Apresentação do Evento

A realização do 11º Seminário Paulista de Manutenção e Gestão de Ativos, visa atender as regiões produtivas do Estado de São Paulo e demais Estados do País, a exemplo dos dois presenciais em Campinas e em Sorocaba. Nesta edição o Seminário será realizado em São Bernardo do Campo, nas dependências do Colégio CAMP; região altamente industrializada e com facilidades de acesso aos profissionais de outras regiões e estados. Atenção especial será dada ao chamado do Setor Sucroenergético e do Agronegócio; benchmark para o Brasil e para o Mundo.
Reunimos especialistas renomados na formação do programa, para a discussão de assuntos que possam promover o crescimento dos profissionais dos setores que representam toda as forças da nossa sociedade produtiva; buscando melhorar os resultados esperados por suas empresas.
Esse Seminário tem uma abordagem “suis generis”: serão quatro focos centrais, abordados de forma escalonada. Cada um dos pontos centrais será tema de uma conferência e, em seguida uma Mesa Redonda sobre ele: “Fator Humano”; “Confiabilidade”; “Paradas de Manutenção” e “Manutenção na Cadeia do Agronegócio”. Em cada uma das mesas redondas está prevista uma palestra dirigida especialmente ao “chão de fábrica”.
Ressalte-se, entretanto que outros tipos de indústria serão também abordados
durante os eventos relativos aos primeiros três focos centrais, que resultem nas suas aplicações adequadas, atingindo os resultados previstos no planejamento empresarial.

Luiz Alberto Verri
Representante Regional São Paulo


Dados do Evento

  • Tema: Do Chão de Fábrica à Gestão: A Importância da Manutenção na Continuidade do Negócio
  • Data do seminário: 25 e 26 de junho
  • Horário: 8h30 às 17h30
  • Local: Auditório do Colégio CAMP
  • Endereço: Avenida Suécia, 500, São Bernardo do Campo, SP

Comitê Técnico

  • Fernando Rodrigues Batista
    Química Amparo Ltda. - YPÊ

  • João Carlos Mosquim
    Mosquim Consultatis

  • José Luiz Basso
    Basso´s & Associados

  • José Wagner Braidotti Júnior
    Braidotti Engenharia e Consultoria Ltda.

  • Luiz Alberto Verri
    Verri Veritatis Consultoria

  • Marcos Aurélio Membrive
    LANXESS Indústria de Produtos Químicos e Plásticos Ltda.

  • Milton Augusto Galvão Zen
    MAGZEN Desenvolvimento & Educação

  • Moisés Panaro
    Suzano S.A.

  • Sérgio Kimimassa Nagao
    Excellence Consulting & Services

  • Tarcísio Armando D´Aquino e Baroni Santos
    Professor Universitário em cursos de Pós-Graduação

Convidados

Roteiro do Conhecimento: um Seminário Diferenciado
· Luiz Alberto Verri
Mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Gestão pela Qualidade em pós do Instituto de Economia na UNICAMP. Consultor, Instrutor e autor de livros nas áreas de Excelência Operacional & Confiabilidade (G.A.); Paradas de Manutenção e Gestão de Projetos de Capital. Ex Gerente .Geral da Refinaria de Cubatão; Ex Gerente de Manutenção da REPLAN.

Cultura e Liderança na Empresa Humanizada
· Marli Barros
Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP); Especialista em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos (UMESP); Especialista em Psicologia Positiva e Ciência do Bem -Estar e Autorrealização (PUC); Certificada em Gerenciamento do Estresse pela Flórida State University (FSU); Gestão Estratégica em Neurociência (TAI); Neurociência aplicada ao ambiente corporativo (Instituto Conectomus); Professora Universitária em Programas de MBA;; Fundadora da MB Consultoria.

MESA REDONDA
O Fator Humano na Manutenção


Estratégias de Treinamento de Lideranças no local de Trabalho
· Deise Maria Cappelari
Formação em Administração de Empresas com pós-graduação em Gestão de Agronegócios, MBA em Lean Manufacturing e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Mestrado Profissional em Administração de empresas. Mais de 28 anos atuando em agroindústria, implementação de ISO 9000/9001, times da qualidade, trabalhos de melhoria continua, A3, treinamento de lideranças no local de trabalho (TWI) e implementação da metodologia.Consultoria em Gestão.

