Academia Abraman, apresentou o “Documento Nacional de Manutenção”, um levantamento de indicadores reais da indústria brasileira. Desde 2022, o estudo conta com compilação independente e ampliará em 2026 o envolvimento das regionais e comitês técnicos para fortalecer a base de respostas e o alinhamento estratégico da associação.


A formação técnica também seguiu em destaque. A Abraman lançou novos cursos EAD, como Análise de Ciclo de Vida e Gestão de Ativos, além de expandir as Trilhas de Conhecimento. A entidade inaugurou um periódico científico e já desenvolve novas trilhas em áreas estratégicas, como Gestão de Manutenção no Agronegócio, por exemplo. Internamente, a Abraman avança na implementação de seu próprio Sistema de Gestão de Ativos (SGA), com 78% dos processos já aprovados.

Durante o evento, foi realizada também a Exposição de Produtos, Serviços e Equipamentos para Manutenção e Gestão de Ativos - EXPOMAN. A exposição reuniu empresas líderes e startups que apresentaram tecnologias, soluções e equipamentos voltados à inovação em manutenção e gestão de ativos industriais. Com a presença de profissionais de diversos segmentos econômicos, a mostra se destacou pelo alto nível de networking e pela troca de conhecimento técnico, gerando oportunidades de negócios e parcerias estratégicas. A cada edição, a EXPOMAN reafirma seu papel como vitrine da evolução tecnológica e espaço fundamental para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade na indústria brasileira.


Encerrando com espírito de união e propósito, o 40º CBMGA consolidou-se como um marco estratégico para o setor, um espaço de reconhecimento, planejamento e inspiração, que reafirma a Abraman como protagonista na construção do futuro da manutenção e gestão de ativos no Brasil.


Em 2026, o 41º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos e a EXPOMAN acontecerão em São Paulo, no São Paulo Expo. A edição promete ser a maior da história, com a meta de trazer ainda mais congressistas, trabalhos técnicos, palestrantes e expositores. Para atender à demanda, as vendas de estandes e ingressos foram abertas ainda durante o 40º congresso, com condições especiais de pré-lançamento.