Curso EAD AO VIVO

EXAME CAMA

Informações do Exame

PRAZO PARA INSCRIÇÃO ATÉ 12/06/2024.

Data do Exame: 27/06/2024
Horário: 14h às 17h

Informações e sugestões de literaturas para a realização do Exame CAMA:

Primeiro realize sua inscrição no site da ABRAMAN.

Após inscrição no site da ABRAMAN:
É necessário realizar o seu registrou https://www.wpiam.com/cama-exams/ ou acesse o link login/registro abaixo. Lembrar de anexar o seu currículo.


Exames CAMA
LOGIN | REGISTRO

A certificação “Certified Asset Management Assessor” (CAMA) estabelece as credenciais de um indivíduo em conhecimento e compreensão de gerenciamento de ativos globalmente. Este exame de múltipla escolha é baseado na especificação ISBN978 0 9871799 3 7 GFMAM_ISO55001 Auditor Assessor Specification. O WPiAM desenvolve, mantém e administra o exame.

A certificação é realizada de acordo com 17024 e está em conformidade com

· Especificação GFMAM, Especificação de Competência GFMAM para um Auditor / Assessor de Sistema de Gestão de Ativos ISO 55001, Primeira Edição, versão 2 inglês (em anexo)

· 17021 Parte 5, seção 5 Avaliação de conformidade - Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão - Parte 5: Requisitos de competência para a certificação de sistemas de gestão de ativos.


Como é obtida a Certificação CAMA?

O Certificado de Avaliador de Gerenciamento de Ativos Certificados é obtido ao concluir com sucesso um exame online e perfil profissional.

Desde o dia 17 de junho de 2020, maior liberdade foi concedida aos candidatos do Exame CAMA, quando foi anunciada a Solução de Proctor Remoto. Permitindo aos candidatos realizarem o exame CAMA em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de elemento presencial.

O exame é um exame fechado de duas horas, com cerca de 110 questões de múltipla escolha. O exame está atualmente disponível em inglês, japonês, português, espanhol e francês, com versões de idiomas adicionais em preparação. São utilizadas convenções de ortografia ISO.


Para que serve o perfil profissional?

O perfil profissional é usado para demonstrar conformidade com os requisitos de competência ISO 17021-5 para auditoria e certificação de sistemas de gerenciamento de ativos. Isso requer que os auditores tenham experiência em certos tipos de indústria e classes de ativos, razão pela qual está certificação exige um perfil profissional. Clique aqui para baixar nosso guia CAMA para completar um perfil profissional.

Quais são os pré-requisitos para a certificação?


Os candidatos devem:

· Ter no mínimo 5 anos de experiência profissional em gestão de ativos;

· Preencha um perfil profissional. Este perfil profissional é usado para demonstrar conformidade com a ISO 17021-5 “Requisitos de competência para auditoria e certificação de sistemas de gestão de ativos” que exige que os auditores tenham experiência em certos tipos de indústria e classes de ativos.


Os candidatos devem:

· ter conhecimento prático dos padrões ISO 5500X; e

Compreenda a Especificação de Competência GFMAM para um Auditor / Avaliador de Sistema de Gerenciamento de Ativos ISO 55001.

Observe que os candidatos não são obrigados a concluir nenhum curso ou treinamento específico antes do exame.


Por quanto tempo a certificação é válida?

O certificado é válido por três anos. Os certificadores podem renovar sua certificação por meio de pontos CPD durante o período de três anos. Se um candidato não manteve o CPD adequado, ele deve passar no exame novamente para ser certificado.


Benefícios da certificação

Para os indivíduos, obter a Certificação Certified Asset Management Assessor estabelece suas credenciais em conhecimento e compreensão de gerenciamento de ativos, globalmente.

As organizações são capazes de determinar a competência e experiência do pessoal, quer façam parte de uma equipe de auditoria ou ajudando a implementar e avaliar sistemas de gestão de ativos. A certificação também atende aos requisitos do Esquema Conjunto de Sistemas de Gerenciamento de Ativos da Austrália e da Nova Zelândia (Esquema AMS): “Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de Sistemas de Gerenciamento de Ativos”, abril de 2015.


O material literário para conhecimento e realização do Exame CAMA, estão contidos nos seguintes documentos:

1. Padrões ISO 5500X

2. Especificação de competência GFMAM para um auditor / avaliador de sistema de gerenciamento de ativos ISO 55001 (download em www.gfmam.org )

3. GFMAM Landscape Second Edition (download em www.gfmam.org )

4. The Companion Guide for ISO 55001 (https://amcouncil.com.au/knowledge/publications/ambok-publications.html )

5. Modelo de sistemas de gestão de ativos

6. Modelo de entrega de capacidade


Uma dica importante para quem deseja se aprofundar no conhecimento dessa área é a leitura do Manual de Gestão de Ativos, Volumes 1 e 2, Fundamentos. Os dois livros contribuem no conhecimento dos Fundamentos da Gestão de Ativos e nas 39 disciplinas exigíveis para uma empresa que pretende se certificar na área de gestão de ativos.


Após o preenchimento do seu perfil profissional no site www.wpiam.com com a opção de MEMBRO DA ABRAMAN e o número da sua Associação, escolha a opção prova em português. Um guia para como preencher o perfil se encontra no WPiAM Web.

Após o preenchimento, submeta o seu perfil profissional, não esqueça de anexar seu currículo e concordar com o Código de Ética. Seu perfil profissional será avaliado e mudanças podem ser requeridas.

Estejam atentos aos e-mails que serão encaminhados. É possível que possam entrar na caixa de Spam. O preenchimento correto com 100% (cem por cento) de aprovação do perfil profissional é a primeira etapa para aprovação e recebimento da certificação CAMA! Fique ligado!