Confiabilidade Humana e Segurança Psicológica
· Juliana Farah
Especialista em Confiabilidade com ênfase em Confiabilidade Humana e Competências Comportamentais, Engenheira Mecânica com certificações internacionais em Segurança Psicológica e Felicidade. Docente em cursos de pós-graduações lato sensu em Gestão de Pessoas, Confiabilidade e Vibrações. Gerente especialista em Confiabilidade Humana na Vale e CEO da EELa Engenharia Estratégia Liderança.

Felicidade no Ambiente do Trabalho
· Marco A. Spada
Professor da Faculdade São Bernardo-FASB e consultor de Saúde Emocional; Mestre em Educação pela Universidade de São Caetano do Sul – USCS; MBA Gestão de Pessoas Anhanguera SCS; Psicólogo Organizacional UNIA; com 40 anos na Mercedes Benz do Brasil e 35 anos como professor.

A Confiabilidade como Alavanca da Gestão de Ativos
· Daniel Henrique Quaglioz Sartori
Engenheiro mecânico graduado pela UFES, com MBA em Gestão de Ativos e Confiabilidade na UTFPR, Pós-graduado em Engenharia de Manutenção pela Multivix e ABRAMAN, é certificado CAMA (Certified Asset Management Assessor) e CSAM (Certified Senior in Asset Management) pela WPIAM, Profissional Certificado em Confiabilidade (CRP) pela Reliasoft, Lean-6Sigma como Green e Black Belt. Consultor na Transpetro.

MESA REDONDA
Gestão da Manutenção e Confiabilidade


A Confiabilidade aplicada no dia a dia das Práticas de Manutenção
· Dayane Elen da Silva Patriarca
Engenheira Mecânica pela Anhangüera. Licenciatura em Matemática. Tecnóloga pela UNIP. Tecnóloga em Fabricação Mecânica pela FATEC/SP. Engenheira de Manutenção da CBA.

A Aplicação do Controle Inicial na Aquisição de um novo Equipamento
· Guilherme Recuero Ustra
Engenheiro mecânico pela FURG-RS. MBA em gerenciamento de projetos pela FGV e Mestrado em Processos Industriais pelo IPT-SP. Tem cursos de liderança pelo Insper e FDC. Gerente Sênior de Manutenção & Confiabilidade para a Bunge na América do Sul, nos segmentos de processamento de grãos, trigo, silos, portos, fertilizantes e JV´s.

A Confiabilidade como fator de Contribuição para a Gestão de Manutenção
· Marcelo Pinto Magalhães
Engenharia Elétrica pela USP São Carlos e Pós Graduação em Administração de Empresas pela FGV. 30 anos de experiência em Manutenção de Máquinas da Produção e Sistemas Industriais. Supervisor de Engenharia de Manutenção na Embraer, Unidade de São José dos Campos SP


Os rumos da Manutenção no Brasil
• Marcela Scalco Freitas
Técnica em Edificações (ETEFES - 1996), Engenheira Civil (UFES – 2001), MBA em Gerenciamento de Projetos (UVV – 2007), Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNIALE (MOC-HARVARD) – 2003, MBA em ESG (IBMEC – 2004 – em curso). Prêmio ECO 2010 – Categoria Master-Obras acima de 10.000m². Selo Conquistado – Ressocialização e Capacitação de Mão-de-Obra (SEES). Atualmente atua como Diretora-Presidente da ABRAMAN com o compromisso de promover o desenvolvimento da manutenção e gestão de ativos assim como a valorização dos seus profissionais,

Inovação e Criatividade: é preciso leveza para a Manutenção de hoje
• Humberto Emílio Massareto
Serial Thinker & Problems Killer, Neuro Hacker e Personal de Criatividade. Mestrado em Educação e Internacional em Criatividade & Inovação. MBA em Tecnologia da Educação. Pós em Neuropsicopedagogia. Especialização em Criatividade & Inovação. Especialização em PNL. Bacharelado em Comunicação Social. Consultor. Palestrante. Autor de 14 livros e 2 DVDs. Professor desde 1982.

Gestão de Paradas como fator estratégico e os ganhos financeiros para o negócio
· Richard Tranquilin
Engenheiro Mecânico, certificado PMP (Project Manager), MBAs em Gestão de Projetos e Gestão de Negócios pela USP, formação em Team Building, Strategy and Large Projects pela University of La Verne – CA. Experiência de 15 anos atuando em gerenciamento de projetos multidisciplinares a paradas de manutenção. Atua como CapEx manager no Grupo Solvay na unidade Rhodia de Paulínia.

