Na última sexta-feira, dia 10, o Sest Senat, com sede em Brasília/DF,obteve o Selo Adesão à Gestão de Ativos conferido pela Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos)
Na última sexta-feira, dia 10, o Sest Senat, com sede em Brasília/DF, obteve o Selo Adesão à Gestão de Ativos conferido pela Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos). Essa avaliação mede a aderência aos requisitos do Global Forum on Maintenance and Asset Management (GFMAM) e da série da norma ISO 55.000. Inclusive o Sest Senat será reconhecido pela entidade no próximo congresso anual da Abraman, que acontece em Salvador entre os dias 29 a 31 de outubro.
Além disso, por meio do diagnóstico realizado foi possível conhecer as oportunidades de melhoria com vistas ao contínuo aperfeiçoamento do sistema de gestão da companhia. “Para a Abraman, reconhecer as melhores práticas e as organizações que se destacam nesse processo de avaliação é fundamental, inclusive para a melhoria contínua da performance da empresa”, comenta Marcela Scalco, presidente da Abraman.
O Sest Senat foi avaliado no Nível Implantação (Gap Analysis) que é adequado para empresas que desejam implantar a gestão de ativos e ainda estão no estágio inicial. A empresa foi avaliada quanto à consistência e adequação dos planos de implementação e ao acompanhamento da evolução deste plano. A avaliação foi conduzida por profissionais certificados pela Abraman e acreditados pelo WPiAM (World Partners in Asset Management) em Gestão de Negócios e/ou Gestão de Ciclo de Vida. Todas as equipes de avaliação são lideradas por Profissionais Sênior Certificados em Gestão de Ativos (CSAM) contam com avaliadores Certificados em Gestão de Ativos (CAMA) ou equivalente.
Um dos objetivos deste trabalho foi facilitar a implantação da gestão de ativos, de uma forma estruturada e adequada ao grau de maturidade da organização. Diferente de outras avaliações, esse processo permite a melhoria contínua de acordo com as necessidades das organizações interessadas, inclusive avaliando qualitativamente o estágio de maturidade das empresas.
A Abraman desenvolveu essa nova metodologia para a Avaliação da Maturidade em Gestão de Ativos (MeGA), que é realizado anualmente, para estimular o desenvolvimento cultural, científico, tecnológico, econômico, ambiental e social das empresas, por meio da melhoria da gestão de ativos da organização. A organização que participa da avaliação da maturidade da gestão de ativos, além do aperfeiçoamento, pode contar com uma série de benefícios qualitativos e quantitativos. Como por exemplo:
• Melhoria do resultado operacional;
• Melhoria dos resultados econômico-financeiros, ambientais e sociais;
• Melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
• Aumento da produtividade e competividade;
• Redução de custos e desperdícios;
• Aprimoramento do modelo de gestão de ativos;
• Compartilhamento das boas práticas de gestão de ativos;
• Subsídios para o planejamento estratégico;
• Desenvolvimento de uma visão sistêmica;
• E simplificação dos processos, das interfaces e dos fluxos.
O selo emitido pelo Comitê Permanente do Selo ABRAMAN é válido até maio de 2025.