Obituário


Marcelo Accorsi Miranda faleceu, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023, um mês antes de completar 67 anos. 

Nascido em Paraíba do Sul (RJ), em 10 de Fevereiro de 1956, filho de Olga Accorsi Miranda e Newton de Oliveira Miranda, irmão de Vera Lucia, Newton, Márcio, Oswaldo e Sonia. Deixa seu filho Daniel e filhas Débora e Ana Carolina, netos Louisa Corina, Iara, Vicente e Benício, sua esposa Valquíria e a amiga e ex-esposa Marli, mãe dos seus filhos.


Marcelo amava passar tempo com seus netos e filhos e estava sempre por perto, especialmente aos domingos.

Com os netos, filho e nora que moram no exterior, foram centenas de horas de videochamadas e os visitava com frequência.

Tricolor fervoroso, acompanhava todos os lances do seu time do coração, o Fluminense.


Conselheiro Fiscal da ABRAMAN e referência no mundo do Petróleo, no Brasil e no mundo, mais especificamente no ramo de turbomáquinas, trabalhou 37 anos na Petrobras e, depois de se aposentar, tornou-se Consultor Sênior na área e fundou, junto com seus colegas Plinio e Zague, a empresa ETM Turbo. Membro Emérito do comitê organizador do Turbomachinery Symposium, participou, como palestrante ou ouvinte, de inúmeros congressos e simpósios internacionais. Formado em engenharia mecânica pela UFRJ, com mestrado na UFF e pós-graduação na Cranfield University, em Bedford, na Inglaterra, Marcelo nunca parou de aprender e sempre gostou de passar seu conhecimento para os engenheiros mais novos. Entusiasta do desenvolvimento de formas limpas de energia, sempre buscando maneiras de seguir com o progresso no mundo da energia, mas tendo cuidado com meio ambiente.


Para seus filhos, netos, irmãos e amigos, Marcelo deixa muita saudade e um legado de inteligência, discernimento e dedicação.

A despedida está marcada para o dia 13 de janeiro de 2023, com início as 13:15 e encerramento as 15:15 no Salão Nobre do Cemitério Parque da Colina, Estrada Francisco da Cruz 987, Pendotiba, Niterói-RJ