MESA REDONDA
A Gestão de Paradas para trabalhar os custos e trazer ganhos financeiros ao negócio


Estado da arte das Tecnologias e Inovações aplicadas às Paradas
· Alexandre Bicalho
Engenheiro Mecânico pela UFMG, com especialização em Gestão de Ativos (UFOP) além de MBA em Gestão Empresarial (FGV) e em Agilidade e Inovação (IGTI). Professor do curso de Especialização em Manutenção e Gestão de Ativos pela Fundação Gorceix/UFOP. Membro do ABNT/CEE-251 (1) e da ABRAMAN (2).Mais de 20 anos de experiência em indústrias de grande porte atuando em Gestão da Qualidade, Lean Manufacturing, Business Agility, Gestão de Ativos e de Manutenção, Melhoria Operacional, Redução de Custos e Inovação.

· Everson Bueno de Souza
Engenheiro Eletricista pela UNINTER-PR e Bacharel em Sistemas de Informação pela FEATI-PR, com especialização em Desenvolvimento de Sistemas (UTFPR) além de Especialização em Administração de Empresas (FGV). Mais de 20 anos de experiência profissional em empresas e indústrias de grande porte, atuando em Excelência Operacional, TPM, Gestão de Ativos e de Manutenção, Melhoria Contínua, Redução de Custos e Inovação, no Brasil, LATAM, EUA e Europa.

Case de Sucesso – Aplicação dos conceitos FEL no planejamento e execução de paradas de manutenção
· Robson Zanolli
Engenheiro de Produção com Especialização e Pós-Graduação Gestão da Manutenção e Ativos. 28 anos de experiencia em empresas multinacionais de grande porte do ramo químico e Petroquímico como Braskem e Rhodia sempre atuando na Gestão das áreas de Manutenção como foco em Paradas, Planejamento e Engenharia de Confiabilidade.
Atualmente responsável por Paradas nas 8 plantas na Regional SP como foco em Engenharia de Confiabilidade e Integridade Mecânica.

O Chão de Fábrica – Dificuldades vividas pela equipe de planejamento e execução de uma Parada
· Carlos Roberto Ananias
Engenheiro de Produção, certificado em Primavera P6, AWP, LPS, BIM e Metodologia dos Portões; CO-FUNDADOR e atual Presidente da ABRAPLAN - Associação Brasileira de Planejamento; Instrutor em Cursos de Especialização como: MS-PROJECT, Primavera P6, PCM, PPM e Equipamentos Estáticos para Planejamento; Diretor Comercial da CARAN Gestão e Processos,.

Gestão da Manutenção na Cadeia do Agronegócio – Buscando a Disponibilidade e Confiabilidade Operacional – Experiência Raízen

· Ricardo Veloso
Graduado e mestre em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com mais de 23 anos de carreira na área de manutenção, atuou em posições gerenciais de grandes empresas como Bunge Fertilizantes, VALE e Raízen. Atualmente é gerente corporativo de Confiabilidade e Planejamento de Manutenção na Raízen.

MESA REDONDA
Gestão da Manutenção na Cadeia do Agronegócio


WCM Aplicado à Manutenção Florestal e na Manutenção da Colheita Florestal da SUZANO
• Caio Razzano Rossmann
Engenheiro Metalurgista pela FEI, com especialização na norma ISO-55001. 18 anos de experiencia na gestão estratégica de ativos móveis em empresas de grande porte, atuando na manutenção em segmentos variados como: Ferroviário, Concreto, Bebidas, Logística. Grande experiência no processo de padronização e centralização da manutenção, com objetivo estratégico de implementação do WCM. Atualmente Gerente de Excelência Operacional Florestal na Suzano Papel e Celulose.

• Gretta Lee Dias Facholi
Engenheira Florestal pela UNESP – Botucatu. 9 anos de experiência na operação de colheita florestal e 12 anos na área de manutenção, atuando em PCM, Engenharia de Manutenção, Oficinas – reparar e processo fabricar, assim como manutenção de ativos da silvicultura, colheita e logística florestal. Em contínuo aprendizado sobre o processo de manutenção, com objetivo de implementação do WCM e manutenção centrada em confiabilidade. Atualmente Gerente de Manutenção Florestal na Suzano Papel e Celulose.

Desafios e Evolução da Gestão da Manutenção no Setor Sucro Energético – Case ZILOR
• Murilo César Daré
Engenheiro de produção mecânica, MBA em Gestão Industrial pela FGV, atuo na gestão de ativos no agronegócio a 25 anos, passando por diversas funções desde a base da gestão de ativos, atualmente exerço a função de Gerente de Confiabilidade e Manutenção corporativo do grupo Zilor, com 3 unidades de processamento de cana de açúcar no estado de São Paulo. Dentre as experiencias profissionais estão implantação da área de confiabilidade no grupo Zilor, desenvolvimento e implantação de 3 centrais termelétricas a Biomassa.