Observem que o exame de Certificação de Avaliador de Gestão de Ativos (CAMA) continuará sendo um exame de duas horas e de múltipla escolha - nenhuma extensão de tempo será concedida e após o Exame sua pontuação será informada. Após o preenchimento do seu perfil profissional no site www.wpiam.com com a opção de MEMBRO DA ABRAMAN e o número da sua Associação, escolha a opção de prova em português. Um guia para como preencher o perfil se encontra no WPiAM Web. Após o preenchimento, submeta o perfil profissional, não esquecendo de anexar o currículo e concordar com o Código de Ética. O perfil profissional será avaliado e mudanças podem ser requeridas.

Estejam atentos aos e-mails que serão encaminhados. Caso não tenham recebido, verifiquem caixa de Spam.

O preenchimento correto com 100% (cem por cento) de aprovação do perfil profissional é a primeira etapa para aprovação e recebimento da certificação CAMA! Fique ligado!

Observem que o exame de Certificação de Avaliador de Gestão de Ativos (CAMA) continuará sendo um exame de duas horas e de múltipla escolha e nenhuma extensão de tempo será concedida e após o Exame.

A pontuação do candidato é informada no término do Exame.

Informações importantes:

O e-mail cadastrado no registro para a realização do Exame, receberá notificações de ajustes no perfil profissional do candidato.

Informações relevantes para o bom andamento do Exame CAMA com Proctor Remoto, podem ser solicitadas.

Como a solução de controle remoto funciona no dia do exame?

Uma semana antes do exame, cada participante receberá um e-mail com instruções sobre como configurar corretamente o dispositivo / computador e um link para completar uma verificação do sistema até 48 horas antes do seu exame.

Este e-mail virá diretamente do nosso Software de Proctor Remoto, Proctor Exam. Após a conclusão da verificação dos sistemas, o participante receberá um e-mail do Proctor Exam com um link para acessar o exame.

Este link dará acesso ao participante para o exame no dia e horário de início que a ABRAMAN especifica no cadastro do Grupo da prova em português Online.

O exame CAMA continua sendo um exame Online de múltipla escolha, com no máximo duas horas para conclusão.

Nosso sistema de testes Online vai interromper automaticamente o exame no final deste período de duas horas.


O que os participantes precisam para realizar o exame por esse método?


Nossa solução de controle remoto é um sistema totalmente Online que registra o participante que completa o exame e realiza atividades ou atividades incomuns do participante.

Devido a isso, a cada candidato será solicitado possuir um computador ou laptop habilitado com webcam e microfone (externo ou embutido). É aconselhável que o participante tenha uma conexão estável à Internet, pois não haverá extensões concedidas pelo WPiAM para questões relacionadas a isso.


NA SEMANA QUE ANTECEDE AO EXAME UM E-MAIL SERÁ ENCAMINHADO PARA OS CANDIDATOS COM INSTRUÇÕES PARA TESTAR O SISTEMA NO COMPUTADOR DO CANDIDATO.

Importante:
Instruções para fazer o exame.

1. Acesse www.ascproctor.com, clique em "Selecione sua escola ou organização", e escolha parceiros mundiais em gestão de ativos. Na página você é orientado a digitar seu nome e escolher o exame.

2. O Proctor ao vivo iniciará o bate-papo com você e, em seguida, será guiado pelo Proctor para iniciar a transmissão de vídeo em seu computador através de um link fornecido na caixa de bate-papo.

3. O Proctor pedirá então um documento oficial de identificação com foto para que o candidato coloque em frente a câmera do computador, para verificar sua identidade.
4. Uma vez verificado, o Proctor lhe dará instruções sobre como iniciar o exame, incluindo fornecer-lhe o seu Código de Teste.

5. Você receberá um link para testar o sistema no seu computador chamado de exame Fast Teste um código de teste exclusivo que serve como sua senha.

6. A próxima tela será a tela de boas-vindas do Fast Test que terá seu nome exibido e um link para iniciar seu teste. Clique no link e você será apresentado com a primeira tela do exame.

7. Quando terminar, certifique-se de enviar suas respostas através de todas as mensagens de confirmação e, em seguida, entre em contato com o Proctor para sair do exame.

Dicas adicionais para usar com sucesso a solução de Proctor Remoto:

1. Você deve estar em um local com uma forte conexão com a internet, pois você transmitirá vídeo.

2. Você deve fazer o exame em um local sem firewall corporativo ou institucional, pois isso pode afetar negativamente sua experiência de fazer testes com o Sistema de Proctor Remoto.

Nós encorajamos você a fazer seu exame em uma rede privada (por exemplo, em casa).

3. Feche todos os aplicativos em execução no computador, especialmente aqueles que possuem funcionalidade de comunicação ou vídeo, como Slack ou Zoom. Você deve fazer isso antes de ir para o site de login ascproctor.com

Conteúdo da trilha

3hs de ensino

Dicas adicionais para usar com sucesso a solução de Proctor Remoto:

1. Você deve estar em um local com uma forte conexão com a internet, pois você transmitirá vídeo.

2. Você deve fazer o exame em um local sem firewall corporativo ou institucional, pois isso pode afetar negativamente sua experiência de fazer testes com o Sistema de Proctor Remoto.

Nós encorajamos você a fazer seu exame em uma rede privada (por exemplo, em casa).

3. Feche todos os aplicativos em execução no computador, especialmente aqueles que possuem funcionalidade de comunicação ou vídeo, como Slack ou Zoom. Você deve fazer isso antes de ir para o site de login ascproctor.com

Turmas disponíveis!


VALOR ÚNICO

R$2000