A Força Feminina na Gestão da Manutenção e Gestão de Ativos na Cadeia do Agro Negócio – Case BRF

• Cíntia Sartor Ferreira
Formação em Engenharia Elétrica e de Segurança do Trabalho. Especialista em Manutenção e Gestão de Ativos. Certified Asset Management Assessor - CAMA (WPiAM). Comitê Feminino Abraman. Trabalha na BRF como Especialista de Manutenção. Carreira desenvolvida na área de manutenção e engenharia industrial e gerenciamento de riscos.. Especialização em Engenharia de Manutenção, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão de Ativos.

Programação do Evento

8h30 CREDENCIAMENTO
9h00 ABERTURA DO SEMINÁRIO
9h10 Conferência de Abertura
Roteiro do Conhecimento: um Seminário Diferenciado
Luiz Alberto Verri - Diretor da Representação Regional São Paulo da ABRAMAN e Diretor da Verri Veritatis
10h10 Intervalo para café e Visita aos Balcões dos Patrocinadores
10h40 Conferência
Cultura e Liderança na Empresa Humanizada
Marli Barros - MB Serviços e Consultoria em Recursos Humanos
MESA REDONDA
O Fator Humano na Manutenção
Coordenador:
· Milton Augusto Galvão Zen – MAGZEN Desenvolvimento & Educação
Palestras
11h40 Estratégias de Treinamento de Lideranças no local de Trabalho
Deise Maria Cappelari - Consultora Autônoma
12h00 Confiabilidade Humana e Segurança Psicológica
Juliana Farah - Coordenadora de Confiabilidade - VALE
12h20 Felicidade no Ambiente do Trabalho
Marco A. Spada - Professor na Faculdade São Bernardo e Universidade São Caetano do Sul
12h40 SESSÃO DE DEBATES
13h15

Intervalo para Almoço e Visita aos Balcões dos Patrocinadores

14h30 Conferência
A Confiabilidade como Alavanca da Gestão de Ativos
Daniel Henrique Quaglioz Sartori - Consultor de Manutenção - TRANSPETRO

MESA REDONDA
Gestão da Manutenção e Confiabilidade
Coordenador:
· José Wagner Braidotti Júnior – Braidotti Engenharia e Consultoria
Palestras
15h30 A Confiabilidade aplicada no dia a dia das Práticas de Manutenção
Dayane Elen da Silva Patriarca - Engenheira de Confiabilidade - CBA
15h50 A Aplicação do Controle Inicial na Aquisição de um novo Equipamento
Guilherme Recuero Ustra - Gerente de Manutenção Corporativo - BUNGE
16h10 A Confiabilidade como fator de Contribuição para a Gestão de Manutenção
Marcelo Pinto Magalhães - Supervisor de Manutenção – EMBRAER
16h30 Intervalo para Café e visita aos balcões dos patrocinadores
17h00 SESSÃO DE DEBATES
8h30 Os Rumos da Manutenção no Brasil
Marcela Scalco Freitas – Presidente da ABRAMAN.
9h20 Inovação e Criatividade: é preciso leveza para a Manutenção de hoje
Humberto Emílio Massareto - Serial Thinker & Problems Killer, Neuro Hacker e Personal de Criatividade
10h10 Intervalo para café e Visita aos Balcões dos Patrocinadores
10h40 Conferência
Gestão de Paradas como fator estratégico e os ganhos financeiros para o negócio
Richard Tranquilin – Gerente de CAPEX - Rhodia/Solvay

MESA REDONDA
A Gestão de Paradas para trabalhar os custos e trazer ganhos financeiros ao negócio
Coordenador:
João Carlos Mosquim – Mosquim Consultatis
Palestras
11h40 Estado da arte das Tecnologias e Inovações aplicadas às Paradas
Alexandre Bicalho - Gerente sênior de projetos
indústria de base - Falconi Consultoria e Everson Bueno de Souza – Consultor da Falconi :Consultoria
12h00 Case de Sucesso – Aplicação dos conceitos FEL no planejamento e execução de paradas de manutenção
Robson Zanolli – Coordenador de Paradas – Braskem
12h20 O Chão de Fábrica – Dificuldades vividas pela equipe de planejamento e execução de uma Parada
Carlos Roberto Ananias – Caran Gestão e Processos
12h40 SESSÃO DE DEBATES
13h15 Intervalo para Almoço e Visita aos Balcões dos Patrocinadores
14h30 Conferência
Gestão da Manutenção na Cadeia do Agronegócio – Buscando a Disponibilidade e Confiabilidade Operacional – Experiência Raízen
Ricardo Veloso – Gerente Corporativo de Manutenção Industrial - RAÍZEN
MESA REDONDA
Gestão da Manutenção na Cadeia do Agronegócio
Coordenador:
Sérgio Kimimassa Nagao - Excellence Consulting & Services
Palestras
15h30 WCM Aplicado à Manutenção Florestal e na Manutenção da Colheita Florestal da SUZANO
Caio Razzano Rossmann - Gerente de Excelência Operacional Florestal e Gretta Lee Dias Facholi – Gerente de Manutenção Florestal
15h50 Desafios e Evolução da Gestão da Manutenção no Setor Sucro Energético – Case ZILOR
Murilo César Daré - Gerente Corporativo de Confiabilidade e Manutenção
16h10 A Força Feminina na Gestão da Manutenção e Gestão de Ativos na Cadeia do Agro Negócio – Case BRF
Cíntia Sartor Ferreira - Especialista de Manutenção.Certified Asset Management Assessor - CAMA
16h30 Café e Visita aos Balcões dos Patrocinadores
17h00 SESSÃO DE DEBATES


Inscrições gerais

A TAXA DE INSCRIÇÃO INCLUI
Pasta com material de apoio, brunch, coffee break, e certificado.

FORMA DE PAGAMENTO
As inscrições serão pagas através do sistema de compensação (boleto bancário encaminhado pela Sede da ABBRAMAN), pagável em qualquer banco; ou por CARTÃO DE CRÉDITO. Por favor, ao preencher a ficha de inscrição, informe a quem deverá ser encaminhado esse documento de cobrança.

CERTIFICADO
Será fornecido Certificado de Frequência.

CANCELAMENTO
Não será aceito cancelamento de inscrição; porém poderá ser substituída por participante da mesma empresa, desde que comunicada com a devida antecedência por e-mail. A ABRAMAN reserva-se o direito de cancelamento por motivo de força maior, com a respectiva devolução de valores eventualmente pagos.

IMPOSTO DE RENDA
De acordo com a Lei n° 9532, art. 15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção – ABRAMAN, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.

TRANSPORTE E ESTADIA
Correrão por conta dos participantes e as reservas deverão ser providenciadas diretamente pelos interessados.

HOTÉIS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO
Os valores são apenas referenciais e os hotéis estão num raio de 6km do local do Seminário

IBIS BUDGET SÃO BERNARDO DO CAMPO
Praça Samuel Sabattini, 234
09750-700 – São Bernardo do Campo, SP
(11) 4380-7210
e-mail: h9167-re@accor.com
www.all.accor.com
Diárias com café da manhã – mais 3% de taxa
Single – R$ 289,00
Double – R$ 348,00

IBIS SÃO BERNARDO HOTEL
Praça Samuel Sabattini, 230
09750-902 – São Bernardo do Campo, SP
11) 4380-7210
e-mail: h9166-re@accor.com
www.all.accor.com
Diárias com café da manhã – mais 3% de taxa
Single – R$ 381,00
Double – R$ 440,00

PAMPAS PALACE HOTEL
Av. Br de Mauá, 71
09726-000 – São Bernardo do Campo, SP
(11) 4126-2002 ou 4122-2000
WhattsApp 95640-4886
reservas@pampaspalacehotel.com.br
Diárias com café da manhã - não cobra taxa de serviços
Apto standard luxo single – 01 pessoa: R$ 220,00/ por apto/ por diária
Apto standard luxo duplo (casal): R$ 280,00/ por apto/ por diária
(apto standard luxo com 01 cama de casal, ar-condicionado - quente e frio, frigobar, tv a cabo e wi fi).
Apto standard single – 01 pessoa: R$ 200,00/ por apto/ por diária
Apto standard duplo (02 pessoas): R$ 260,00/ por apto/ por diária
(apto standard com 02 camas de solteiro ar-condicionado frio ou ventilador teto, frigobar, tv a cabo e wi fi).

MAIS INFORMAÇÕES
Eventos Eficácia – Assessoria Empresarial Ltda.
Email: treinamento@eventoseficacia.com
Telefone (11) 2212-0642 ou (11) 98466-9044 ou 98345-5230



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